segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

1204 B VARIGNON superior gênio na Geometria nas demonstrações curtas e fáceis


04 DE DEZEMBRO. VARIGNON: o primeiro a definir a noção de velocidade instantânea

VARIGNON
Pierre Varignon
(nasceu em 1654, em Caen, na França; morreu em 1722, em Paris)

CÉLEBRE GEÔMETRA FRANCÊS

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA. Filosofia da História é a visão geral que os anais registram dos acontecimentos na sociedade. É verificar quais tendências resultaram das ações registradas em cada era. É a pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos registros históricos. Observações específicas completam o conhecimento de Filosofia geral, na arte, na ciência, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros dos anais históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não o foram nas simples descrições concretas dos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres. Verificáveis, Imutáveis.
Nesta semana mostram-se os fundadores da Astronomia e da Física, compreendendo a Mecânica, a Acústica, a Eletricidade. Aqui estão os fundadores da Astronomia Moderna, Copérnico, Kepler e Tycho-Brahe. Está Huyghens que, depois de Galileu, e o principal fundador da Mecânica Celeste. Bradley calculou a velocidade da luz; Volta com a descoberta da eletricidade dinâmica.
A semana é presidida por Galileu.
Ver em 1203 01 C de dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.

PIERRE VARIGNON (1654-1722) foi um dos divulgadores mais ativos da introdução na França do cálculo diferencial e integral criado por Leibnitz.
Filho de um arquiteto de Caen fora destinado a ser padre católico. Seu gosto pelas ciências foi estimulado pela geometria de Descartes. Procurou ir a Paris, onde, com a ajuda de seu amigo o Abade de Saint-Pierre, fixou residência.
Em 1687 publicou o Projet d’une nouvelle mécanique. Esse livro teve grande repercussão, no ano seguinte sendo nomeado professor da cadeira de Ciências do Colégio Mazarin. Nessa função permaneceu até sua morte, em 1722. Sua saúde se deteriorou nos últimos anos de vida, impedindo que produzisse outras obras originais.
Em duas comunicações á Academia Real de Ciências em 1698 e em 1700 ele foi o primeiro a definir a noção de velocidade instantânea, que ele chamou de “velocidade-em-cada-instante”. Em seguida definiu a aceleração, pela aplicação do cálculo diferencial de Leibnitz à trajetória de um corpo.
Mostrou, com a ajuda do cálculo diferencial, que é possível deduzir a aceleração de um corpo a partir da velocidade instantânea por uma simples operação de derivação.
Suas aulas no Colégio Mazarin foram coletadas por alunos e publicadas em 1731, nove anos depois de sua morte. Recebeu o nome de Eléments de mathématiques. Foi o livro considerado como tendo os princípios de Geometria desenvolvidos com clareza e exatidão, as proposições são encadeadas de maneira simples e natural, as demonstrações são tão curtas e tão fáceis que ali se reconhece facilmente a superioridade do gênio de seu autor.

AMANHÃ: JEAN BERNOULLI nos anos bissextos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário