quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

1207 B SAUVEUR pesquisa e medição da freqüência da vibração das cordas musicais


07 DE DEZEMBRO. SAUVEUR: embora surdo, é o fundador da Acústica física

SAUVEUR
Joseph Sauveur
(nasceu em 1653 em La Flèche, França; morreu em 1716, em Paris)

SÁBIO E FÍSICO FRANCÊS FUNDADOR DA ACÚSTICA FÍSICA

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA. Filosofia da História é a visão geral que os anais registram dos acontecimentos na sociedade. É verificar quais tendências resultaram das ações registradas em cada era. É a pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos registros históricos. Observações específicas completam o conhecimento de Filosofia geral, na arte, na ciência, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros dos anais históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não o foram nas simples descrições concretas dos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres. Verificáveis, Imutáveis.
Nesta semana mostram-se os fundadores da Astronomia e da Física, compreendendo a Mecânica, a Acústica, a Eletricidade. Aqui estão os fundadores da Astronomia Moderna, Copérnico, Kepler e Tycho-Brahe. Está Huyghens que, depois de Galileu, e o principal fundador da Mecânica Celeste. Bradley calculou a velocidade da luz; Volta com a descoberta da eletricidade dinâmica.
A semana é presidida por Galileu.
Ver em 1203 01 C de dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.


SAUVEUR (1653-1716) foi surdo de nascença, permanecendo mudo até a idade de 7 anos. Consequiu estudar apesar de uma surdez parcial. Chegou a ser professor de ciências no Colégio de França em 1686, eleito para a Academia de Ciências de Paris em 1696.
Ao chegar a Paris em 1670, um de seus tios lhe ofereceu uma pensão para que estudasse Teologia para ser ordenado padre católico. Resolveu dedicar-se às ciências, não continuando o estudo de religião, o que caudou a perda da pensão. Passou a ganhar a vida lecionando matemática. Mais tarde foi admitido como professor do Colégio Real. A partir de 1696 passou a pesquisar a teoria matemática do som.
Os trabalhos em acústica continuaram as pesquisas de René Descartes e do padre Mersenne. Sua obra foi continuada por Jean Phillippe Rameau, considerado o pai da harmonia clássica, ao fornecer os fundamentos da sua teoria.
Sauveur descobriu a freqüência da vibração das cordas musicais nas diferentes situações de comprimento e de tensão. Como seu ouvido era muito defeituoso, usou pessoas com conhecimento musical para ajudá-lo. Seu volumoso trabalho foi relatado em suas memórias sobre a Acústica contidas em diferentes volumes da Academia de Ciências.
Considerado como o verdadeiro fundador do ramo da ciência Física da Acústica, as pesquisas de Sauveur foram continuadas nos anos 1700 por David Bernoulli, Euler, d’Alembert e Chladni e nos anos 1800 por Sophie Germain e por Helmholtz.


AMANHÃ: Descobriu a lei da queda dos corpos e com a pesquisa matemática fundou a moderna Física: GALILEU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário