quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

0107 C NUMA regulamentação dos cultos e do direito a propriedade e do calendário

JANEIRO 07: Numa e a origem divina das instituições sociais romanas

NUMA
Numa Pompílio, Numa Pompilius
(viveu cerca dos anos 700, morreu cerca de 673 aC)

LENDÁRIO ORGANIZADOR E SEGUNDO REI DE ROMA ANTES DA REPÚBLICA ROMANA

Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


NUMA POMPÍLIO (cerca dos anos 600 antes de Cristo) é o mais importante tipo humano da primeira semana do ano. Nessa semana estão os heróis fundadores da Grécia antiga e de Roma. Numa é o mais perfeito exemplo da maneira como as instituições do Estado que governa a nação são devidas à ação do poder divino. Não só as instituições civis como as religiosas são mostradas com sua origem divina. Numa Pompílio figura no período lendário dos reis de Roma, em cerca de 750 a 510 antes de Cristo.
Ele era um dos sabinos e foi considerado muito justo e devotado à religião. Muitas das tradições religiosas de Roma foram depois atribuídas a Numa, como a seleção das virgens para serem sacerdotisas da deusa Vesta, as chamadas vestais. Numa também estabeleceu um calendário para diferenciar entre os dias normais de trabalho e os dias de festivais sagrados dedicados aos deuses em que era proibido trabalhar.
A pessoa de Numa é provavelmente uma criação inteiramente da lenda. Supõe-se que seu nome foi mesmo inventado como resumindo suas funções. O estudo das lendas antigas é importante para dar base às pesquisas da Sociologia científica, com o emprego da Filosofia da História.
Sua origem dos sabinos é suposta como sendo o vestígio da mesma mistura das duas tribos na lenda de Rômulo, de romanos com os sabinos. O nome de Numa está ligado à maior parte das instituições romanas, em especial na organização religiosa e social.
Ele fez a regulamentação da propriedade da terra, como Licurgo fez em Esparta. É a posse da terra fundamental em quase todas as lendas históricas. A mesma questão está ligada com a instituição do culto do deus Terme que fixou os limites territoriais e do culto da divindade ainda mais importante na sociedade, a deusa da boa fé, Fides, guardiã da seriedade social.
A Numa se atribui também a instituição e a divisão do calendário que permaneceu sem alteração até a reforma feita por Júlio César. No aspecto religioso, todas as funções sagradas decorrem da instituição de Numa. É de Numa a organização dos Pontífices, a classe de sacerdotes romanos, das Vestais virgens, o culto de Marte, de Júpiter e de Rômulo feito deus com o nome de Quirino. Na verdade esses progressos foram de fato o resultado de séculos de adições religiosas.
Estima-se que Numa tenha reinado sobre Roma do ano 715 a 673 antes de Cristo. A lenda diz que ele seria um rei de paz, em oposição ao que teria sido o belicoso Rômulo, o lendário fundador de Roma.
O que mais chama a atenção é que na lenda de Numa todas as leis que foram feitas decorrem da ordem dada por um dos deuses romanos. Sabe-se que Numa tinha constantes encontros com a ninfa Egerie, que provocou o estabelecimento dessas leis e dessas instituições.
Essa lenda é muito mais seca e mais pobre de beleza que as lendas gregas quanto à imaginação e à poesia, mas oferece a teoria primitiva da sociedade e do governo, unida à simplicidade e à retidão do povo romano.

AMANHÃ: Bel, o deus supremo na Babilônia.



GRATIS. Leia a biografia postada em cada dia da semana no Blog de nome
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
Encontre-o pela pesquisa desse nome no Google.

O Calendário atualizado deste ano de 2014 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas dos anos anteriores.
2014 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário