quinta-feira, 22 de maio de 2014

0523 C SANTO ATANÁSIO a importância da divindade de Cristo e da Santíssima Trindade

23 DE MAIO. Santo Atanásio: o poder sem armas do sagrado valor divino da religião

SANTO ATANÁSIO
Saint Athanase – Athanasius, Saint
(nasceu cerca do ano 296 da nossa era, em Alexandria; morreu em 373, em Alexandria, Egito)

TEÓLOGO DA ORTODOXIA CATÓLICA LÍDER NACIONAL DO EGITO

O Catolicismo
A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Atanásio (296-373 dC) foi um renomado conhecedor da doutrina cristã, um estadista na direção da Igreja, defendendo a doutrina contra graves erros da heresia de Arius (c.250-336), o arianismo. Arius afirmava que o Filho de Deus não era Deus, igual ao Deus-Pai. A heresia do arianismo teve muitos adeptos na época.
O sociólogo deve estudar os importantes deuses e grandes religiões do passado e do presente usando uma nova metodologia específica. Não pode negar os deuses, numa atitude de ateísmo. Os deuses estavam e ainda estão orientando o pensamento e a atividade de muitas populações.
Mas somente com o pensamento científico pode elaborar uma teoria da sociologia da religião. É uma condição necessária para conhecer as crenças do passado e do presente.
Na evolução cultural da sociedade, nos séculos que se seguiram à conquista pelos romanos do grande império na Europa, vamos encontrar o continente pacificado e homogêneo. Com o fim da conquista o império se decompôs ao mesmo tempo em que ocorreu o apostolado de Paulo de Tarso com formação do cristianismo universal. A nova religião se estendeu a todo continente europeu ocidental latinizado. Durante a Idade Média a igreja católica foi o modelo de organização para a fé religiosa, de ensino e de cultura.
Nascido na cidade de Alexandria, no Egito, Atanásio recebeu a educação clássica e depois foi para a famosa escola de teologia de sua cidade. Muito jovem foi ordenado diácono, servindo como secretário do bispo de Alexandria.
Teve Atanásio uma posição importante na disputa teológica que levou ao Concilio de Nicéia no ano de 325. Por toda vida opôs-se ao arianismo, que negava a divindade plena de Cristo. Defendeu, portanto a doutrina da Trindade, em que Cristo é filho de Deus e também é substancia de Deus.
A doutrina da divindade de Cristo se mostrou importante para o governo do Catolicismo, com os seus padres passando a falar em nome da divindade, e não apenas interpretes de um profeta puramente humano. O valor espiritual dos divinos conselhos dos religiosos sem armas dominou o poder temporal coercitivo das armas e dos reis na Idade Média.
O poder de opinião, com liberdade em relação ao poder material dos poderosos, ocorreu pela primeira vez na historia, na Europa, no consenso religioso da Idade Média. O que foi a realização da regra católica:
    “A Deus o que é de Deus, a Cezar o que é de César”.
A liberdade moderna, de nossos dias, só se realizou com essa liberdade de opinião, quando o poder político com a força das armas não domina a difusão das idéias, a troca de informação, de ensino, as liberdades públicas. A liberdade republicana para o bem público, bem do povo, é a norma mais importante na política moderna.
Embora Atanásio fosse da Igreja Copta, a Igreja cristã do Egito, ele dirigiu, em seu tempo, a organização da unidade do governo da Igreja de Roma, que ele colocou como a sede suprema dos bispos católicos em todo mundo.
Por toda sua longa vida, foi um herói, um enérgico defensor da causa católica em luta contra o paganismo dos deuses antigos e em especial contra o arianismo. Sofreu o afastamento por vários concílios do Oriente e do Ocidente e foi cassado de seu cargo por imperadores como Constantino, por Juliano, por Valens. Viveu por 20 anos inteiros no exílio ou em fuga.
Mas morreu em paz, no ano de 373, em Alexandria. Seu corpo foi levado a Constantinopla, e mais tarde, no século 15, para Veneza.
A visão do passado da sociedade nos ensina o quanto nós progredimos, pouco a pouco, com avanços e retrocessos, no meio de grandes dificuldades. Notamos a dúvida e o sofrimento de nossos antepassados, que aprenderam com o erro e o acerto, por vezes nas tentativas mais desastrosas, até com a dor e a morte.
Mas verificamos que nessa trajetória irregular ocorreu a evolução para uma sociedade maior e mais unida. O homem se torna cada vez mais gregário, mais associativo, mais altruísta. E mais feliz.

AMANHÃ: Jerônimo o mais culto entre os padres da Igreja Católica.

VER NO BLOG  Calendário Filosófico:
Cada dia uma biografia: Encontre no Google pelo nome
CALENDARIO FILOSOFICO
***


Nenhum comentário:

Postar um comentário