quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

0102 B TESEU O lendário grande fundador protetor e herói de Atenas

JANEIRO 02. TESEU: lutou e venceu monstruosos adversários,até a paz e o progresso

TESEU
Theseus
(figura da lenda na religião politeísta dos gregos antigos)

REI E HERÓI UNIFICADOR E PROTETOR DA CIDADE DE ATENAS

NOSSOS ANTEPASSADOS.  Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.

Teseu é o lendário rei de Atenas. Ele é o herói fundador da cidade, como foram os outros tipos lendários de Cadmo e de Hércules (Heracles em grego). Eles lutaram e venceram sérios inimigos relacionados com tradições religiosas e sociais bárbaras ou selvagens.
Teseu foi considerado como o reformador pelos atenienses. Ele promoveu a unificação da Ática, colocando as pequenas povoações vizinhas sob o comando de Atenas. Tanto no caso de Cadmo como de Teseu não há meios de separar a lenda e os fatos históricos das narrativas que chegaram ate nós.
Egeu, rei da Ática, e Etra, sua mulher eram os pais de Teseu.
No decurso da sua vida Teseu deu provas de valor extraordinário, seguindo sempre o exemplo e os caminhos percorridos por Hércules. Derrubou e aniquilou muitos monstros, entre eles o famigerado Minotauro, que nasceu de Parsífae, mulher de Minos (filho de Júpiter e de Europa) e de um touro, que assolava tudo e só se alimentava de carne humana. Teseu raptou muitas mulheres, entre elas a bela Helena, mulher de Menelau, rei de Esparta, Ariadne, filha de Minos, rei de Creta, e Fedra, também filha de Minos, mas libertava-as prontamente, quando elas não consentiam no rapto.
Teseu desceu aos infernos para ajudar Pirítoo a raptar Prosérpina, companheira de Plutão. Porém Plutão surpreendeu-o e mandou-o amarrar a uma rocha, onde sofreu até que Hércules o veio desamarrar e pôr em liberdade. Além disso, auxiliou Hércules a cumprir um dos seus doze trabalhos: vencer as Amazonas, mulheres guerreiras da Capadócia, de cuja rainha, Antíope, ou Hipólita, teve um filho de nome Hipólito.
Foi mais tarde aprisionado pelos Epirotas, que o mantiveram em cativeiro e maltrataram até que conseguiu recuperar a liberdade. Logo em seguida recuperou os seus estados, invadidos durante o seu cativeiro, expulsou os invasores, retomou o trono e governou o seu povo na paz e na prosperidade.
As ações dos heróis Heracles (ou Hercules) e Teseu exemplificam um tema central na mitologia grega: o conflito entre a civilização e a barbárie selvagem. Cada herói confrontou e superou monstruosos adversários, mas afinal gozou de tranqüila felicidade.
São os grandes tipos na formação da civilização que se tornou o berço do pensamento teórico do ocidente europeu. Com sua religião politeica militar onde a casta sacerdotal foi dominada pelos guerreiros, os gregos não conseguiam um sucesso permanente na guerra de conquista devido à topografia do país dificultar a comunicação e a unificação de suas cidades. Deixando a guerra, os cidadãos gregos tiveram então o lazer e a paz para se dedicarem ao trabalho intelectual e artístico.
Os gregos antigos ao vencerem pelas armas se libertaram do domínio da Teocracia oriental. A teocracia mantinha o trabalho intelectual como o conhecimento só permitido para a casta secreta, a poderosa casta dos sacerdotes. Eles eram os dirigentes políticos na religião mais completa e estável entre todas as religiões dos homens. Com a paz e a liberdade os pensadores gregos criaram as primeiras noções da ciência abstrata e da filosofia que podiam ser mostradas a todos os cidadãos da nação.
A libertação do pensamento na Grécia corresponde a uma importante fase da evolução mental da sociedade humana. A grande força de estabilidade da Teocracia do oriente eliminada, libertou a Europa para seu progresso por meio do politeísmo militar dos gregos e dos romanos. Só assim foi possível a formação da civilização mais adiantada do mundo na Europa ocidental depois do Império Romano e da Idade Média.


AMANHÃ: O lendário profeta da Grécia primitiva conselheiro de oito gerações: Tirésias.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário