sábado, 26 de julho de 2014

0725 C HOLBEIN na pintura sua Madona está entre as maiores obras de arte religiosas

25 DE JULHO: Holbein, bela originalidade mística com alta força emotiva

HOLBEIN
Hans Holbein, o Moço; Hans Holbein the Younger
(nasceu em 1497, em Augsburg, Alemanha; morreu em 1543, em Londres, Inglaterra)

ARTISTA ALEMÃO MESTRE NA ARTE DE RETRATOS, GRAVURA E JOALHERIA

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade

Ver em 0716 01 C    O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


Holbein (1497-1543) pertencia a um clã de artistas importantes. O pai de Hans, de nome Hans Holbein, o Velho, e seu tio Sigmund eram famosos na Alemanha por sua pintura no estilo gótico antigo. Um de seus irmãos, Ambrósio, tornou-se também um pintor, mas morreu em 1519 antes da maturidade. Os irmãos Holbein estudaram primeiro com o seu pai em Augsburg. Eles também começaram trabalho independente em 1515 na Basiléia, na Suíça. 
A família Holbein viveu na segunda geração de artistas alemães do século 16. Albert Dürer, Matthias Grünewald e Lucas Cranach nasceram todos entre 1470 e 1480 e estavam produzindo suas obras de maturidade nos anos em que Holbein estava começando sua vida artística. Holbein é um dos mais destacados artistas da Alemanha na sua geração.
HANS HOLBEIN O MOÇO nasceu em Augsburg e logo foi para Bale no Reno, onde ainda se encontram muitas de suas primeiras obras.
Tendo quase 30 anos, em 1526, ele foi para a Inglaterra, munido de cartas de Erasmo dirigidas a sir Thomas Morus. Ele voltou a Bali entre 1528 e 1532, mas se fixou finalmente na Inglaterra onde ele passou os últimos onze anos de sua vida.
Holbein pintou um número imenso de retratos, e nos seus sete últimos anos, foi o pintor da corte de Henrique VIII, contando com todo o apoio do rei. Ele morreu de peste em 1543.
Seus retratos são de fino acabamento, sendo conhecidos como sendo os mais belos e mais fiéis que se conhece. Sua Madona em Darmstadt, que tem uma cópia em Dresden, é uma composição de devoção cristã da família Mayer. A Madona é tida como uma das maiores obras-primas religiosas do mundo.
Holbein foi também um fecundo artista na gravura em madeira. Sua
Dança
dos Mortos é um dos produtos dos mais populares e dos mais característicos da Reforma Protestante. Ele também pintou afrescos e trabalhou em vidro e em metal. Do mesmo modo que seus contemporâneos da Itália, ele deixou poucas obras fora de sua esfera de trabalho.
A raridade de suas obras fora do seu país e a originalidade mística de sua criação são limitações de sua influência na arte. É pela mesma razão que Rafael, com sua vasta influência popular, tem mais presença na história da arte do que Leonardo da Vinci e do que Miguel Ângelo, que são superiores em força mental.
Hoje, Holbein figura, com Albert Dürer de Nuremberg como as maiores personalidades artísticas que a Alemanha já produziu.

AMANHÃ: Grande mestre da pintura clássica na França: Poussin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário