sexta-feira, 8 de julho de 2016

0709 B STA MATILDE DE TOSCANA asilo ao papa Hildebrando no castelo de Canossa

09 DE JULHO: SANTA MATILDE rainha, maior poder na Itália e força armada do papado

SANTA MATILDE DE TOSCANA
Matilde di Canossa; Matilde la Gran Contessa; Sainte Mathilde-de-Toscane;
Matilda of Canossa
(nasceu em 1046 na Toscana, Itália; morreu em 1115 em Bondeno, Ferrara, Itália)

RAINHA DE CANOSSA DEFENSORA DA LIBERDADE E DA FORÇA MORAL DO CATOLICISMO

As grandes contribuições da Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana
A Civilização Feudal realizou a tarefa principal ao estabelecer:
1. A guerra defensiva e não de conquista;
2. A organização local em cada região;
3. Suprimiu a escravidão geral na população, fundou o trabalho livre com a libertação completa do trabalhador resultando na importante organização permanente do sistema econômico do capitalismo.

Neste mês são consagrados os nomes que representam a guerra para a defesa da Europa e que fundaram as instituições locais, trabalhando para organizar cada nova nação européia.
Foram nove séculos de avanços e recuos, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com muito heroísmo e uma dedicação admirável resultando em notável progresso político, econômico, filosófico e moral.
Nesta quarta semana é feita a representação de como agiram os dirigentes cristãos no governo. O tipo principal é o rei São Luiz de França, comemorado no domingo que encerra a semana.

Ver em 0617 01 B  O QUADRO DO MÊS CARLOS MAGNO  A CIVILIZAÇÃO FEUDAL  com todos os grandes tipos humanos do mês.


MATILDE, conhecida como “a grande Condessa”, nasceu em 1046. Era filha de Bonifácio II, duque de Toscana e de Beatrix de Lorraine. Com o assassinato de seu pai e a morte dos seus irmãos, tornou-se muito jovem a única herdeira das imensas possessões dos Duques de Toscana, os soberanos de fato da Itália e por conseqüência o maior poder político da Europa.
Godofredo de Lorraine esposou sua mãe Beatrix e fez o noivado de Matilde, que tinha então 8 anos, com seu filho Godofredo chamado “Le Bossu”, o corcunda. Esse casamento foi considerado por Matilde como nulo e os dois esposos nunca viveram juntos.
Com a morte de Godofredo - pai, Matilde e sua mãe tornaram-se as protetoras ardentes da corte do papado em Roma e se fizeram rivais temíveis do poder político dos reis.
Hildebrando, eleito papa em 1074, passou dez anos em luta desesperada contra o rei Henrique IV. Durante esse longo duelo entre o poder temporal e o poder espiritual, Matilde, como o fez durante toda sua vida, se constituiu em força armada do papado.
Tinha a idade de 30 anos quando sua mãe e seu marido nominal morreram e ela governou sozinha suas vastas possessões colocando ao serviço do papa o grande poder militar que dispunha.
Em 1077 ofereceu asilo ao papa Hildebrando em sua inexpugnável fortaleza de Canossa, onde ele obrigou o rei de França a se humilhar para obter o seu perdão. Poucos anos depois, o rei tendo recuperado sua posição, perseguiu o papa e forçou Matilde a se refugiar em seu castelo das montanhas.
Matilde continuou sua luta contra o rei em favor do papado estabelecendo seu poder efetivo sobre a Itália central. Governou com uma energia sustentada até sua morte em 1115, na idade de 69 anos.
A formação de um poder moral livre foi possível pelo governo de Matilde. Demonstrou coragem, fineza, habilidade administrativa e constante firmeza. Foi a protetora da ciência, do estudo das leis e da teologia, crente fervente e fielmente devotada até o fim aos amigos que tinha.

AMANHÃ: O sentimento cavalheiresco defensor da cristandade: MATIAS CORVIN.


GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.

               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ


QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário