sexta-feira, 22 de julho de 2016

0723 B VERONESE produziu telas de grande tamanho em elevado sentimento da vida

23 DE JULHO: VERONESE  rica imaginação com destreza manual, harmonia e graça

PAOLO VERONESE
Paolo Cagliari de Verona, Paul Véronése; Veronese, Paolo
(nasceu em 1528 em Verona, Itália; morreu em 1588, em Veneza)

FAMOSO PINTOR ITALIANO DA ESCOLA DE VENEZA MESTRE  DO USO DAS CORES

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pelo fim da servidão da gleba, com a total liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
A segunda semana tem Rafael como chefe, mostrado no domingo último dia da semana. Consta da relação os grandes representantes da evolução social da arte da forma, que são os pintores, os escultores, os arquitetos. Foram escolhidos os representantes principais da arte das diferentes nações, escolas e técnicas diversas. Não é uma classificação pela ordem crescente de mérito. Reúne os nomes representativos e de escolas artísticas opostas.

Ver em 0715 01 B    O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.


PAOLO CAGLIARI DE VERONA era filho de Gabriel Cagliari, escultor. Estudou com seu pai e depois com seu tio, o pintor Antônio Badile. Trabalhou em Verona, Mântua e vizinhanças indo em seguida para Veneza, onde estudou as obras de Ticiano e de Tintoret, tornando-se um dos mestres Venezianos mais populares.
Passou o resto de sua vida em Veneza, cercado de alunos e muito estimado pelos magistrados e pela elite da República de Veneza, que estava, então, em pleno esplendor. Morreu com a idade de 60 anos em 1588. Veronese era amável, generoso, liberal e extremamente piedoso embora suas pinturas não mostrassem qualquer traço de seu sentimento religioso, nem mesmo do decoro convencional.
Veronese é um dos maiores mestre do uso da cor, destacando-se mesmo na grande escola Veneziana que produziu numerosos pintores nessa arte. Colocado entre os mais populares e mais apreciados pintores da época pela riqueza de sua imaginação, sua destreza manual, pela harmonia e a graça que se reflete em cada cena que reproduz. Produziu um grande número de telas de grande tamanho, que num ambiente de luxo e de pompa mostram um sentimento elevado da vida e uma simpatia generosa por todos os seres da natureza, mostrados com verdade e alegria inimitáveis.


AMANHÃ: O contraste claro-escuro na escola holandesa de arte: REMBRANDT.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.

               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ


QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário