sábado, 16 de julho de 2016

0717 B SWIFT análise filosófica do critério na arte de julgar o elogio ou a condenação

17 DE JULHO: SWIFT:   defensor da liberdade e autor de AS VIAGENS DE GULIVER
SWIFT
Jonathan Swift
(nasceu em 1667, em Dublin, Irlanda; morreu em 1745, em Dublin)

PROSADOR SATÍRICO IRLANDÊS ANGLICANO DEFENSOR LIBERAL DE SEU PAÍS

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pela liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente da religião apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
A primeira semana tem Ariosto como chefe, mostrado no domingo último dia da semana. Ali estão autores que criaram pinturas ideais da natureza humana sob todas as suas formas, com a poesia de costumes, mostrada nas suas manifestações da história da sociedade moderna pós medieval.

Ver em 0715 01 B   O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com todos os grandes tipos humanos do mês.

JONATHAN SWIFT nasceu em Dublin, Irlanda, em 1667. Seu pai morreu pouco tempo antes que nascesse, deixando sua mãe na miséria. O menino foi educado aos cuidados de um tio. Chegou ao colegial, não conseguindo diplomar-se por causa de “pouco espírito e insuficiência”. Enfim chegou à universidade, destacado por ser indisciplinado. Em 1688 foi para a Inglaterra tornando-se secretário de Sir W. Temple (1628-1699), de quem se tornou amigo. Temple foi um estadista e escritor inglês, de quem Swift editou The Works of Sir William Temple, Obras de Sir William Temple, publicado em 1720.
Swift escreveu sua célebre defesa do anglicanismo e tomou parte na discussão entre os estilos de literatura dos antigos e dos modernos, ficando do lado dos antigos escritores. Desse debate escreveu A Batalha dos Livros - The Battle of the Books em 1697, uma sátira da controvérsia entre os méritos dos escritores antigos e modernos.
Tornou-se religioso em 1704, chegando a capelão privado de Lord Berkeley e foi pároco de Laracor. Nos assuntos de ordem espiritual Swift era um anglicano severo, mas em política era um liberal. Mais tarde foi colocado como decano da igreja de S. Patrick em Dublin e passou o resto de sua vida na Irlanda.
Swift mostrou seus sentimentos de forma clara no epitáfio que compôs para sua sepultura como um constante e firme defensor da liberdade:
“Aspirando à tumba onde a indignação
cessará de torturar seu coração”
Foi em 1726 que publicou sua grande obra de imaginação, as “Viagens de Gulliver”. A análise filosófica do critério de julgamento exatamente avaliado para o elogio ou a condenação é acompanhada de detalhes cheios de realidade e ressaltada por um espírito audacioso. Esse modo de redação vale por uma garantia de valor do texto em todos os tempos.
Swift morreu em Dublin em outubro de 1715 depois de longa duração de doença. Recebeu toda a simpatia respeitosa do povo da Irlanda, o povo que ele sempre defendeu.

AMANHÃ: O maior dos grandes autores espanhóis, com sua obra-prima Don Quixote: Cervantes.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.

               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ


QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário