quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

0101 02 B MOISÉS o valor de sua moralidade e ética com um significado imortal

JANEIRO 01. Moisés: À frente do povo, formou uma possante nação

MOISÉS
Mês de Moisés: a Teocracia
Moshe, em hebraico, Moïse em francês, Moses, em inglês
(viveu cerca do século 13 antes da nossa era)

FAMOSO LÍDER RELIGIOSO FUNDADOR DA TEOCRACIA DA NAÇÃO HEBRAICA

MOISÉS (1391–1271) antes de Cristo é reverenciado na tradição judaica como o seu maior profeta e patriarca. Devido à importância de Moisés na história da evolução social, o judaísmo é por vezes chamado de Mosaísmo ou fé Mosaica na civilização da Europa ocidental cristã.
A civilização da Europa ocidental, mais adiantada do mundo ao fim da Idade Média foi educada durantes mais de mil anos por uma forma de judaísmo universal, o catolicismo do judeu Saul ou Paulo de Tarso. Se o judaísmo é uma aliança entre o Deus de Abraão e os filhos de Israel, o catolicismo é uma aliança entre o Deus de Abraão e os filhos de todos os países do mundo, os gentios.
O valor de Moisés mostra sua influência na civilização moderna em sua moralidade, religião e ética, com um significado imortal.
A Teocracia como forma religiosa construiu grandes nações por muitos séculos, mostrando um vigor estável dominando vastas populações. A teocracia hebraica monoteísta sucedeu a teocracia do politeísmo do Egito, onde Moisés nasceu e foi instruído como sacerdote, dentro da casta sacerdotal. Essa casta fechada governava o Egito, dominando os militares, enviados muitas vezes a expedições no estrangeiro.
Constitui a religião teocrática a fonte das classes sociais, formando pela primeira vez o acúmulo do capital, a utilização do dinheiro, com grande progresso social. Essa é a formação do capitalismo.
O politeísmo, com seus diversos deuses, cada um sendo o patrono da casta e da profissão e com poderes em setores específicos da sociedade. O regime político de castas promoveu a criação de profissões especializadas, transmitidas de pai para filho, na forma hereditária. Foram assim formadas castas fechadas, cujo atividade dependia dos poderes dos deuses respectivos.
A casta mais elevada nas teocracias era a casta sacerdotal que reunia os religiosos formadores da opinião do povo, do ensino e de consagração. Esse poder que forma a convergência dos esforços especializados dos ofícios. É chamado de Poder Espiritual.
Na antiguidade o Poder Espiritual sempre está subordinado ao poder político, chamado de Poder Temporal. Nas teocracias conservadoras ou sacerdotais o Poder Espiritual da casta sacerdotal domina o outro poder.
O regime de castas foi a primeira forma de ensino das profissões. As castas se tornaram opressivas por formarem privilégios profissionais.
A forma de governo monárquica constitui a única manutenção de uma casta hereditária da teocracia na modernidade. Apresenta a concentração sempre necessária do poder num único comando individual, como se faz em todos os exércitos na unidade da igreja católica e em todas atividades coletivas. O comando único é sempre indispensável no Poder das opiniões e no Poder Temporal.
Notar que no Império Romano a transmissão do poder único do imperador não foi pela hereditariedade, mas pela escolha do chefe anterior.
Os líderes da casta sacerdotal eram mantidos no anonimato, formando um corpo secreto, que mantinha o conhecimento mais adiantado como segredos religiosos, fonte do poder da corporação sacerdotal. Os guerreiros eram assim mantidos subordinados ao governo da casta mais poderosa. Quando os militares ameaçavam os padres ou sacerdotes, eles eram mandados a missões de conquista no estrangeiro. Mas os sacerdotes em geral tendiam a um regime de paz no interior do país, dedicando-se a atividades construtivas e de produção.
Para representar a Teocracia no calendário histórico não foi possível dar o nome de um líder da casta sacerdotal ao tempo da criação deste calendário, em 1841. Só muito depois é que foi decifrada a escrita hieroglífica do Egito, por longo tempo a partir de 1822 até os anos 1900. A escrita das outras teocracias também é conhecida na modernidade.
Só modernamente, com a escrita egípcia e as demais decifradas é que foi possível ter o conhecimento da história e dos nomes dos faróis, reis e dos hábitos e costumes das teocracias orientais.
A Teocracia judaica é um exemplo excepcional de uma Teocracia com a religião monoteísta. Outra exceção é o budismo, que, no entanto, tendeu a tirar do sacerdócio a sucessão hereditária.
O nome de Moisés foi escolhido como o mais importante representante então conhecido do regime teocrático ao tempo da criação deste calendário, em 1841 pelo filósofo francês Auguste Comte. Sabe-se que, embora monoteísta, a origem do mosaísmo foi no politeísmo do Egito, onde Moisés foi educado, recebendo toda a cultura secreta da casta dos sacerdotes egípcios. No Egito o monoteísmo já era adotado por alguns lideres sacerdotais.
No Egito já havia setores sacerdotais monoteístas, na evolução natural do politeísmo. Moisés tornou-se um sacerdote egípcio monoteísta revoltoso, liderando a libertação de seu povo, os judeus, da escravidão debaixo do poder opressivo do Egito.
Moisés criou a nação religiosa conhecida como Israel, baseada na relação de Convenção ou contrato com Deus único, monotéico. Como supremo sacerdote, Moisés se tornou o meio e o intérprete do contrato divino, ditando os Dez Mandamentos, estabelecendo a Teocracia judaica.
Para a libertação do seu povo, Moisés tomou o lugar de representante do seu povo junto ao Faraó do Egito. Como ele era gago, seu irmão Aarão falava por ele, o representante de Jeová, seu Deus. Moisés realizou vários milagres na presença do rei, como mudar a água do rio Nilo em sangue e lançar pragas contra o Egito, sem obter a liberdade dos judeus.
Finalmente os hebreus foram autorizados a sair do Egito ou apenas fugiram, perseguidos pelo exército do Faraó até o Mar de Juncos, um alagado de papiros (que não o Mar Vermelho). Devido ao conhecimento astronômico de Moisés quanto à hora das marés oceânicas, os judeus o atravessaram com êxito, mas os egípcios se afogaram.
Moisés organizou o seu povo, estabelecendo leis para cada situação, com um sistema de juízes e tribunais e regulando o culto divino. Seu último ato foi a renovação da Convenção do Monte Sinai com seu povo. Não é conhecida a forma de sua morte e nem o local do sepultamento.
Moisés foi um grande líder. É várias vezes mencionado na Bíblia cristã pelo grande israelita Saul ou Paulo de Tarso e pelos outros evangelistas. E a nação de Israel tem destacada participação na civilização moderna. O catolicismo pode ser visto como uma forma universal do judaísmo nacional dos judeus em versão modificada, criada por Paulo de Tarso para o governo e aperfeiçoamento da sociedade humana. Que se tornou a religião universal, nome universl que em grego é católico. Foi a formadora da civilização européia da Idade Média, a mais adiantada do mundo.

AMANHÃ: Teseu, o rei,herói e protetor da cidade de Atenas.



GRATIS. Leia a biografia postada em cada dia da semana no Blog de nome
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
Encontre-o pela pesquisa desse nome no Google.

O Calendário atualizado deste ano de 2014 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas dos anos anteriores.
2014 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário