sexta-feira, 15 de julho de 2016

0716 B CHAUCER poeta com humor penetrante e seriedade no importante filosofar

16 DE JULHO. CHACER:  poesia com sólida e popular fama na descrição da sociedade

CHAUCER
Geoffrey Chaucer
(nasceu em 1343, em Londres; morreu em 1400, em Londres)

POETA INGLÊS IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DA LITERATURA DO PAÍS

Estética, as artes da linguagem, da afeição e da expressão.
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da atividade e da inteligência.

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pela liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente da religião apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
A primeira semana tem Ariosto como chefe, mostrado no domingo último dia da semana. Ali estão autores que criaram pinturas ideais da natureza humana sob todas as suas formas, com a poesia de costumes, mostrada nas suas manifestações da história da sociedade moderna.

Ver em 0715 01 B   O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com todos os grandes tipos humanos do mês.


CHAUCER nasceu provavelmente em 1343 em Londres. Seu pai e seu avô faziam parte da corporação dos comerciantes de vinho. Foi pajem do Duque de Clarence, terceiro filho do rei Eduardo III.
A partir de 1374 foi nomeado Controlador da Alfândega de Londres, cargo que ocupou durante 12 anos. Em 1386 entrou para o parlamento como representante do Condado de Kent, passando mais tarde a ser encarregado das construções do rei Ricardo II. No ano de 1399 Chaucer mudou-se para uma casa nos jardins da abadia de Westminster. Mas no ano seguinte faleceu, sendo enterrado ao sul da abadia.
Chaucer escreveu suas primeiras poesias debaixo da influência da literatura francesa e mais tarde passou a se inspirar nos poetas italianos. Seu estilo próprio logo se mostrou com um humor inato e uma simpatia vibrante pela natureza de forma muito pessoal. Tornou-se Chaucer o mais importante poeta inglês depois de Shakespeare, sendo lembrado por sua grande vocação: escrever poesia. Sua obra reflete um humor penetrante e geral combinado com consideração séria, mas tolerante, das mais importantes questões filosóficas.
Suas obras o Prólogo e os Contos de Canterbury formam a base mais popular e a mais sólida de sua fama. Foi um rasgo genial e feliz usar a peregrinação anual ao túmulo de Santo Tomás de Aquino, o campeão da independência espiritual da filosofia, para descrever um quadro vivo de todos os aspectos da vida social da Inglaterra durante os anos 1300, o século XIV.

AMANHÃ: O autor de AS VIAGENS DE GULIVER: Jonatan Swift no Calendário.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.

               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ


QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário