domingo, 2 de dezembro de 2012

1202 03 B TYCHO BRAHE a observação astronômica precisa durante vinte anos


02 DE DEZEMBRO. TYCHO-BRAHE: determinou a posição de grande número de estrelas

TYCHO BRAHE
Brahe, Tycho
(nasceu em 1546, em Knudstrup, Scania, Dinamarca; morreu em 1601, em Praga, na Rep. Tcheca

ASTRÔNOMO FAMOSO POR SUA PRECISÃO NAS OBSERVAÇÕES DOS ASTROS NA ÉPOCA

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA. Filosofia da História é a visão geral que os anais registram dos acontecimentos na sociedade. É verificar quais tendências resultaram das ações registradas em cada era. É a pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos registros históricos. Observações específicas completam o conhecimento de Filosofia geral, na arte, na ciência, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros dos anais históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não o foram nas simples descrições concretas dos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres. Verificáveis, Imutáveis.
Nesta semana mostram-se os fundadores da Astronomia e da Física, compreendendo a Mecânica, a Acústica, a Eletricidade. Aqui estão os fundadores da Astronomia Moderna, Copérnico, Kepler e Tycho-Brahe. Está Huyghens que, depois de Galileu, e o principal fundador da Mecânica Celeste. Bradley calculou a velocidade da luz; Volta com a descoberta da eletricidade dinâmica.
A semana é presidida por Galileu.
Ver em 1203 01 C de dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.


TYCHO BRAHE (1546-1601) foi o grande observador dos astros que pode ser chamado de fundador da Astronomia moderna. A ciência dos astros não se compõe apenas de teorias do sistema solar, verdadeiras ou falsas. A Astronomia é, na verdade, a ciência que, por indução nas observações rigorosas, nos coloca em posição de prever a posição dos corpos celestes numa dada época, por meio das leis abstratas dos fenômenos.
Com o patrocínio do rei da Dinamarca conseguiu a oferta de um observatório astronômico com instrumentos superiores aos que até então estavam disponíveis antes da invenção do telescópio, feita por Galileu. Ali realizou a observação de estrelas e de planetas durante 20 anos. Mais tarde instalou-se em Praga, onde continuou suas pesquisas até morrer em 1601.
Pode-se dizer que as observações precisas de Tycho Brahe serviram de base para as pesquisas de Kepler. Ele renovou a obra de Hiparco, determinando a posição de grande número de estrelas; descobriu novas leis de variação dos movimentos da lua; foi o primeiro a descobrir dados sobre a órbita dos cometas. Apresentou também métodos para a correção da paralaxe e da refração.

AMANHÃ: HALLEY nos anos bissextos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário