sexta-feira, 23 de maio de 2014

0524 C SÃO JERÔNIMO a unidade pela doutrina única e um só chefe o Papa

24 DE MAIO. Jerônimo: intenso estudo teológico em hebraico, grego e latim

SÃO JERÔNIMO
   Eusebius Hieronymus, Jerome Saint, pseudônimo Sophronius
(nasceu em 347 em Stridon na Dalmatia e morreu em 420 em Belém, na Palestina)

TEÓLOGO MAIS CULTO DOS PADRES LATINOS TRADUTOR DA VULGATA

O Catolicismo
A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram gentis Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração do povo em nome de um sagrado ser superior divino para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do poder de vida ou de morte pela sociedade humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa condição sociológica básica.
O Calendário Filosófico mostra na primeira semana os quatro primeiros séculos da igreja com seus principais padres fundadores. A primeira semana tem seu tipo principal em Santo Agostinho como chefe de semana, no domingo que a encerra. O tipo feminino é Santa Mônica, mãe de Agostinho.
Ver em  0521 01 C  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Jerônimo (347-420 dC) nasceu de família cristã abastada, no que é hoje a República da Eslovênia. Foi educado inicialmente no lar, e depois, aos 12 anos foi estudar em Roma.
O conhecimento correto das religiões, dos deuses do passado e do presente bem como o julgamento dos regimes políticos exige cuidadosa pesquisa. Somente com pensamento sério e equilibrado pode o estudioso fazer o estudo da sociedade ou da política, ou seja, por uma sociologia científica abstrata de previsão. O que é a pesquisa das leis abstratas dos fenômenos sociais. E não  uma sociologia apenas descritiva das coisas, populações e eventos da sociedade. É uma condição necessária para conhecer e respeitar as religiões do passado e do presente. Caso contrário, o estudo sofrerá o viés da parcialidade, será uma apreciação prejudicada pelo vício no julgamento.
Nos primeiros séculos da igreja católica ocorreram muitos conflitos na interpretação dos ensinamentos dos primeiros cristãos. Era necessário criar a unidade dos fiéis em torno de uma doutrina única. Muitas variações de interpretação tinham que ser estudadas para formar um conjunto uniforme e coerente de normas religiosas. Ou seja, criar um sistema, uma visão sistemática de vida, uma nova filosofia.
Muitos dos mais importantes tipos de colaboradores se dedicaram a pesquisar e divulgar o conhecimento antigo dos judeus, gregos e romanos, em combinação com as tradições dos primeiros cristãos, recebidas por comunicação oral.
Longos anos da vida de Jerônimo foram de intensa procura de conhecimento nos textos escritos em hebraico, em grego e em latim. Muita dedicação teve que dar ao estudo dessas línguas, quase sempre só com esforço próprio. E tornou-se o mais culto entre seus companheiros na sábia formação da igreja da Idade Média.
Escreveu Jerônimo numerosos textos, traduções e interpretações religiosas. Em especial traduziu a Bíblia para a língua latina, conhecida pelo nome de VULGATA.  Sua influencia foi muito forte na Idade Média, tornando-se um vulto de valor na instituição da unidade, na grandeza e no poder de coesão espiritual da fé católica medieval.
A importância do catolicismo como organização religiosa foi criar na Europa do oeste, no ocidente mais adiantado, uma cultura bem distribuída entre as nações da região, tendo o latim como língua comum em todo continente. Na época, a proteção do território do império romano tornou a guerra de defesa uma atividade de proteção local dos pequenos territórios regionais. Era o regime político do feudalismo, em que o poder político ficou na mão do rico senhor do local, mas a mente de cada pessoa ficou ligada a uma doutrina geral, orientada sem violência nem opressão pelos sacerdotes membros da religião católica romana. A religião criou um sistema filosófico enciclopédico de ensino uniforme, sob o comando único de um só chefe religioso, o Papa. A união dos povos era feita por haver a mesma opinião, a mesma crença, sem a violência das armas e da guerra. Realizando a paz entre os numerosos e diferentes feudos separados por grandes distancias e obstáculos naturais no continente europeu.
A Idade Média então transformou o antigo império romano num conjunto de nações educadas em normas de elevação moral, que, depois de organizado, em sua fase de apogeu, incentivou as artes, as ciências e a indústria. Os primeiros cientistas foram frades e padres cristãos. Só no fim da era medieval nos anos 1400’s o teatro e as outras artes, a ciência e a indústria se tornaram seculares, saindo então das igrejas e dos mosteiros e da orientação religiosa dos sacerdotes católicos.
Devemos ter bem em mente que o desenvolvimento e a cultura dos tempos modernos não poderiam ser o resultado de uma época de retrocesso e de completo obscurantismo. O brilho da modernidade no iluminismo foi preparado pela diversificada educação religiosa da população na Idade Média. Portanto, temos uma grande dívida de gratidão para com os nossos antepassados que prepararam a sociedade moderna.


AMANHÃ: Santo Ambrósio base cultural e capacidade política.

VER NO BLOG  Calendário Filosófico:
Cada dia uma biografia: Encontre no Google pelo nome
CALENDARIO FILOSOFICO

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário