segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

1211 B POINSOT cientista pesquisa a torção de duas forças paralelas de sentidos opostos


11 DE DEZEMBRO. POINSOT: somente em 1808 as ciências chegam às universidades

POINSOT
LOUIS POINSOT
(nasceu em 1777 em Clermont-en-Beauvaisis, França; morreu em 1859, em Paris)

MATEMÁTICO E FÍSICO CRIADOR DA TEORIA DOS MOMENTOS EM MECÂNICA RACIONAL

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA. Filosofia da História é a visão geral que os anais registram dos acontecimentos na sociedade. É verificar quais tendências resultaram das ações registradas em cada era. É a pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos registros históricos. Observações específicas completam o conhecimento de Filosofia geral, na arte, na ciência, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros dos anais históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não o foram nas simples descrições concretas dos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres. Verificáveis, Imutáveis.
Nesta segunda semana mostra-se principalmente a complementação da Mecânica Celeste pelo cálculo infinitesimal. Aqui encontramos Viète, Fermat e Wallis que prepararam esse cálculo; Clairaut, Euler, d’Alembert e Fourier que o aplicaram aos problemas da física; Lagrange que o assimilou ao cálculo ordinário. Newton mesmo falou, aliás, de Descartes e de Leibnitz, cuja iniciativa matemática se igualou à sua.
Newton, cujo gênio matemático transformou a vaga hipótese da gravitação planetária numa certeza científica, tem aqui o lugar principal de chefe de semana.
Ver em 1202 01 B de dezembro 02, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.

LOUIS POINSOT (1777-1859) desenvolveu a Teoria dos Momentos, uma contribuição de grande valor na Mecânica Racional. Mostrou como um sistema de forças agindo num corpo rígido tem o mesmo resultado por um sistema formado de uma única força e de um momento.
Partiu da verificação que duas forças iguais, paralelas e de sentido contrário, não aplicadas no mesmo ponto, não podem ser equilibradas por uma terceira força única. Chamou esse par de forças de “MOMENTO”.
O momento de um par de forças tem o valor da multiplicação de uma das forças pelo comprimento do braço perpendicular que liga uma força à outra. Na sua obra Elementos de Estática ele mostra:
1º como o momento pode ser transferido a um plano paralelo qualquer, ou a uma posição qualquer no mesmo plano sem alteração do resultado final;
2º como os momentos, em diferentes planos, podem ser reduzidos a apenas um.
A exposição feita pelo autor é de grande simplicidade e de clareza no estudo do equilíbrio de um sistema rígido. Na pesquisa do movimento de rotação a teoria torna tão claro o seu cálculo quanto no caso do movimento de translação.
A Estática e suas Memórias sobre a Mecânica são obras clássicas recomendadas para a leitura em nossos dias.
Em 1808 foi colocado como Inspetor das Universidades. Fez então promover o ensino das ciências, ainda quase não existentes, nas Universidades e sobretudo nos Liceus. Sempre preocupado em incentivar o ensino científico na França, fez o estabelecimento de uma cadeira de Geometria Superior na Sorbonne, em 1846.

AMANHÃ: MONGE criador da Geometria Descritiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário