segunda-feira, 18 de julho de 2016

0719 B BURNS será eterna a sua ardente sátira à hipocrisia religiosa de sua época

19 DE JULHO: ROBERT BURNS  apreciada a viva aixão de sua poesia de am 
BURNS
Robert Burns
(nasceu em 1759, em Ayrshire, Escócia; morreu em 1796, em Dumfriesshire, Escócia)

ESCRITOR E POETA NACIONAL ESCOCÊS DE AMORES E DE REVOLTA

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pela liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente da religião apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
A primeira semana tem Ariosto como chefe, mostrado no domingo último dia da semana. Ali estão autores que criaram pinturas ideais da natureza humana sob todas as suas formas, com a poesia de costumes, mostrada nas suas manifestações da história da sociedade moderna.

Ver em 0716 01 C   O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com todos os grandes tipos humanos do mês.


ROBERT BURNS, filho de um fazendeiro escocês, nasceu em 1759. Seu pai, embora muito pobre, lhe deu uma sólida educação. Desde jovem lia com avidez todos os livros que lhe caiam na mão. Como a vida era difícil, com a idade de 15 anos foi obrigado a ajudar seu pai no trabalho.
Quando seu pai morreu em 1784 deixou uma situação muito embaraçosa devido à perda em processo na justiça. Burns, com seu irmão Gilbert, lutou corajosamente contra a má sorte, mas sem sucesso. Ele estava então com todo o ardor de sua paixão por Jeanne Armour, que finalmente esposou com a aprovação dos pais delas. Foi durante os dois anos seguintes que escreveu seus melhores poemas.
Em 1786 publicou algumas de suas poesias e foi convidado a ir a Edimburgo, que na época era o centro da sociedade intelectual mais brilhante da Grã Bretanha, ganhando desde então a celebridade. Seu primeiro volume teve o título de Poemas, Principalmente em Dialeto Escocês. Teve um sucesso imediato. Nele estavam vários dos mais apreciados poemas escoceses, como The Twa Dogs, Scotch Drink, To a Mouse, e outros.
Em 1788 Burns foi para uma fazenda em Durmfriesshire, onde continuou a escrever poesia e canções, com volumosa produção artística de alta qualidade. Em Dumfries ficou até morrer em 1796.
A poesia de Burns foi a imagem de sua natureza. Viverão para sempre na língua inglesa sua ardente sátira da hipocrisia calvinista, o humor estranho de Tam o’ Shanter, a viva paixão de seus cantos de amor.


AMANHÃ: O refinamento e a simplicidade da vida descritos por Oliver Goldsmith.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.

               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário