quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

0203 TEÓCRITO

0203    

                          03 DE FEVEREIRO. Teócrito: O poeta grego criador da Pastoral.


TEÓCRITO
Theocritus em latim
(viveu entre os anos 300 e 250 antes de nossa era)
POETA GREGO CRIADOR DA POESIA PASTORAL


Menor poder da religião.
Na Grécia a arte coordenou a política num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o total poder político e mental da casta hereditária e secreta dos sacerdotes das teocracias.
A arte gera emoções, cria visões de progresso, visões do futuro.
A arte tem, desse modo, certo poder de antever o progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por humanos. Mas não é a profecia sobrenatural mágica, dos antigos.
Nesta semana são consagrados os poetas líricos e trágicos da Grécia, num período de mais de 1300 anos. A semana tem como chefe Ésquilo, que a termina.


TEÓCRITO nasceu em Siracusa, na Sicília, Itália. Passou a maior parte de sua vida em Alexandria, no Egito, na corte do rei Ptolomeu Filadelfo, na ilha de Kos e na Sicília, lugares que lhe deram as cenas e a linguagem de seus poemas.
Na corte do rei Ptolomeu ele foi membro da Plêiade dos poetas de Alexandria. A famosa Plêiade era um grupo de sete poetas que incluía Apolônio de Rodes, Callimachus e Teócrito. As obras que restaram da produção de Teócrito quase todas são idílios ou pequenas descrições da vida pastoral revestidas da forma teatral, de dramas. Os poemas curtos eram chamados eidyllia grego, que significava pequenos poemas. Os textos de Teócrito que foram conservados são poemas bucólicos e pantomimas com cenas campestres e com épicos, líricos e epigramas de cenas urbanas.
Entre os pastores sicilianos havia um antigo costume de manterem discussões alternadas em cantos e em versos, que por vezes eram satíricos, mas que mais comumente eram sobre o amor. Teócrito tomou esse tema e adotando o formato hexâmetro lhe deu a forma literária que agradava aos habitantes de Alexandria. O hexâmetro é o verso que tem seis “pés” ou seis palavras com sílabas fortes ou tônicas seguidas de outras não acentuadas ou átonas.
Teócrito foi um dos poetas gregos influenciado pela poetisa Sappho, da ilha de Lesbos. Fragmentos de versos de Sappho indicam que ela ensinava sua arte poética a um grupo de jovens mulheres a quem ela se afeiçoava. Quando as jovens se casavam, Sappho compunha as suas odes nupciais. O poeta Anacreonte, escrevendo 30 anos depois, levantou a suspeita de que o nome da ilha de Lesbos tivesse conotação de homossexualidade feminina. Essa associação é a fonte dos nomes hoje usados de lesbianismo e sapphismo ou safismo.
Os idílios de Teócrito têm uma beleza natural, que decorre da vida real. A natureza nas terras costeiras do Mar Mediterrâneo, com cenas de flores, de sol e mar com montanhas em volta, descritas por um grande mestre do estilo, nunca perderá o seu encanto.
Os primeiros poetas da Grécia antiga, com exceção de Hesíodo, empregavam sempre a ação e os personagens. As belezas da natureza poucas vezes eram cantadas em suas poesias. Teócrito mudou completamente esse ponto de vista e fez do tema rústico o principal atrativo de suas poesias.
Os poemas de Teócrito não apresentam outros personagens que não sejam o próprio autor ou seus amigos com ligeiras mudanças. Os discursos se referem sobre suas afeições rivais ou são ataques humorados ou zombarias satíricas.
A influência de Teócrito foi muito grande sobre poetas posteriores e em especial sobre Virgílio nas suas Églogas.


AMANHÃ: Ésquilo, o maior poeta dramático da Grécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário