segunda-feira, 4 de julho de 2016

0705 B THOMAS BECKET defensor da liberdade do poder moral do catolicismo inglês

05 DE JULHO: THOMAS BECKET seu martírio o fez o santo inglês dos mais populares

THOMAS BECKET
Tomas Beckett, Saint Thomas de Canterbury, Saint Thomas à Becket
(nasceu em 1118 em Londres; morreu em 1170, em Canterbury, Kent, Inglaterra)

ARCEBISPO CATÓLICO ROMANO DE CANTERBURY ESTADISTA DA INGLATERRA MÁRTIR

As grandes contribuições da Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana
A Civilização Feudal realizou a tarefa principal ao estabelecer:
1. A guerra defensiva e não de conquista;
2. A organização local em cada região;
3. Suprimiu a escravidão geral na população, fundou o trabalho livre com a libertação completa do trabalhador resultando na importante organização permanente do sistema econômico do capitalismo.

Neste mês são consagrados os nomes que representam a guerra para a defesa da Europa e que fundaram as instituições locais, trabalhando para organizar cada nova nação européia.
Foram nove séculos de avanços e recuos, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com muito heroísmo e uma dedicação admirável resultando em notável progresso político, econômico, filosófico e moral.
Na terceira semana o tipo principal é Inocêncio III, que se colocou entre os mais nobres e enérgicos papas. Sua biografia está no domingo que termina a semana.

Ver em 0617 01 B  O QUADRO DO MÊS CARLOS MAGNO  A CIVILIZAÇÃO FEUDAL  com todos os grandes tipos humanos do mês.


THOMAS BECKET era filho de Gilbert Becket, francês de Ruen, comerciante abastado em Londres, onde Thomas nasceu. Foi educado por monges de Merton, que notaram o talento e sucessos que fez com que o arcebispo Theobald de Canterbury o empregasse em negociações importantes.
No ano de 1155, com a idade de 37 anos, foi nomeado Chanceler inglês, cargo que ocupou por 6 anos como grande estadista, como soldado corajoso e se cercando de um cortejo quase real. Em 1162, o rei Henrique II o obrigou a tornar-se arcebispo.
Na posição de religioso primaz, Becket trocou rapidamente sua maneira de agir. Tornou-se o mais austero e o mais fervente dos sacerdotes e o mais rígido defensor da liberdade da Igreja Católica Romana. Renunciou ao cargo de Chanceler e rompeu seus modos de membro da corte do rei e seu servidor.
No ano seguinte começou uma luta entre o rei e o arcebispo, que só terminou quando o rei Henrique II morreu.
A questão principal da contestação feita por Becket era a reivindicação por parte do poder eclesiástico de uma administração separada e de uma independência completa em relação ao governo político. Era a afirmação de que os religiosos faziam parte de uma comunidade espiritual de ensino e cultura européia, internacional e não apenas da nação inglesa.
A subordinação de Becket ao poder político do rei seria o mesmo que formar uma igreja nacional inglesa nos anos 1100, século XII, com a dissolução oficial da Igreja Católica ou universal como instituição coletiva moral separada.
Thomas Becket é reconhecido como completando a obra do papa Alexandre III na missão civilizadora do século XII. Foi o defensor intrépido de um poder moral de ensino e cultura independente do governo temporal do rei.
Nos seis anos em que foi o primaz da Inglaterra, Becket viveu na França como um exilado sob a proteção do rei Luis VII e do papa Alexandre III. Da França manteve uma luta com o grande rei inglês. Acreditando numa reconciliação formal, mas falsa, Becket retornou à Inglaterra em 1170 quando foi assassinado diante do altar da catedral de Canterbury por agentes do rei.
O horror e o furor se mostraram em toda cristandade com a notícia desse crime, que figura como um dos fatos mais marcantes da Idade Média. Com o martírio de Becket ele tornou-se um dos mais populares santos da Inglaterra. Seu nome, Thomas, é ainda um dos mais comuns de todos os nomes cristãos.

AMANHÃ: Fundador da Ordem dos monges pregadores: São Domingos.



GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.

               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ


QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário