segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

0217 LUCIANO pensamentos profundos sobre a morte

FEVEREIRO 17. Luciano: O humor de descrente nas suas sátiras.

LUCIANO
Lucianos em grego, Lucianus ou Lucinus em latim
(nasceu no ano 120 da nossa era em Samosata, Síria, hoje Samsat, Turquia; morreu depois de 180, em Atenas, Grécia)

SATÍRICO E RETÓRICO GREGO OPOSTO A SUPERSTIÇÕES E FALSA FILOSOFIA

Redução do poder político totalitário da religião
pela derrota da Teocracia oriental.
Na Grécia a arte coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado pela primeira vez no mundo o total poder político e mental da casta hereditária e secreta dos sacerdotes das teocracias. Para sempre.
Foi o politeísmo militar grego contra o politeísmo sacerdotal oriental.
A arte gera emoções, cria visões de progresso, visões do futuro.
A arte tem, desse modo, o poder de antever o progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por humanos. Mas não é a profecia sobrenatural mágica, dos antigos.
Estão nesta semana autores cômicos e satíricos da Grécia e de Roma, reunidos porque, a esse respeito a obra de Roma pode ser comparada àquela dos gregos. O mesmo não pode ser dito para as artes da forma ou para a tragédia. Os autores de fábulas figuram aqui por continuarem a comédia dos costumes humanos.
A semana tem como chefe Aristófanes no domingo que a termina.
Ver em 0129-01 Quadro do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os grandes tipos representantes do mês.


LUCIANO nasceu no ano 120 de nossa era, em Samosata, no rio Eufrates. Seu pai era pobre e o destinou a ser um talhador de pedra ou escultor das figuras que representavam o deus Hermes que eram colocados nas esquinas das ruas. Como menino mostrou habilidade em fazer modelos em barro e fez sua aprendizagem com seu tio que era escultor.
Luciano não ficou nesse trabalho e ele foi para a Ásia Menor, lá aprendendo a cultura literária em língua grega. Sua língua materna era o aramaico, mas ele conseguiu dominar a língua da Grécia antiga, tornando-se um extraordinário orador. Nessa ocasião ele foi à Grécia, à Itália e à Gália, hoje França.
Ele passou a redigir discursos, tornou-se advogado e ensinou a arte de falar em público até a idade de 40 anos. Luciano viajou por todo o Império Romano como orador e conferencista. Mais tarde mudou-se para Atenas e se dedicou ao estudo da filosofia e aos trabalhos literários, escrevendo os seus famosos diálogos. Um grande número de suas obras foi preservado, consistindo em sátiras contra a teologia grega, contra os filósofos e contra a sociedade em geral.
Comparando Luciano a Juvenal e Aristófanes, os dois autores de sátiras, nos impressiona seu espírito mais moderno. Ele se mostra sempre alegre, nunca amargo e é possuído de um amor todo moderno por um mundo imaginário muito melhor.
Luciano indica os casos da mitologia antiga e descreve suas lendas com humor complacente de um crítico completamente emancipado, livre das velhas crenças, mas que guarda ainda muita simpatia por essa fé. Nas histórias imaginadas, sua palavra fácil e a riqueza de sua invenção superam a melhor literatura. Entre suas obras se encontram os Diálogos dos Deuses e os Diálogos dos Mortos. As suas sátiras eram dirigidas principalmente contra as crenças supersticiosas e contra as falsas doutrinas filosóficas.
Nas Sátiras sociais ele toma emprestados por vezes temas de Juvenal, mas nunca é pessoal como ele nos seus ataques e críticas. Interessa-se por todos os aspectos da vida humana, mas mostra a disposição favorita de seu espírito para tratar das questões filosóficas e teológicas do politeísmo.
Nos Diálogos dos Mortos, Luciano mostra o espírito e a vivacidade de seu diálogo e suas pinturas dos caracteres se apresentam na sua melhor ocasião. Muitos dos pensamentos são tão profundos como verdadeiros sobre a morte, sobre o vazio do orgulho e da riqueza. Ele indica o terror de uma consciência culpada e a recompensa que encontra uma vida bem empregada pela permanência dos seus resultados e pela lembrança que ela fica entre os homens.


AMANHÃ: A comédia antiga de Aristófanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário