terça-feira, 15 de julho de 2014

0716 C QUADRO DO MÊS DE DANTE EPOPÉIA MODERNA e OS TROVADORES

16 JULHO: A Estética, as artes da linguagem, do sentimento e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da atividade.

MÊS DE DANTE    A EPOPÉIA MODERNA
As semanas deste oitavo mês do calendário mostram os representantes de todos os países desde o século XII até o século XIX. Dos quarenta e nove nomes, um terço são autores que escreveram em verso.

O Calendário Filosófico consagra dois meses do ano à Estética. O mês de Dante com o nome de Epopéia Moderna coloca também os nomes de representantes da poesia romântica. O outro mês é o de Shakespeare, dedicado ao drama moderno.

A Idade Média promoveu a liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio livre, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. A civilização moderna, após o fim da civilização medieval, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana. A secularização fez a saída do ensino e das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
O domínio das artes de linguagem, da Estética, teve então um grande desenvolvimento, gerando um número maior de grandes artistas do que na antiguidade.
O título aqui usado de Epopéia ou o nome de Poesia abrange todas as formas de arte criadora: a epopéia, a poesia lírica e romântica, os romances em prosa, o idílio, a alegoria, as crônicas, as meditações,, mesmo a pintura e a escultura. Portanto, se aplica a toda e qualquer obra de imaginação.
O mundo antigo era, a muitos respeitos, mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial. A diversidade infinita de atividade social, os conflitos e alterações incessantes da vida estimulam a originalidade mental, mas não são favoráveis à perfeição da criação artística.
O resultado se vê na poesia moderna com um elemento crítico destruidor e revolucionário. O que enfraquece inevitavelmente seu desenvolvimento mais elevado e que por vezes a revolta chega a inspirar a criação de sua obra. Mas essa situação de crise gerou a multiplicidade, a audácia, a vitalidade intensa e a universalidade do gênio criador nos tempos modernos. Dante coloca o em seu tribunal o julgamento dos papas, dos imperadores e das Nações; com Rabelais, Cervantes e Swift a revolta se reproduz por meio de uma caricatura profunda da sociedade contemporânea; com Walter Scott glorifica o passado à custa do presente; com Byron e Shellley, honra o futuro à custa do presente e do passado. De fato a arte idealiza a revolta e a anarquia como manifestações mais elevadas da liberdade humana.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de criar e produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de obras artísticas.
As semanas deste oitavo mês do calendário mostram os representantes de todos os países desde o século XII até o século XIX. Dos quarenta e nove nomes, um terço são autores que escreveram em verso.

Calendário HISTÓRICO FILOSÓFICO
 para um ano qualquer; É UM
quadro concreto da preparação humana
MÊS DE DANTE
A EPOPÉIA MODERNA
LUNEDIA=segunda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são para o ano comum C; à direita, anos bissextos B.


Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.

A SEGUIR:
Noticia sobre DANTE
***********

EXCERTO DE   0716 02 C  DANTE ALIGHIERI
Excerto é fragmento, trecho.

DANTE
Dante Alighieri
(nasceu em 1265, em Florença, Itália; morreu em 1321, em Ravena, Itália)

POETA FILÓSOFO, AUTOR DO REVOLUCIONÁRIO POEMA DA DIVINA COMÉDIA

Estética, as artes da linguagem, da afeição e da expressão.
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da atividade e da inteligência.


DANTE ALIGHIERI (1265-1321) nasceu em Florença, Itália, de família honrada e antiga. Com a idade de 24 anos ele estava em armas e participou como membro do partido Guelf Branco na batalha sangrenta de Campaldino em que os gibelinos foram vencidos.
Ele logo cedo se dedicou à poesia, ...........
..............
POEMA REVOLUCIONÁRIO. A Divina Comédia é uma obra épica incomparável, considerada a maior glória da arte humana. Dante começou a escrever em latim, mas, depois, resolveu escrever em italiano, tornando o idioma usual, em substituição ao latim, realizou a criação da língua italiana na literatura.  A viagem do inferno até o paraíso mostra uma forma de evolução da personalidade dos tipos humanos, chegando a uma regeneração final. Mas a obra tem um aspecto da revolução moderna, já que o poeta se coloca como juiz dos próprios sacerdotes do catolicismo.
....................
Por toda sua obra, Dante é um expoente do movimento intelectual dos tempos modernos, a ser colocado junto com Descartes como representativo da intelectualidade moderna. Dante é, de fato, um perfeito poeta e filósofo, dotado do mais precioso estilo que a linguagem humana já produziu.


NOTA: O que você viu acima é um trecho da Biografia 

0716 02 C  DANTE POETA REVOLUCIONÁRIO.

ESSA FOI A BIOGRAFIA MUITO RESUMIDA DE DANTE.
PARA A VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA
VER 0716 02 C  No BLOG DO CALENDARIO, FAZENDO A BUSCA
NO GOOGLE PELO SEGUINTE NOME:
CALENDARIO FILOSÓFICO

***********
A SEGUIR A NOTÍCIA MUITO RESUMIDA DOS TROVADORES DA IDADE MÉDIA.
PARA A VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA VER 0716 03 C
 no BLOG DO CALENDARIO

EXCERTO DE   0716 03 C    A ARTE DOS TROVADORES DA IDADE MÉDIA:
Excerto é fragmento, trecho.

0716 03 C   OS TROVADORES DA IDADE MÉDIA - 16 DE JULHO:   inventaram novos versos e poemas, a nova arte secular medieval de cultura e emoção

OS TROVADORES
Les Troubadours, The Troubadours,  The Trouvères, The Trouveurs
(viveram aproximadamente entre 1090 até 1290)

SECULARIZAÇÃO DA NOVA ARTE MUSICAL CRIADA PELOS TROVADORES MEDIEVAIS


A Idade Média reuniu as condições favoráveis ao desenvolvimento da poesia. A guerra de conquista foi substituída pela guerra de defesa do grande império romano. O nível dos costumes, da moralidade, se elevou com a cavalaria e com o respeito pela mulher.
O romance heróico e as canções de amor eram produto dos TROVADORES, os autores dessa arte. No norte da França o nome desses menestréis foi o de TOUVÈRES. Eles tiveram grande influência sobre a sociedade da época, sendo patrocinados por monarcas como Ricardo I da Inglaterra e como Afonso II de Aragão.
A arte dos trovadores é a maior influência para o desenvolvimento secular da música da Idade Média na modernidade. Corresponde, na arte, à secularização da sociedade, em todos os aspectos, ao sair do feudalismo para entrar na civilização moderna. A secularização mostra a libertação gradual das populações do poder cultural do Catolicismo, feito dentro das igrejas e dos conventos, até então progressista. A arte passa sem rutura, aos poucos, para fora das igrejas, para os palcos e arenas laicas. O mesmo ocorre com a ciência e com a política,
A poesia dos trovadores formou uma das mais brilhantes escolas que existiu, e que conseguiu influenciar toda a poesia lírica que depois se produziu na Europa.

AMANHÃ: Lançamento das bases do humanismo na Renascença: Bocácio.


ESSA FOI A BIOGRAFIA MUITO RESUMIDA.
PARA A VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA
VER 0716 03 C  No BLOG DO CALENDARIO, FAZENDO A BUSCA
NO GOOGLE PELO SEGUINTE NOME:
CALENDARIO FILOSÓFICO

***********



Nenhum comentário:

Postar um comentário