quarta-feira, 20 de julho de 2016

0720 B GOLDSMITH inglês excêntrico genial em todos os gêneros da literatura

20 DE JULHO: OLIVER GOLDSMITH  descrição do refinamento e da simplicidade da vida

GOLDSMITH
Oliver Goldsmith
(nasceu em 1730, em Westmeath, Irlanda; morreu em 1774, em Londres)

ENSAISTA, POETA E DRAMATURGO IRLANDÊS ORIGINAL, EXCÊNTRICO E FAMOSO

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pela liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
A primeira semana tem Ariosto como chefe, mostrado no domingo último dia da semana. Ali estão autores que criaram pinturas ideais da natureza humana sob todas as suas formas, com a poesia de costumes, mostrada nas suas manifestações da história da sociedade moderna.

Ver em 0715 01 B   O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com todos os grandes tipos humanos do mês.


OLIVER GOLDSMITH era filho do ministro da igreja irlandesa, o Reverendo.Chares Goldsmith. Nasceu em 1730 e estudou no colégio da Trinity em Dublin, graduado em 1749. Tornou-se um famoso excêntrico para todos os gêneros literários.
Por dois anos estudou anatomia e medicina e foi para Edimburgo, viajando por um ano pela Europa. Essa viagem fez com um aluno, ou muitas vezes sozinho e a pé, ganhando a vida tocando flauta.
Retornou à Inglaterra em 1758 e todo resto da existência se sustentou como escritor. Embora trabalho não lhe faltasse, sua imprevidência e sua generosidade sem limites lhe ocasionavam numerosas dificuldades.
Trabalhou como auxiliar de farmacêutico, médico, redator auxiliar – revisando, traduzindo e compilando. É notável que esse irlandês jovem, vagabundo, desconhecido, não formado e não confiável, dentro de poucos anos iria sair da obscuridade para se misturar com os aristocratas e com a elite intelectual de Londres.
Num desses momentos de penúria seu amigo Samuel Johnson encontrou o manuscrito de seu romance Vigário de Wakefield e reconhecendo seu valor colocou-o a venda, sendo publicado em 1765. Nessa época o poema do Viajante já tinha tornado Goldsmith célebre. Escreveu depois várias comédias, de que uma delas, a Ela se curva para vencer, de 1772, de grande popularidade.
A ascenção inesperada de Goldsmith se deu porque ele tinha a rara e extraordinária habilidade de escrever num estilo fácil, gracioso e vivo. Que foi logo notada pelos editores e pelo público.
Na brilhante sociedade literária de Londres chamada de The Club, que tinha como figura central o doutor Johnson, ele estava entre os mais importantes. Era um dos nove membros originais do grupo.
Goldsmith morreu em 1774 amado pelos indigentes que ele não deixava de socorrer, apesar de sua própria pobreza.
O epitáfio em latim que se lê em seu monumento na abadia de Westminster foi composto por Johnson. Ali ele diz de Goldsmith que -
“Ele nada tocou que não adornasse”
A grande fama do escritor decorreu também do romance de sua vida, que mostrou o exemplo do refinamento e da simplicidade da vida, oferecido pela família do seu falecido pai à população afastada e inculta de pequenas aldeias rurais.

AMANHÃ: Primeiro na poesia histórica com o cavalheirismo elegante da Idade Média: ARIOSTO.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.

               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ


QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário