segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

0210 APELES a graça, o encanto e a perfeição

FEVEREIRO 10. Apeles: pintor oficial de Alexandre o Grande.

APELES
Apelles
(viveu entre 352 e 308 antes da nossa era)
FAMOSO MAIOR PINTOR GREGO DA ANTIGUIDADE

Redução do poder político totalitário da religião
pela derrota da Teocracia oriental.
Na Grécia a arte coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado pela primeira vez no mundo o total poder político e mental da casta hereditária e secreta dos sacerdotes das teocracias. Para sempre.
Foi o politeísmo militar grego contra o politeísmo sacerdotal oriental.
A arte gera emoções, cria visões de progresso, visões do futuro.
A arte tem, desse modo, o poder de antever o progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por humanos. Mas não é a profecia sobrenatural mágica, dos antigos.
Estão nesta semana os escultores, arquitetos e pintores gregos,
conforme suas diferentes escolas e épocas
A semana finda com Fídias, como chefe, no domingo.
Ver em 0129-01 Quadro do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os grandes tipos representantes do mês.

APELES foi contemporâneo do imperador Alexandre o Grande, e quase 100 anos posterior a Zeuxis. Foi o pintor favorito de Alexandre e o mais popular pintor da antiguidade.
Ele nasceu em Colofon na Ásia Menor e, como Zeuxis, estudou primeiro em Efeso e como pintor pertenceu à escola jônica. Apeles teve sua origem na Jônia mas tornou-se um estudante na célebre escola dórica de Sicyon no sul da Grécia, onde praticou sob a orientação do pintor Pamphilus. Suas pinturas combinaram então o detalhe do estilo dórico com a graça jônica.
Apeles passou a maior parte de sua vida na Macedônia, como pintor oficial da corte do imperador Felipe II da Macedônia e depois na corte do seu filho Alexandre III, o Grande. Ele pintou para os seus soberanos um número grande de quadros e fez também os seus retratos. Alexandre não quis ser retratado por nenhum outro pintor.
A pintura de Alexandre segurando um raio fulgurante ficou entre os seus mais importantes trabalhos. Outros notáveis trabalhos de Apeles são os retratos que pintou e uma grande pintura alegórica representando a Calúnia, além da Afrodite no mar. Apesar de que essas obras não terem sido conservadas, nem mesmo cópias suas, a descrição feita por grandes escritores contemporâneos inspiraram artistas em todas as épocas, chegando até a renascença italiana.
É provável que Apeles tenha acompanhado Alexandre em sua campanha na Ásia. Quando Apeles fez o retrato de Campaspe, a favorita de Alexandre, ele se apaixonou pela moça. A tradição diz que o rei teria cedido a bela mulher ao pintor. E ela teria sido o modelo para a pintura do quadro Vênus saindo da onda, a obra mais célebre de Apeles. Depois da morte do imperador Alexandre, no ano 323 antes da nossa era, Apeles viajou para a Ásia e depois foi para o Egito, onde foi recebido com honras pelo rei Ptolomeu.
Apeles é renomado em especial por seus retratos. Ele pintou um considerável número para Alexandre e seus generais. Ele é também célebre pela habilidade e pela perfeição com que ele tratava a parte técnica da pintura e por seu colorido. Ele inventou o emprego de um verniz que dava o tom e a suavidade às suas pinturas.
A maior parte das obras de Apeles foi pintada em grandes painéis ou em telas, em figuras isoladas, em pequenos grupos, o artista tendo grande cuidado com as partes acessórias.
Sua pintura mais famosa, a Vênus saindo da onda, representava a Deusa torcendo seus cabelos, enquanto que as vagas formavam em torno dela um véu transparente. Essa tela foi colocada mais tarde pelo imperador romano Augusto no Templo dedicado, em Roma, a Júlio César.
Por seu estilo magistral nos retratos, pela harmonia das cores, sua habilidade para a pintura do nu e seu caráter predominante de graça e de encanto, tanto como pela perfeição de sua execução, Apeles pode ser considerado o maior pintor da antiguidade grega.

AMANHÃ: Fídias o grande escultor do período clássico na Grécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário