terça-feira, 30 de agosto de 2011

0829 PAPIN e a panela de pressão

29 DE AGOSTO. Papin: Inventou a panela de pressão, a autoclave e a máquina a vapor.

PAPIN
Denis Papin
(nasceu em 1647, em Blois, França; morreu em 1712, em Londres)

FÍSICO INGLÊS NASCIDO NA FRANÇA INVENTOR DA AUTOCLAVE

O progresso realizado na Europa do ocidente durante a Idade Média decorreu do Feudalismo na política associado ao Catolicismo na formação da opinião, pelo ensino e pela consagração. Não ocorreu no resto da Europa, que não era católico romano. Desse modo o escravo passou a ser servo da gleba. O escravo adquiriu os direitos de servo, acabando com a escravidão que havia em toda antiguidade. O servo da gleba trabalhava livremente embora obrigado a ficar no território de seu Senhor, de seu Barão, devendo a ele servir com serviços e pagamento em troca de sua proteção. Foi no primeiro terço do período medieval, entre os anos de 400 e 700 da nossa era. Na Europa oriental essa fase ocorreu com muito atraso, por vezes somente nos anos 1900, no século XX.
Em seguida, com a passagem dos servos da gleba a trabalhadores livres, a produção industrial artesanal se desenvolveu com a libertação gradual dos servos de suas obrigações devidas ao seu Barão feudal. O que ocorreu entre os anos 700 e 1000.
No terço seguinte, do ano 1000 até 1300 a produção industrial e o comércio se desenvolveram, as profissões se organizaram em corporações e o capital se acumulou
Este calendário registra os grandes representantes da preparação humana até a Revolução Francesa de 1789. Essa foi a base para a positivação da Sociologia e da Psicologia ocorrida nos anos 1800, do século XIX.
O progresso geral se acelerou nos séculos seguintes, cujo julgamento deve ser feito mais tarde, avaliando os significativos resultados obtidos.
Nesta terceira semana mostra o controle dos homens sobre as forças naturais sobretudo pelo estado do gás sobr pressão e calor. O chefe de semana é James Watt associado e seus precursores e os pesquisadores que descobertas necessárias para a invenção da máquina a vapor. Sua biografia está no domingo que encerra a semana.

Ver em 0813 1 O Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


DENIS PAPIN, filho de um médico, nasceu em Blois em 1647. Foi educado para seguir a profissão de seu pai, mas dirigiu sua atenção para as invenções mecânicas relacionadas com as descobertas físicas de seu tempo.
Papin é muito famoso por sua engenhosa invenção para tornar os ossos e as cartilagens tão amaciados ao ponto de poderem servir de alimento. Ele conseguiu fazê-lo pela ação do vapor superaquecido, ou seja, com vapor em temperatura acima de 100 graus Celsius, quando a água entra em ebulição. Ele também inventou um motor usando o vácuo produzido pela condensação do vapor.
Ele foi para a Inglaterra em 1675 participando com o físico inglês Robert Boyle em algumas experiências. Em 1679 Papin inventou seu processador a vapor, a panela de pressão. Fez um vaso fechado que mantinha a água até gerar uma alta pressão, o que fazia dentro do vaso a elevação do ponto de ebulição da água. A temperatura mais elevada tornava o cozimento muito mais rápido e eficiente. Papin inventou uma válvula de segurança para evitar a explosão do vaso pela alta pressão.
O processador de Papin é a panela de pressão, hoje usada em todas as cozinhas do mundo, seja para as refeições domésticas ou nas grandes cozinhas industriais. E a autoclave moderna é um vaso de Papin, empregado na indústria para aceleração de processos químicos e na medicina para esterilização. O nome da autoclave se originou de modelos que tinham um auto fechamento pela própria pressão.
Papin realizou as primeiras pesquisas de transmissão pneumática em 1700, usando a força da roda de água para comprimir o ar, que era transmitido por meio de tubos.
Como era protestante, calvinista, não podia retornar à França devido à perseguição religiosa católica. Papin viveu algum tempo em Marburg na Alemanha central, como professor de matemática. Dai passou a Kassel, no leste do país. Em 1707 ele deixou a Alemanha para ir à Inglaterra, onde morreu, em 1712, em Londres. Alguns de seus escritos se acham nas atas da Academia de Leipzig, Alemanha. É numa das suas memórias que ele descreve o seu plano de obter a energia mecânica com um motor usando a condensação do vapor.
A memória é entitulada:
“NOVO MÉTODO DE OBTER UMA GRANDE FORÇA MOTRIZ A BAIXO CUSTO”.
Papin descobriu que se o vácuo pudesse ser feito facilmente num cilindro dotado de um pistão móvel, a pressão atmosférica abaixaria o pistão, que poderia assim ser empregado para fazer baixar uma alavanca. Na outra extremidade um peso qualquer poderia ser levantado.
Ele testou o uso da pólvora de canhão num cilindro. Mas só conseguiu o vácuo enchendo um cilindro com vapor que era então condensado pelo resfriamento. Esse método funcionou e Papin fez a transmissão do movimento da alavanca, construindo então um motor com o princípio que inventou.
A máquina de Papin teve uma grande aplicação durante quase 50 anos. Seu modelo foi posto em funcionamento por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por Brindley e Smeaton. Foi utilizada para bombear água de minas e para elevadores de carvão.
O emprego das forças da natureza marcou um grande progresso na indústria humana. Na época de Papin se realizaram as pesquisas básicas para o desenvolvimento da máquina a vapor. Nota-se como o trabalho foi coletivo, cada nome, de fato, representando o esforço de muitos de nossos antepassados. Um trabalho que se transformou no conhecimento criador de novos progressos.
A maravilhosa evolução da sociedade humana se realizou pelo esforço coletivo conjunto e revela como se dá o progresso gradual ao longo dos séculos. O estudo dessa história é a base para a formação de uma verdadeira ciência social, de uma sociologia moderna. Que indique com certeza científica de onde estamos vindo e para onde vamos.

AMANHÃ: Descobridor do gás carbônico e do calor latente: o médico, físico e químico Joseph Black.


Um comentário:

  1. É uma pena assuntos assim não serem mais divulgados. O que o homem, dito moderno, carrega consigo por não saber disso é a indiferença.
    PARABÉNS PAPIN!!!

    ResponderExcluir