domingo, 28 de agosto de 2011

0828 MARIOTTE padre descobre a lei dos gases

0828 MARIOTTE   padre descobre a lei dos gases

28 DE AGOSTO. MARIOTTE: grande variedade de pesquisas, na pressão da seiva e do sangue.

MARIOTTE
Edme Mariotte
(nasceu cerca de 1620, em Dijon, França; morreu em 1684 em Paris)

FAMOSO PADRE E FÍSICO DESCOBRIDOR DA LEI DOS GASES JUNTO COM BOYLE

O progresso realizado na Europa do ocidente durante a Idade Média decorreu do Feudalismo na política associado ao Catolicismo na formação da opinião, pelo ensino e pela consagração. Não ocorreu no resto da Europa, que não era católico romano. Desse modo o escravo passou a ser servo da gleba. O escravo adquiriu os direitos de servo, acabando com a escravidão que havia em toda antiguidade. O servo da gleba trabalhava livremente embora obrigado a ficar no território de seu Senhor, de seu Barão, devendo a ele servir com serviços e pagamento em troca de sua proteção. Foi no primeiro terço do período medieval, entre os anos de 400 e 700 da nossa era. Na Europa oriental essa fase ocorreu com muito atraso, por vezes somente nos anos 1900, no século XX.
Em seguida, com a passagem dos servos da gleba a trabalhadores livres, a produção industrial artesanal se desenvolveu com a libertação gradual dos servos de suas obrigações devidas ao seu Barão feudal. O que ocorreu entre os anos 700 e 1000.
No terço seguinte, do ano 1000 até 1300 a produção industrial e o comércio se desenvolveram, as profissões se organizaram em corporações e o capital se acumulou
Este calendário registra os grandes representantes da preparação humana até a Revolução Francesa de 1789. Essa foi a base para a positivação da Sociologia e da Psicologia ocorrida nos anos 1800, do século XIX.
O progresso geral se acelerou nos séculos seguintes, cujo julgamento deve ser feito mais tarde, avaliando os significativos resultados obtidos.
Nesta terceira semana mostra o controle dos homens sobre as forças naturais sobretudo pelo estado do gás sobre pressão e calor. Conseguido pelo conhecimento e submissão às leis naturais que regem os fenômenos. O chefe de semana é James Watt associado e seus precursores e os pesquisadores que descobertas necessárias para a invenção da máquina a vapor. Sua biografia está no domingo que encerra a semana.

Ver em 0813 1 O Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.

MARIOTTE nasceu em Dijon, em data não conhecida. Ele tomou as ordens religiosas e foi nomeado prior da abadia de Saint-Martin-sous-Beaune. Mas se dedicou, sobretudo, às pesquisas científicas, sendo um exemplo de sacerdote cientista.
Ele acompanhou de perto as descobertas que os sábios como Galileu e Torricelli acabavam de fazer. Foi, em 1666, um dos membros fundadores da Academia de Ciências em Paris.
Suas principais obras são:
1 Tratado sobre o choque dos corpos.
2 Ensaio sobre a vegetação.
3 Discurso da Natureza do Ar, de 1676.
É na terceira obra em que ele formula e mostra a verificação da lei dos gases, o tratado que deu a Mariotte seu maior renome. Nele, Mariotte cunhou o nome de barômetro para o medidor de pressão do ar atmosférico.
A lei descoberta ao mesmo tempo por Mariotte na França e por Roberto Boyle na Inglaterra ficou conhecida pelo nome de LEI DE BOYLE-MARIOTTE.
A lei de Boyle-Mariotte mostra que o volume de um gás varia na razão inversa da pressão a que o gás está submetido, mantida a mesma temperatura. Ou seja, indica que há uma relação matemática que liga a pressão e o volume da mesma quantidade de gás: se a pressão dobra, o volume se reduz à metade. E se a pressão for três vezes maior, o volume se reduz a 1/3, ou um terço do volume original.
A lei é expressa pela relação  V=1/P,    ou seja, se a pressão P for 5,
             o volume V será   V=1/P=1/5,  o volume será a quinta parte
             do volume inicial.
A lei dos gases não tem validade nas pressões próximas às pressões em que os gases passam ao estado líquido.
A descoberta dessa lei é um exemplo da função da ciência em REPRESENTAR de forma aproximada a realidade. O ar e os outros gases apresentam propriedades, como o volume e a pressão. Portanto, a relação descoberta liga duas propriedades do ser, do gás. As propriedades são conhecimentos abstratos, não são coisas, não são seres concretos, tangíveis, tocáveis. A lei, portanto, é abstrata, indica a relação entre duas abstrações, que são atributos de um gás qualquer, do ar, do hidrogênio, de qualquer gás. As abstrações são conhecimentos gerais, que valem abrangendo muitos seres, muitas coisas.
Mas a lei, a relação entre atributos, não é a própria realidade. É uma relação TIRADA da realidade, abstraída da realidade, do ser, das coisas.
A lei de Boyle-Mariotte tem validade para grande faixa de pressões. Mas pode ocorrer que ela não seja válida para casos extremos, fora dos casos já testados, como no caso de muito altas pressões.
O mesmo se deve dizer da lei da gravidade de Newton, que pode não atender a casos extremos, como Einstein mostrou. Porque a ciência é a REPRESENTAÇÃO aproximada do real, não é a realidade absoluta, eterna, imutável. Mas, dentro da variação testada, a relação é fixa, imutável, de modo relativo. A relação fixa permite a previsão: dado um fator, pode-se prever o outro fator. Sem a lei, apenas com a descrição dos seres concretos, sem abstração, não é possível prever. A previsão só pode ser feita conhecendo-se as RELAÇÕES abstratas, ou seja, conhecendo-se a lei de ligação entre as propriedades, entre os fenômenos.
Ele com Pierre Perrault fez a investigação na bacia do rio Seine quanto à precipitação anual de chuvas em relação à sua descarga. Mariotte em 1680 publicou descobertas  sobre a elasticidade de materiais semelhantes às pesquisas de Robert Hooke.
Mariotte dedicou-se a uma ampla variedade de pesquisas, sobre a síntese efetuada pelos vegetais, a pressão da seiva, comparada com a pressão do sangue nos animais. Também pesquisou o movimento dos fluidos, a composição da cor e as notas musicais do trompete.


AMANHÃ: Inventou a panela de pressão, a autoclave e a máquina a vapor: Papin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário