quarta-feira, 7 de maio de 2014

0508 C CAMILO liderou o apoio dos ricos para a democratização em Roma


08 DE MAIO: Camilo comandou a retomada e reconstrução da cidade de Roma

CAMILO
Marcus Furius Camillus
(nasceu cerca do ano 445 antes da nossa era; morreu cerca do ano 365)

GENERAL E HERÓI ROMANO RECONSTRUTOR E PROTETOR DA CIDADE DE ROMA

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



A CIVILIZAÇÃO MILITAR
Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação


Marcus Furius Camillus (445-365 aC) foi um estadista romano patrício.
A tendência da atividade militar foi sempre de estabelecer a república com o fim dos privilégios. Um regime para o bem do povo, com a seleção pelo mérito, acabando com o direito de nascença, hereditário, procurando rejeitar o direito divino dos reis e dos nobres. Os plebeus, ou seja, o povo comum, não se contentava de ter apenas o simples direito do voto. Aspiravam ter o direito aos cargos de direção, então só permitidos aos patrícios, a classe dos sacerdotes e militares. Em outras palavras, desejavam o fim dos privilégios dos aristocratas.
No ano 367 antes da nossa era, a lei de Licinius deu ao povo comum, aos cidadãos livres, não escravos, o direito ao cargo de Cônsul. Foi a conseqüência do progresso dos hábitos militares, já que a vitória dependia do valor do mérito.
Camilo, um aristocrata, viveu no período em que se deu a luta pela liberdade da política romana. Ficou em evidencia por suas vitórias contra a Etrúria (agora na Itália), que ameaçava os povos de língua latina.
Mas era Camilo um defensor dos direitos dos patrícios. Em razão de sua posição, foi exilado por uma decisão ingrata dos romanos. Um ano depois, em 390, uma tropa de gauleses venceu os romanos na batalha de L´Allia, queimaram a cidade de Roma e cercaram o Capitólio.
Camilo retornou com um forte exército e expulsou os gauleses. Depois Camilo comandou a reconstrução completa da cidade de Roma, sendo considerado como “o segundo fundador de Roma”.
Em seguida, Camilo ficou muito influente na política de Roma. E realizou varias operações militares com sucesso. Continuou por longo tempo contrário ao projeto popular da lei de Licinius democratizando o governo romano.
Quando a sua resistência à democratização lhe pareceu demasiada, Camilo liderou o apoio dos patrícios para a democratização da política de Roma.
O nome de Camilo ficou, assim, ligado a essa medida decisiva na historia de Roma.
Ao rever o registro das dificuldades encontradas por nossos antepassados na longa evolução da sociedade dos humanos, podemos reconhecer como se realiza o lento progresso que nos elevou de animais brutos e violentos até nossos dias em que a violência e a guerra são consideradas um crime contra a humanidade. Assim vivemos nós numa grande família.
Não estamos sozinhos nesta vida. Vivemos numa grande sociedade, um grande organismo que nos gera, nos educa e nos dirige. Nossa felicidade depende de conhecer, amar e servir esse grande poder. Esse sentimento de associação é o altruísmo, base de nossa saúde física e mental.


AMANHÃ: O austero e incorruptível Fabrício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário