sábado, 13 de agosto de 2011

0813 1 QUADRO DO MÊS DE GUTENBERG A INDÚSTRIA MODERNA

0813 1 QUADRO DO MÊS DE GUTENBERG   A INDÚSTRIA MODERNA

Calendário HISTÓRICO FILOSÓFICO
 para um ano qualquer OU
quadro concreto da preparação humana
GUTENBERG   A INDÚSTRIA MODERNA
LUNEDIA=segnda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são para o ano comum; à direita, anos bissextos.

A Sociologia científica abstrata, que estuda os fenômenos dos grupos associados tem como base de observação a filiação histórica. A Sociologia aplicada, descritiva, não estuda os fenômenos sociais, mas apenas os fatos, coisas e pessoas em suas relações. Os fenômenos sociais abstratos permitem a descoberta de relações que levam à previsão dos acontecimentos sociais. A ciência apenas descritiva não permite a previsão,  que é a importante característica da ciência moderna. A previsão sociológica é fundamental no exercício da nobre arte da Política.
A evolução da sociedade não é linear, apresentando desvios, retrocessos, conflitos. Mas podemos perceber o que ocorreu no progresso social contínuo pesquisando a sucessão das civilizações mais adiantadas ao longo do tempo. É dessa forma que podemos descobrir como a atividade humana evoluiu com o passar dos séculos e dos milênios. A avaliação tem como referência o bem da sociedade no mundo.
O progresso realizado na Europa do ocidente durante a Idade Média decorreu do Feudalismo na política associado ao Catolicismo na formação da opinião, pelo ensino e pela consagração. Não ocorreu no resto da Europa, que não era católico romano. Desse modo o escravo passou a ser servo da gleba. O escravo adquiriu os direitos de servo, acabando com a escravidão que havia em toda antiguidade. O servo da gleba trabalhava livremente embora obrigado a ficar no território de seu Senhor, de seu Barão, devendo a ele servir com serviços e pagamento em troca de sua proteção. Foi no primeiro terço do período medieval, entre os anos de 400 e 700 da nossa era. Na Europa oriental essa fase ocorreu com muito atraso, por vezes somente nos anos 1900, no século XX.
Em seguida, com a passagem dos servos da gleba a trabalhadores livres, a produção industrial artesanal se desenvolveu com a libertação gradual dos servos de suas obrigações devidas ao seu Barão feudal. O que ocorreu entre os anos 700 e 1000.
No terço seguinte, do ano 1000 até 1300 a produção industrial e o comércio se desenvolveram, as profissões se organizaram em corporações e o capital se acumulou. A invenção da bússola permitiu a realização das grandes navegações. O emprego das armas de fogo reduziu o tempo e o esforço físico no treinamento militar. O desenvolvimento das ciências e do conhecimento das leis naturais orientou o aperfeiçoamento das ferramentas e das máquinas. A submissão às leis conhecidas permitiu a utilização das forças da natureza em lugar da força humana e animal. E finalmente a grande invenção da imprensa assegurou a expansão rápida e permanente do pensamento através do mundo.
O rápido crescimento da indústria e comércio criou novos problemas sociais. A forças econômicas se desenvolveram sem que o seu controle acompanhasse o seu crescimento. O resultado foram grandes conflitos que pareceram ser permanentes e que sempre resultariam do capital e do capitalismo.
Na modernidade esses conflitos entre o trabalhador e o capital foram estudados. Vários controles foram estabelecidos para a solução dos desajustes, resultando em melhores condições de vida para o trabalhador. A nova civilização pacífica e industrial começou a se estabelecer com amplas liberdades para o bem do povo no regime republicano.
Este calendário registra os grandes representantes da preparação humana até a Revolução Francesa de 1789. Essa foi a base para a positivação da Sociologia e da Psicologia ocorrida nos anos 1800, do século XIX.
O progresso geral se acelerou nos séculos seguintes, cujo julgamento deve ser feito mais tarde, avaliando os significativos resultados obtidos.


Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário