sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

1208 B GALILEU descobriu a lei da queda dos corpos e fundou a moderna Física


DEZEMBRO 08. Galileu: o saber está escrito no livro do mundo na língua matemática

GALILEU
Galileo Galilei
(nasceu em 1564, em Pisa, Itália; morreu em 1642, em Florença, Itália)

MATEMÁTICO, ASTRÔNOMO E FÍSICO ITALIANO FUNDADOR DA MODERNA FÍSICA


FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA. Filosofia da História é a visão geral que os anais registram dos acontecimentos na sociedade. É verificar quais tendências resultaram das ações registradas em cada era. É a pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos registros históricos. Observações específicas completam o conhecimento de Filosofia geral, na arte, na ciência, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros dos anais históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não o foram nas simples descrições concretas dos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres. Verificáveis, Imutáveis.
Nesta semana mostram-se os fundadores da Astronomia e da Física, compreendendo a Mecânica, a Acústica, a Eletricidade. Aqui estão os fundadores da Astronomia Moderna, Copérnico, Kepler e Tycho-Brahe. Está Huyghens que, depois de Galileu, e o principal fundador da Mecânica Celeste. Bradley calculou a velocidade da luz; Volta com a descoberta da eletricidade dinâmica.
A semana é presidida por Galileu.
Ver em 1203 01 C de dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.

GALILEU (1564-1642) nasceu perto da cidade de Pisa, na Itália. Era filho de Vicenzo Galilei, um músico que atuou na revolução musical da transformação da polifonia medieval para a modulação harmônica. Galileu estudou num mosteiro em Florença e depois medicina em 1581 na Universidade de Pisa. Logo se dedicou à filosofia e à matemática, deixando a universidade sem se diplomar em 1585. Passou a ensinar a particulares e em 1589 tornou-se professor de matemática em Pisa. Ele tinha escrito em 1588 o Tratado sobre o centro de gravidade nos sólidos.
Em 1592 foi nomeado professor de matemática na Universidade de Pádua, onde ficou até 1610 lá escrevendo a maior parte de suas obras. A sua sala de aula se enchia com até dois mil ouvintes vindos de todas as partes da Europa. Ele comunicava as suas últimas descobertas e lhes sugeria que fizessem novas pesquisas originais.
Galileu insistia para a pesquisa além das leis do equilíbrio e do movimento, sobre a importância da medição de todas as forças naturais, grandes ou pequenas, familiares ou exóticas. para fazê-las entrar debaixo da aplicação da geometria e de adaptá-las ao serviço do homem.
Ninguém antes dele havia procurado medir o calor com precisão. O termômetro que construiu, embora imperfeito, foi o ponto de partida para outros mais aperfeiçoados. Foi um aluno seu, Torricelli, que calculou pela primeira vez o peso da camada de ar da atmosfera sobre a superfície terrestre.
O uso que Galileu fez do telescópio, inventado na Holanda em 1608, revelou fatos que tornaram o sistema de Copérnico muito mais aceitável. Além de aplicar o telescópio na observação em terra, como na visão dos navios a longa distância, ele usou o novo instrumento com mais poder para a observação dos astros. Galileu logo descobriu as quatro luas de Júpiter, a superfície irregular da lua, as fases de Vênus e as manchas solares. Mostrando que a Via Látea é formada de estrelas separadas deu uma outra prova de que o nosso sol, com seus planetas, não é mais do que um pequeno ponto num universo ilimitado.
Essa visão da importância secundária da terra contraria a noção religiosa então dominante de que o nosso planeta seria o centro do universo e o homem o centro da criação feita pela divindade. Por essa razão, a divulgação e a aceitação dos dois movimentos da terra, de rotação e de translação, embora bem conhecidos pelos gregos, ficaram retardadas até que a religião perdesse seu poder e sua liderança mental e política no fim da Idade Média, a partir dos anos 1300.
Galileu saiu de Pádua em 1610, indo para Florença, onde até sua morte não mais teve uma vida tranqüila. Ele entrou na guerra da ciência contra a religião teológica, contando com o apoio de seus amigos poderosos, convencido de que venceria. Em carta dirigida a Castelli, ele tomou a decisão perigosa de conciliar a ciência moderna com as escrituras sagradas. Com isso ele ficou sob a fiscalização da Santa Inquisição.
Em 1616 foram condenadas as propostas de que o sol fosse fixo e a terra girasse cada 24 horas, o livro de Copérnico foi proibido e foi extorquida de Galileu a promessa de não mais defender essas novas idéias.
Ele ficou em silêncio, mas escreveu os célebres DIÁLOGOS SOBRE OS DOIS SISTEMAS onde empregou sua fina ironia, fazendo ridícula a defesa do sistema antigo por Simplício, um dos debatedores. Esse livro se propagou rapidamente por toda a Europa, de sul a norte.
A decisão de esmagar Galileu foi feita; ele foi forçado a assinar uma abjuração formal de sua crença no movimento da terra, sob a ameaça de tortura e morte. Foi obrigado a viver em retiro, afastado de seus amigos.
Galileu não parou com suas atividades. Completou e publicou em 1638 na Holanda a sua mais importante obra, os DIÁLOGOS SOBRE AS DUAS CIÊNCIAS DA MECÂNICA E DO MOVIMENTO, que resume toda a sua obra. Mais tarde ele perdeu a visão, ditando a Viviane e a Torricelli importantes descrições científicas. Ainda com muitos projetos para novas pesquisas, Galileu morreu em 1642, de febre, aos 78 anos de idade.
Galileu comprovou a lei que descobriu sobre a queda dos corpos e no conjunto de sua obra realizou a pesquisa matemática para o controle da observação dos fenômenos, fundando assim a Física moderna.
Ele disse que
A FILOSOFIA ESTÁ ESCRITA NO GRANDE LIVRO DO UNIVERSO, ESSE LIVRO ESTÁ SEMPRE ABERTO, MAS É NECESSÁRIO PRIMEIRO COMPREENDER A LÍNGUA E OS SINAIS EM QUE ELE ESTÁ ESCRITO. ESSA LÍNGUA É A LÍNGUA MATEMÁTICA”.

AMANHÃ. VIETE:as equações até o terceiro e quarto graus e inovou na trigonometria esférica

Nenhum comentário:

Postar um comentário