sexta-feira, 2 de novembro de 2012

1103 B HUME demonstra que o conceito de causa é apenas uma ficção mental


03 DE NOVEMBRO David Hume: o saber é relativo; o absoluto é impossível e inútil

HUME
David Hume
(nasceu em 1711, em Edimburgo, Escócia; morreu em 1776, em Edimburgo)

FILÓSOFO HISTORIADOR ESCOCÊS DO MODERNO CETICISMO E DO EMPIRISMO

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO
A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da religião e do feudalismo.
É quando os homens se libertam do poder do homem sobre o homem em nome de poderes por vezes injustos e misteriosos.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII passou a ter duas correntes. Um movimento foi de destruição da filosofia medieval antiga e o outro movimento foi de preparação da nova filosofia humanista científica, positiva, clara e distinta. Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon construiam uma nova filosofia. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente, contra as doutrinas antigas, a assaltos ainda mais poderosos do que os feitos pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
A quarta semana está sob a presidência de Hume, que, na discussão da natureza humana e da vida social, industrial e religiosa coloca as bases da moderna Sociologia teórica abstrata. Aqui estão historiadores filosóficos como Robertson e Gibbon; Condorcet com a teoria positiva da História; de Maistre que fez a primeira apreciação do sistema da Idade Média sob o ponto de vista humano e os três principais representantes do pensamento alemão moderno com Kant, Fichte e Hegel.

Ver em 1007 01 B  em 07 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês

HUME (1711-1776) nasceu em Edimburgo, na Escócia. Sua família era de origem nobre, mas pobre. Ele foi orientado para o estudo do direito, mas logo se dedicou aos estudos históricos e filosóficos. Aos 23 anos, ele foi para a França, vivendo na Champagne e em Anjou. Passou ali três anos na composição de seu Tratado da natureza humana, publicado em 1739, quando voltou para a Inglaterra. Ele contém os princípios de sua filosofia sob uma forma sistemática. Os seus Ensaios, em estilo mais leve, foram publicados em Edimburgo em diferentes intervalos, entre 1742 e 1752. O Tratado não teve repercussão junto ao público; mas os Ensaios Filosóficos, depois de alguns anos, deram lugar a uma polêmica cheia de irritação em que Hume se recusou de tomar parte. Os Ensaios Filosóficos são recomendados para leitura até em nossos dias.
Em 1752 ele completou seus Ensaios com suas Pesquisas sobre os princípios da moral, que ele julgou ser sua melhor obra. Durante os nove anos que se seguiram, ele se ocupou de sua História da Inglaterra. Em 1673 se tornou secretário da embaixada em Paris, onde ficou por três anos com estreitas amizades com Diderot, d’Holbach, Helvetius e outros enciclopedistas. Hume passou seus dois últimos anos de vida na Escócia. Sua autobiografia escrita dois meses antes de sua morte mostram sua calma, seu caráter educado e simpático, ao mesmo tempo corajoso e resignado. Ele morreu em 1776 em Edimburgo.
David Hume deve ser considerado como um dos principais fundadores da filosofia moderna, o saber que tem base na ciência positiva verificável. René Descartes introduziu o espírito positivo nas ciências naturais e mostrou que esse espírito era aplicável à vida social. Mas nos fenômenos intelectuais e morais Descartes empregou o método da metafísica, usando as entidades de explicação quase divinas, como a “consciência”.
Em relação aos fenômenos como atributos apresentados pelos corpos, Hume explica que os materiais de nosso conhecimento são de duas formas: as impressões vivas e as impressões fracas. Das impressões vivas feitas pelos corpos nossa mente faz ecos fracos, ou repetições, memória, imagens. Hume chama as impressões fracas de idéias, que são as imagens das impressões feitas nos sentidos antes.
Ponto mais importante da filosofia de Hume: a eliminação da noção de CAUSA, por ser a causa apenas uma ficção mental. Por exemplo, a noite sempre vem depois do dia. Mas o dia não é considerado como a causa da noite. Aqui se trata de um ciclo e não de uma sucessão.
Quando se coloca um corpo opaco na linha dos raios do sol se produz uma sombra, a sombra é uma sucessão. Nós dizemos que o corpo opaco é a CAUSA da sombra. Essa definição de uma “causa” como PODER DE PRODUZIR é que Hume chama de UMA FICÇÃO MENTAL ou um hábito ao qual não podemos nos furtar, que não podemos deixar de fazer.
Dessa mesma maneira, Hume mostra que o efeito de crença faz com que uma idéia fraca, isto é, uma imagem mental, recordada da impressão causada pela observação, seja tomada como sendo igual a uma impressão viva, que é a verificação da realidade. É a imagem, a recordação da impressão, acreditada como sendo a impressão direta, feita pela realidade. É a imaginação colocada como se fosse prova da realidade, como num sonho.
O método da filosofia antiga era a busca das CAUSAS. Na filosofia moderna a pesquisa é feita para determinar as RELAÇÕES CONSTANTES no meio das mudanças, as leis científicas, que existam entre os fenômenos, devidamente verificadas. A filosofia das leis naturais, das relações, é chamada, portanto, de filosofia RELATIVA, em comparação com a filosofia antiga, a filosofia do saber ABSOLUTO, divino, eterno. De posse do método positivo de pensar, Hume passa a outros importantes assuntos. Na sua Pesquisa relativa aos princípios da moral ele aplica o método científico aos fenômenos que hoje são estudados na Psicologia, do comportamento individual, que os fenômenos mais complexos da classificação das ciências.
Com uma clareza admirável e por uma demonstração direta, ele faz ver que a virtude ou o mérito pessoal consiste na posse de qualidades mentais úteis ou agradáveis para a própria pessoa ou aos outros. Não que a aprovação que os homens dão a essas qualidades seja feita sobre um cálculo mesquinho, estudado, de interesse pessoal, egoísta. A aprovação é instintiva e imediata, ocorrendo mesmo onde esse interesse egoísta não esteja em jogo. Gradualmente e na medida em que o estado social se estende da família para a tribo e da tribo para uma grande comunidade política, as qualidades tendentes ao bem da comunidade são melhor apreciadas. O instinto de boa vontade, de simpatia, o altruísmo, é inato na natureza humana. É esse sentimento a principal fonte da moralidade.
A capacidade enciclopédica do pensamento de Hume justifica sua fama como o principal pensador da filosofia da modernidade. A teoria das causas de Hume é o passo mais importante na história do progresso filosófico, depois do triunfo dos Nominalistas sobre os Realistas na Idade Média. Estabelece o caráter RELATIVO da filosofia, sem o desejo de obter o impossível e inútil saber absoluto, divino.

AMANHÃ: MÊS DE FREDERICO, da POLÍTICA MODERNA e Maria de Molina rainha por três vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário