domingo, 2 de dezembro de 2012

1203 B HALLEY pesquisa do magnetismo terrestre dos cometas e no progresso científico


03 DE DEZEMBRO. HALLEY: atividade inesgotável em muitas áreas da pesquisa científica

HALLEY
Edmond Halley
(nasceu em 1656, em Haggerston, Inglaterra; morreu em 1742, em Greenwich, Inglaterra)

GENIAL MATEMÁTICO E ASTRÔNOMO PRIMEIRO A CALCULAR A ÓRBITA DE UM COMETA

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA. Filosofia da História é a visão geral que os anais registram dos acontecimentos na sociedade. É verificar quais tendências resultaram das ações registradas em cada era. É a pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos registros históricos. Observações específicas completam o conhecimento de Filosofia geral, na arte, na ciência, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros dos anais históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não o foram nas simples descrições concretas dos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres. Verificáveis, Imutáveis.
Nesta semana mostram-se os fundadores da Astronomia e da Física, compreendendo a Mecânica, a Acústica, a Eletricidade. Aqui estão os fundadores da Astronomia Moderna, Copérnico, Kepler e Tycho-Brahe. Está Huyghens que, depois de Galileu, e o principal fundador da Mecânica Celeste. Bradley calculou a velocidade da luz; Volta com a descoberta da eletricidade dinâmica.
A semana é presidida por Galileu.
Ver em 1203 01 C de dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.

EDMOND HALLEY (1656-1742) com apenas 20 anos em 1676 embarcou com seu telescópio para a Ilha de Santa Helena para estudar as estrelas do hemisfério sul. Então observou uma passagem do planeta Mercúrio à frente do disco solar, o que lhe sugeriu o seu célebre método para calcular a distância da terra ao sol.
O problema de explicar o movimento dos astros como sendo o caso geral da atração da terra sobre os corpos em sua superfície. Essa vaga possibilidade exigia uma demonstração matemática. Ao visitar Isaac Newton em Cambridge, soube que ele tinha resolvido o problema, embora ele não se apressasse em publicar os seus resultados.
Com os pedidos insistentes de Halley, Newton compôs os célebres Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, com a exposição da lei da gravitação universal. Os PRINCÍPIOS formam a maior obra-prima produzida pela mente humana.
A publicação do importante trabalho foi paga por Halley. Ele editou o texto, escreveu um verso laudatório em latim para o prefácio em honra ao seu autor. Corrigiu as provas e acompanhou todo o trabalho da impressão até 1687. A ação de Halley na avaliação da descoberta de Newton o coloca numa importante posição na evolução do pensamento do conhecimento da Europa ocidental.
Sua atividade intelectual foi inesgotável: enviou 24 memórias de suas pesquisas, como catálogos com as posições de estrelas, estatísticas vitais em tabelas de mortalidade de uma cidade, variações do magnetismo terrestre, o desenvolvimento de um sino para trabalho imerso em água profunda. Halley estudou os cometas, sendo o primeiro a calcular a órbita de um cometa, que mais tarde tomou o seu nome: o cometa Halley.

AMANHÃ: VARIGNON célebre geômetra francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário