quinta-feira, 15 de maio de 2014

0516 C ADRIANO espanhol educado em Roma sucedeu Trajano indicado por mérito


16 DE MAIO. Adriano: estradas, fortificações e a famosa muralha no norte da Inglaterra

ADRIANO
Hadrianus, Publius Aelius Hadrianus Caesar Traianus Hadrianus Augustus
(nasceu no ano 76 da nossa era, na Espanha; morreu no ano 138, em Nápoles, Itália)

IMPERADOR ROMANO PATRONO DAS ARTES UNIFICOU E CONSOLIDOU O IMPÉRIO

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



A CIVILIZAÇÃO MILITAR
Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação


Adriano (76-138dC) nasceu em Itálica, perto de Sevilha, na Espanha. Foi educado em Roma, ocupando cargos na cidade e na guerra até que Trajano se tornou imperador no ano 98. Serviu com distinção nas campanhas militares com Trajano e foi Cônsul por vários anos seguidos. Em Atenas, em 112, assimilou a cultura grega, ficando muito ligado ao seu saber. Trajano morreu em 117, tendo deixado Adriano como filho adotivo e como sucessor no trono imperial.
O nosso saber e nossa vida são muito ligados aos trabalhos dos romanos antigos. Os guerreiros de Roma, ao conquistarem toda a Europa, acabaram com as constantes guerras entre as tribos de cada região. E difundiram a cultura da Grécia e levaram a língua de Roma, o latim, a todo o continente europeu.
O Brasil pode se considerar uma extensão de Portugal. Somos portugueses na América. Toda a América do Sul é uma extensão da península ibérica, onde está a Espanha e Portugal, paises que foram colonizados pelos romanos antigos. Os países mais adiantados do mundo moderno são aqueles que receberam a cultura romana e grega, com os hábitos da paz de Roma, apesar dos conflitos de cada lugar. E são os países que fizeram parte da Europa do oeste, ocidental, depois tornada mais educada nos hábitos cavalheirescos, hábitos menos ferozes, pela religião católica romana.
Assim, vemos a nossa verdadeira filiação, a nossa ligação direta com os nossos antepassados na grande família humana. Que teve sua vida melhorada pouco a pouco na evolução constante do conhecimento, das artes, da indústria, dos sentimentos e dos costumes. O conhecimento dos grandes tipos humanos que trabalharam pelo progresso de nossa sociedade está registrado nos documentos históricos, de valor inestimável.
O imperador Adriano, o 14º imperador romano, muito instruído, fez muito pela difusão da cultura da Grécia e de Roma pela Europa toda. Conseguiu unificar as populações pacificadas, tornando o vasto império romano mais civilizado.
Adriano é um dos imperadores que mostram o modo não hereditário de passagem do governo em Roma. O império romano não foi uma monarquia hereditária. E por isso foi uma lição de ciência política, demonstrando uma solução muito bem sucedida da passagem do poder de governo fora da linha de família, de pai para filho, que sempre foi o modo obrigatório nas castas da teocracia oriental. Essa forma antiga de sucessão pode ser chamada de sucessão teocrática.
A prática de sucessão dos imperadores romanos é uma lição de sociologia e política, uma solução para a passagem do poder e da riqueza de uma geração para a seguinte. Até hoje esse é um problema vital para a política das nações e até dentro das empresas na economia dos paises em nossos dias.
O governo de Adriano está na época de grande expansão do império, que ia desde o norte da Inglaterra até a Dácia, a Arábia e Mesopotâmia. O império foi fortificado, suas defesas melhoradas e uma política de igualdade levada a todas as províncias, em todo o território do império.
A unidade e a expansão do império foi preparada e acompanhada pela introdução dos costumes romanos e o emprego da língua de Roma, o latim. O poder ficou centralizado nas mãos do imperador. O Senado, sem poder, deixou de dividir o poder político, havendo, então, a unidade de comando pelo imperador, indispensável a todo governo.
Roma sempre ficou ameaçada por invasões dos povos bárbaros e Adriano construiu novas estradas para o rápido deslocamento dos exércitos a todas as províncias. Fez também a serie de fortificações de defesa, entre elas famosa Muralha de Adriano no norte da Inglaterra.
Adriano foi um homem de cultura e cercou-se de poetas, filósofos e artistas.  Escreveu em verso e em prosa, em latim e em grego, com grande habilidade. Construiu magníficos edifícios, como o Ateneu, o templo de Vênus, reconstruiu o Panteon e fez seu grande mausoléu, hoje o castelo de Santo Ângelo.
Adriano morreu no ano 138, em Baiae, perto de Nápoles, na Itália.


AMANHÃ: Imperador Antonino administrador sereno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário