segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

0208 PRAXÍTELES

08 DE FEVEREIRO. Praxíteles: O escultor chefe da escola ática.

PRAXÍTELES
(viveu cerca dos anos 380 a 330 antes de nossa era)
MAIOR DOS ESCULTORES GREGOS DE SEU TEMPO

Redução do poder político total da religião
ao derrotar as forças da Teocracia oriental.
Na Grécia a arte coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado pela primeira vez no mundo o total poder político e mental da casta hereditária e secreta dos sacerdotes das teocracias. Para sempre.
Foi politeísmo militar contra politeísmo sacerdotal.
A arte gera emoções, cria visões de progresso, visões do futuro.
A arte tem, desse modo, certo poder de antever o progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por humanos. Mas não é a profecia sobrenatural mágica, dos antigos.
Estão nesta semana os escultores, arquitetos e pintores gregos, conforme suas diferentes escolas e épocas A semana finda com Fídias, como chefe, no domingo.


PRAXÍTELES nasceu em Atenas, de uma família de artistas. É considerado pelos críticos antigos e modernos como o maior nome da última escola ática. Ele com Escopas são colocados como os chefes dessa escola.
Escopas, cem anos após Fídias, foi o mestre de Praxíteles, mais jovem do que ele. Praxíteles viveu e trabalhou principalmente em Atenas, mas suas obras foram disseminadas em número prodigioso pelo mundo grego inteiro. Seus principais temas foram os mais jovens e mais belos deuses, sobretudo Apolo, Artemis, Dionísio e Afrodite. A maior parte dos antigos atribui a ele o grupo da Nióbia.
Temos preservadas várias cópias romanas de suas obras, como o estranho Apolo de Sauroctonos, chamado o Apolino, temos o Sátiro ou fauno do capitólio, a Silene, deusa da lua e os faunos de Roma e de Florença. Na estátua do Apolo Sauroctonus o deus é mostrado como um jovem recostado no tronco de uma árvore, quando estava na ação de matar uma lagarta com uma flecha. Apolo era o deus da profecia, na lenda de Homero. As funções do deus grego do sol Hélios foram passadas para Apolo, com o nome de Phebus.
A mais bela produção de Praxíteles, a Vênus de Cnido, era uma das grandes maravilhas da antiguidade, criando uma nova época na arte da escultura.
Nós temos uma idéia geral dessa estátua em parte pela Vênus do Capitólio, pela Vênus de Munique e em parte por moedas e medalhas da época. Reproduções feitas em moedas romanas mostram a sua forma. As mais conhecidas moedas estão no Museu do Vaticano em Roma e no Museu do Louvre em Paris.
A famosa estátua deu lugar a epigramas, a anedotas e a descrições. Peregrinações eram feitas para vê-la e o rei Nicomedes ofereceu o valor de sua dívida nacional aos habitantes para comprá-la. O escritor romano Plínio o Velho considerou a Vênus de Cnido a melhor obra de Praxíteles, sendo a melhor escultura em todo o mundo.
A Vênus de Cnido foi considerada como a perfeição da forma feminina. Para sua execução serviu de modelo a famosa cortesã Frinéia, de quem Praxíteles foi um amante apaixonado. Alguns críticos atribuíram a Escopas a inovação da representação de uma deusa completamente nua. Mas a Afrodite de Cnido foi a primeira estátua nua de uma deusa. A beleza extraordinária da estátua, talhada no mais belo mármore de Paros junto com o novo impulso dado à arte da escultura foram uma revolução. Abriram assim a direção para que a escultura grega fosse, finalmente, destinada à representação das formas humanas.
Acusou-se Praxíteles de ter reduzido a arte grega ao limitar sua representação à imagem sensual da beleza física. É verdade que seu ideal foi sempre a perfeição da beleza unida à juventude aliada, como nos Apolos e nos faunos, de uma doçura e de uma graça que parecem menos masculinas. Mas não há razão alguma para supor que em sua Afrodite de Cnido houvesse outra coisa que uma pureza ideal e um refinamento original.
Em Olímpia foi descoberta uma escultura de Hermes feita por Praxíteles que é um dos mais nobres tipos da beleza masculina.


AMANHÃ:Lisipo, escultor da força e da personalidade.

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