terça-feira, 19 de janeiro de 2016

0120 B KAMEHAMEHA Rei do Havaí unificou e modernizou o país

20 DE JANEIRO  KAMEHAMEHA levou a civilização do ocidente ao Havaí

KAMEHAMEHA I
Paiea, Kamehameha o Grande, the Great
(nasceu em Kohala, Havaí cerca de 1758; morreu em Kailua em 1819)

SÁBIO REI DO HAVAÍ UNIFICOU E MODERNIZOU O PAÍS DESCOBERTO PELO CAPITÃO COOK

KAMEHAMEHA foi o conquistador e rei do Havaí que unificou todas as ilhas havaianas fundando a dinastia Kamehameha, de longa duração. Ele governou o arquipélago havaiano de 1782 até 1819. Seu nome significa “Aquele muito solitário” ou “O que fica separado” no idioma local.
As ilhas do Havaí foram chamadas de Sandwich pelo Capitão Cook, que as descobriu em 1778. Ali foi que ele foi assassinado. A religião local era uma forma de fetichismo com o culto dos animais e da natureza, com numerosas cerimônias em veneração da morte e com prática de sacrifícios humanos. A partir de sua descoberta ocorreu a troca comercial com a Europa e com o resto do mundo, bem como a geral relação com o mundo civilizado.
Kamehameha incentivou a ida de comerciantes e de missionários religiosos, colocando seu reino sob a proteção da Inglaterra. Ele conseguiu colocar sua chefia sobre todas as ilhas do arquipélago. Com grande habilidade levou a civilização do ocidente para seu país, como o comércio e instalações modernas. Ele morreu com idade avançada em 1819 deixando como seus continuadores uma série de soberanos de sua família tendo o seu nome.
O interessante exemplo de Kamehameha como um legislador em unidade de comando autocrático que fez seu povo passar de um fetichismo primitivo para o colocar dentro da comunidade civilizada. Como forma de governar ele estabeleceu governadores locais para a administração de cada ilha. Ao mesmo tempo impôs um governo de mais justiça, evitando a violência brutal dos poderosos chefes indígenas. Tornou o sacrifício religioso humano, que se destinava a mostrar o poder sagrado do rei. Assim mereceu o seu título de Kamehameha o Grande, mostrando-se um administrador com agudo senso e habilidade comercial. Foi o mais poderoso dirigente do Havaí, conservando a independência do País durante o período em que a Europa fazia a descoberta de novos territórios e implantava o sistema colonial para esplorar os seus recursos. Com o monopólio real da indústria da madeira de sândalo reuniu uma grande fortuna para o país, tendo ainda estabelecido taxas para uso dos portos por negociantes e navios de visitantes.
Muitos anos decorreram até que o Havaí se tornasse um dos Estados da federação dos Estados Unidos de América do Norte por decisão de sua população e sem violência. Hoje o país é um caso de convivência feliz entre várias etnias, com imigrantes de todo o mundo e seus descendentes.


AMANHÃ: Confúcio e o culto dos antepassados.




GRATIS. Leia a biografia postada em cada dia da semana no Blog de nome
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
Encontre-o pela pesquisa desse nome no Google.

O Calendário atualizado deste ano de 2014 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas dos anos anteriores.
2014 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário