terça-feira, 26 de janeiro de 2016

0127 B ABDERAMAM III No século X à frente do progresso

27 de JANEIRO  Culto soberano forte na Espanha árabe


ABDERAMAN III
Abd-ar-Rahman III, Abérame III, Abdel-Rahman III
(viveu entre 891 e 961 da nossa era

SOBERANO FORTE, CULTO E RICO DA ESPANHA ÁRABE PROMOVE GRANDE PROGRESSO

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


ABDERAMAN III ou Abd-ar-Rahman III foi o oitavo soberano do reino árabe que invadiu o sul da Espanha, com o domínio dessa parte do país entre os anos de 822 a 1031 da nossa era. A ocupação árabe durou, portanto, mais de 200 anos. Ele favoreceu a ciência, a literatura, a arte e a indústria, tornando seu califado então o lugar da mais adiantada cultura na Europa. Fundou a primeira escola de medicina da Espanha, que foi por muito tempo o centro dos estudos médicos da Idade Média. A maior parte do conhecimento do mundo antigo na ciência, nas belas-artes e na construção foram conservadas na universidade árabe de Côrdova. Abderaman III colocou-se à frente da civilização durante o século 10º, anos 900, seu exemplo conduzindo a um forte progresso do conjunto do pensamento na Europa do ocidente.
O governo de seu califado realizou notável sucesso no comércio e na cultura, muitas das obras primas da Espanha islâmica foram feitas nesse período, como a famosa Grande Mesquita de Côrdova.
Seu governo fundou uma biblioteca que chegou a 400 mil volumes. O califado tinha sua capital na cidade de Côrdova, que ficou famosa por sua filosofia, traduzindo para a Europa medieval as obras da Grécia antiga. Autores como Ibn Masarra, Abentofain e Averroes fizeram retornar para a Europa os escritos de Aristóteles e o judeu Maimônides foram alguns desses famosas pensadores. Muitos ficaram conhecidos por suas contribuições em medicina, em matemática e em astronomia.Eles tornaram possível a introdução da filosofia de Aristóteles no Catolicismo feita por Tomás de Aquino.
A mais moderna técnica na agricultura da época e a manufatura mais aprimorada apoiadas num importante comércio com as nações vizinhas trouxe para a economia do califado um grande poder econômico. Seu esplendor financeiro se apoiou no ouro de Côrdova, a moeda mais importante desses séculos. A capital do califado, Côrdova, chegou a ter perto de 500 mil habitantes, talvez tornando-se o mais importante centro centro da civilização nesses tempos. Outras cidades importantes eram Toledo, Almería, Zaragoza e Valência.
A tradição conserva uma citação de Abderaman III.
Assim escreveu o Califa:
“Eu governei mais de 50 anos com vitória e paz; foi amado por meus súditos, temido por meus inimigos e respeitado por meus aliados. Riqueza e honras, poder e prazer estavam à espera de minha ordem e nenhuma vantagem faltou para a minha felicidade. Nessa situação, eu anotei com cuidado a contagem do número de dias de felicidade pura e genuína que me couberam: esses dias foram apenas 14 dias: Oh homem! Não ponha sua confiança apenas neste mundo !”


AMANHÃ: A Teocracia do grande Maomé.


GRATIS. Leia a biografia postada em cada dia da semana no Blog de nome
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
Encontre-o pela pesquisa desse nome no Google.

O Calendário está atualizado neste ano de 2016, ano Bissexto, ano B.
Notar que somente alguns dias recebem uma biografia do ano B                          bissexto.
Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário