segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

0214bMenandro o precursor da comédia de costumes

FEVEREIRO 14. Menandro  grande talento na comédia grega

MENANDRO
MENANDER, MÉNANDRE

(Nasceu no ano 342 antes da nossa era; morrreu no ano 292)

DRAMATURGO GREGO MAIOR NOME DA COMÉDIA DE COSTUMES ATENIENSE

Redução do poder político totalitário da religião
pela derrota da Teocracia oriental.
Na Grécia a arte coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado pela primeira vez no mundo o total poder político e mental da casta hereditária e secreta dos sacerdotes das teocracias. Para sempre.
Foi o politeísmo militar grego contra o politeísmo sacerdotal oriental.
A arte gera emoções, cria visões de progresso, visões do futuro.
A arte tem, desse modo, o poder de antever o progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por humanos. Mas não é a profecia sobrenatural mágica, dos antigos.
Estão nesta semana autores cômicos e satíricos da Grécia e de Roma, reunidos porque, a esse respeito a obra de Roma pode ser comparada àquela dos gregos. O mesmo não pode ser dito para as artes da forma ou para a tragédia. Os autores de fábulas figuram aqui por continuarem a comédia dos costumes humanos.
A semana tem como chefe Aristófanes no domingo que a termina.
Ver em 0129-01 Quadro do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os grandes tipos representantes do mês.


MENANDRO produziu mais de cem peças de comédia, das quais apenas oito foram premiadas nos festivais de teatro da época. Mas o julgamento feito mais tarde o coloca acima de todos os outros autores. Suas comédias estão cheias de grande perspicácia,de amor pelo prazer, com doçura e graça. A comédia de costumes em Atenas surgiu quando começou o declínio do poder da nação e da vida pública. O grande nome da comédia então foi Menandro.
As peças teatrais de Menandro foram totalmente perdidas, mas os escritores romanos Plauto e Terêncio fizeram adaptações dos originais, que por vezes eram apenas traduções da obra de Menandro. Fragmentos de sete das peças originais foram achadas no Egito, e em 1957 também no Egito foi encontrado o primeiro texto completo de uma peça do artista.
O talento de Menandro em sua comédia de costumes mostrou com sucesso a visão das fraquezas humanas e os problemas da vida em sociedade. Sua obra influenciou a arte de Roma e da Idade Média. Essa influência se mostrou na Renascença e nos tempos modernos, na Inglaterra e em toda a Europa.
Inaugurando a NOVA COMÉDIA, Menandro foi o precursor da comédia de costumes, sendo imitado em Roma por Plauto e Terêncio, que mais tarde foram bem conhecidos e imitados durante o Renascimento. Molière está entre os grandes autores do gênero, fazendo a sátira da hipocrisia e da vaidade na sociedade francesa nos anos 1600, século 17.
A transmissão do conhecimento e da habilidade que se verifica na sociedade humana ao longo do tempo, passando de geração para nova geração pode ser confirmada na história da humanidade. Essa continuidade da evolução humana por milênios é uma das caracteristicas da nossa espécie. Não é ela encontrada em nenhuma espécie animal.
No caso de Vishnu Sarma da Índia antiga, conhecido no ocidente como Pilpai, vemos o conhecimento viajar longas distâncias, para educar outras populações que vivem em outros continentes e em outras épocas. Temos assim a confirmação da distribuição do conhecimento entre as várias civilizações da antiguidade.
Pode-se dizer que ocorre um movimento de educação geral como se uma só pessoa evoluísse ao longo dos milênios. Essa passagem do conhecimento humano entre as diversas populações é, no entanto, negada por alguns antropólogos e sociólogos, que afirmam ser cada civilização um agrupamento isolado, diferente de todos os outros. Desse modo é desprezado o conceito filosófico de “natureza humana”, com funções homogêneas em todas as civilizações, em diferentes lugares e diferentes tempos.
A passagem do saber entre populações humanas é a base da noção de progresso social, isto é, de evolução continuada da cultura humana. A direção desse progresso continuado se verifica historicamente no sentido do aprimoramento continuado da harmonia do grupo social, primeiro dentro de cada família, depois dentro de cada país e em seguida por todo o planeta, de forma globalizada em toda sociedade humana.


AMANHÃ: As fábulas e os poemas de Fedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário