sábado, 2 de julho de 2016

0704 B SANTO ELOI bispo missionário, ministro dos reis nascido pobre sem nobreza

04 DE JULHO. SANTO ELÓI: patrono dos ourives e metalúrgicos, com arte e milagres

SANTO ELÓI
St. Eligius, Saint Éloi
(nasceu cerca do ano 590 em Limoges, França; morreu em 660, em Noyon, França)

NASCIDO EM FAMÍLIA HUMILDE, MISSIONÁRIO, BISPO E MINISTRO DE FRANÇA

As grandes contribuições da Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana
A Civilização Feudal realizou a tarefa principal ao estabelecer:
1. A guerra defensiva e não de conquista;
2. A organização local em cada região;
3. Suprimiu a escravidão geral na população, fundou o trabalho livre com a libertação completa do trabalhador resultando na importante organização permanente do sistema econômico do capitalismo.

Neste mês são consagrados os nomes que representam a guerra para a defesa da Europa e que fundaram as instituições locais, trabalhando para organizar cada nova nação européia.
Foram nove séculos de avanços e recuos, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com muito heroísmo e uma dedicação admirável resultando em notável progresso político, econômico, filosófico e moral.
Na terceira semana o tipo principal é Inocêncio III, que se colocou entre os mais nobres e enérgicos papas. Sua biografia está no domingo que termina a semana.

Ver em 0617 01 B  O QUADRO DO MÊS CARLOS MAGNO  A CIVILIZAÇÃO FEUDAL  com todos os grandes tipos humanos do mês.

SANTO ELOI chegou a ser um bispo e estadista, tendo nascido em família pobre sem títulos de nobreza. Desde jovem foi colocado como aprendiz de um ourives de Limoges na cidade em que nasceu. Seu talento na arte fez com que fosse recomendado ao joalheiro do rei, que, na época, era ao mesmo tempo o chefe da tesouraria da França em Paris.
A habilidade surpreendente bem como sua probidade levantou a admiração do rei Clotário. Eloi tornou-se o Diretor da Moeda e principal conselheiro do rei e de seu sucessor o rei Dagoberto. No reinado de vários soberanos do país foi na verdade um primeiro ministro e embaixador, empregando sua influência sobre seus reis para fundar mosteiros, hospitais e conventos. Obteve dos poderosos ajuda para as esmolas dos pobres e dinheiro para pagar o resgate dos escravos dos árabes, bretões e saxões que chegavam todos os dias a Marselha. Obteve a licença do rei para que seus auxiliares recolhessem os corpos dos criminosos executados e lhes dessem sepultura decente.
Continuou a prática de sua arte de joalheiro para confeccionar objetos religiosos sagrados e relicários destinados a guardar os objetos deixados pelos principais santos franceses.
No ano 639 reuniu um concílio em Orleans para a repressão da heresia dos monotelites e da simonia. No ano seguinte, embora ainda leigo, foi nomeado bispo no lugar de Santo Metard. Passou então a se consagrar a trabalhos apostólicos, viajando como missionário cristão a Flandres indo até a costa do Mar Báltico.
Eloi fundou um número considerável de mosteiros e tornou-se um dos santos mais populares da França. Destacou-se por sua humanidade, sua simplicidade e sua vida laboriosa, deixando uma impressão durável na lembrança do povo como sendo o ministro-artesão dos primeiros tempos da monarquia.
É o santo patrono dos ourives e trabalhadores em metal. Sua vida deixou histórias de sua arte e de seus atos miraculosos. Chegaram até nossos dias cartas e homilias suas, que demonstram, tal como sua vida, a doçura, sua caridade e sua piedade.

AMANHÃ: THOMAS BECKET na defesa da liberdade de consciência.



GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.

               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ


QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário