sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

0124 B DAVI Criou a potência militar dos hebreus

24 DE JANEIRO Rei guerreiro amado pelo povo de Israel

DAVI
REI DAVI, DAVID
(viveu nos primeiros anos do primeiro milênio antes da nossa era)

REI GUERREIRO, CANTOR E POETA, HERÓI AMADO PELO POVO DE ISRAEL


Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.




DAVI foi o filho mais novo de Jessé de Belém. Ele foi apontado por Samuel, o profeta e juiz da nação de Israel, desde menino entre os seus irmãos, como aquele escolhido pelo Deus Jeová. Músico e cantor ele foi levado à presença do rei Saul para alegrar e acalmar seu nervosismo ou loucura. Tornou-se o escudeiro e cantor do rei, quando desafiou e venceu Golias, o gigante e maior lutador dos Filisteus. Casou-se com a filha do rei e mais tarde foi exilado por se tornar rival do soberano. Passou muitos anos no exílio em aventuras guerreiras entre os Filisteus e como chefe de revoltosos escondido nas cavernas de Adulam.
O rei Saul morreu na guerra e Davi depois de longo conflito foi aceito como rei da nãção de Israel. Tornou-se assim o segundo rei israelita, governando do ano 1000 até 962 antes da nossa era. Estabeleceu um reino com a cidade de Jerusalem como sua capital, que passou a ser chamada de Cidade de Davi. Foi o fundador de uma dinastia longa, sendo considerado como a esperança do messias ou salvador do povo de Israel. Como símbolo de vitória futura, os escritores do Novo Testamento enfatizaram que Jesus seria da linhagem direta de Davi, também muito estimado na tradição do Islam.
Davi construiu na nova capital um grande palácio, instalou um tabernáculo, embaixo do qual colocou a Arca da esperança, onde depositou tdos os objetos sagrados.
Estabeleceu fortalezas para a defesa da cidade e levantou um harem. Desde o começo de seu reinado Davi mostrou grande competência política e habilidade no governo, o que lhe rendeu uma fama que perdura até nossos dias, por mais de 3000 anos. Davi estabeleceu um governo centralizado, livrou o território de invasores estrangeiros, criou seu império sobre os povos e nações visinhas. A cidade de Jerusalém realizou uma feliz combinação da arca sagrada, do reino político e da localização central. Desde então Jerusalém passou a ser proclamada a cidade sagrada para as futuras gerações israelitas. Sob a direção do sucessor de Davi, seu filho Salomão, a nação de Israel tornou-se uma progressista potência comercial, com um templo magnificiente.
Davi é o herói muito querido dos hebreus, o fundador do poder militar da nação, assim como o seu cantor e poeta nacional, participando das paixões fortes de seu povo, suas fortes emoções e sua disposição para a exaltação mística. No entanto a maior parte dos cantos religiosos que são apresentados com seu nome pertencem a um tempo bem posterior, tempos em que as influências dos profetas como formadores de opinião estabeleceram uma disciplina moral que difere completamente com as paixões selvagens e sem freio que dominavam no tempo de Davi.


AMANHÃ: A poesia hebraica de Isaias.


GRATIS. Leia a biografia postada em cada dia da semana no Blog de nome
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
Encontre-o pela pesquisa desse nome no Google.

O Calendário está atualizado neste ano de 2016, ano Bissexto, ano B.
Notar que somente alguns dias recebem uma biografia do ano B bissexto.
Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário