quinta-feira, 18 de agosto de 2011

0818 COOK EXPLORADOR DO OCEANO PACÍFICO

18 DE AGOSTO: Documentou suas viagens com mapas precisos e detalhada descrição: Cook.

COOK
James Cook
(nasceu em 1728, na Inglaterra; morreu em 1779, no Haway)
NAVEGADOR INGLÊS EXPLORADOR NO OCEANO PACÍFICO E DA ANTÁRTICA

O progresso realizado na Europa do ocidente durante a Idade Média decorreu do Feudalismo na política associado ao Catolicismo na formação da opinião, pelo ensino e pela consagração. Não ocorreu no resto da Europa, que não era católico romano. Desse modo o escravo passou a ser servo da gleba. O escravo adquiriu os direitos de servo, acabando com a escravidão que havia em toda antiguidade. O servo da gleba trabalhava livremente embora obrigado a ficar no território de seu Senhor, de seu Barão, devendo a ele servir com serviços e pagamento em troca de sua proteção. Foi no primeiro terço do período medieval, entre os anos de 400 e 700 da nossa era. Na Europa oriental essa fase ocorreu com muito atraso, por vezes somente nos anos 1900, no século XX.
Em seguida, com a passagem dos servos da gleba a trabalhadores livres, a produção industrial artesanal se desenvolveu com a libertação gradual dos servos de suas obrigações devidas ao seu Barão feudal. O que ocorreu entre os anos 700 e 1000.
No terço seguinte, do ano 1000 até 1300 a produção industrial e o comércio se desenvolveram, as profissões se organizaram em corporações e o capital se acumulou. A invenção da bússola permitiu a realização das grandes navegações. O emprego das armas de fogo reduziu o tempo e o esforço físico no treinamento militar. O desenvolvimento das ciências e do conhecimento das leis naturais orientou o aperfeiçoamento das ferramentas e das máquinas. A submissão às leis conhecidas permitiu a utilização das forças da natureza em lugar da força humana e animal. E finalmente a grande invenção da imprensa assegurou a expansão rápida e permanente do pensamento através do mundo.
Este calendário registra os grandes representantes da preparação humana até a Revolução Francesa de 1789. Essa foi a base para a positivação da Sociologia e da Psicologia ocorrida nos anos 1800, do século XIX.
O progresso geral se acelerou nos séculos seguintes, cujo julgamento deve ser feito mais tarde, avaliando os significativos resultados obtidos.

Ver em 0813 1 O Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


JAMES COOK nasceu em Cleveland, no antigo condado de Yorkshire, na costa do Mar do Norte da Inglaterra, em 27 de outubro de 1728. Filho de um agricultor, com talento e muito trabalho, tornou-se o navegador mais completo de seu tempo.
Trabalhou como aprendiz no comércio e, aos quatorze anos embarcou em navio como marinheiro. Depois de servir vários anos na marinha mercante, chegou Ao posto de imediato, o segundo posto no comando do navio. Em seguida entrou para o serviço da marinha da Inglaterra, The British Royal Navy.
Ele serviu no Canadá, destacando-se por seus mapas de navegação, desenhando cartas náuticas do Quebec e do rio São Lourenço, com grande precisão, que ficaram em uso por muito tempo. Foi em 1769 que Cook começou a grande aventura de sua vida, as três viagens de exploração do oceano Pacífico.
A primeira viagem foi realizada pelo governo britânico para observar a passagem do planeta Vênus a ser vista apenas no hemisfério sul. Também a viagem serviria para explorar a região. Na tripulação do navio estava um astrônomo, dois artistas e três naturalistas, entre eles Joseph Banks, mais tarde presidente da Royal Society of Science. Ele chegou ao oceano Pacífico contornando a América do Sul e o Cabo Horn. Cumprida a missão científica, passou a explorar a costa da Nova Zelândia, a costa norte da Austrália e chegando a Nova Guiné.
A segunda viagem de Cook começou em 1772, durando três anos, destinava-se a explorar as terras do Pacífico sul, onde os primeiros viajantes haviam achado sinais de continentes.
Nessa missão, Cook contornou a África, passou pelo Cabo da Boa Esperança e navegou atravessando o círculo Antártico em 1773. Em seguida contornou o continente da Antártida, fazendo a circunavegação do globo terrestre junto às terras geladas da Antártida. Para evitar o frio excessivo nas latitudes do sul, Cook navegava no inverno para o norte, para águas mais quentes. Explorando o mar a oeste de Tahiti, tornou-se o primeiro a descobrir o arquipélago que mais tarde se chamou Ilhas de Cook.
A segunda viagem provou não haver nenhum grande continente no sul do Oceano Pacífico. Retornou par a Inglaterra em 1775 e logo propôs a terceira viagem, para resolver um grande mistério geográfico: achar a passagem do Oceano Atlântico para o Pacífico através o norte da América do Norte.
Em 1776 ele começou a sua terceira viagem, quando realizou a exploração do norte do Oceano Pacífico e que duraria até 1779. A viagem teve sérios problemas, desde o seu começo.
Na Nova Zelândia, a expedição sofreu seu primeiro sério ataque violento de todas as suas viagens. Os selvagens antropófagos locais mataram e comeram um pequeno grupo de seus homens. Cook reconheceu, então, que viajantes europeus se apossavam da alimentação dos habitantes da região, criando a hostilidade do povo e aumentando o conflito entre os chefes locais.
Dirigindo-se para o norte do Pacífico, Cook encontrou territórios não explorados, sendo feita a descoberta das ilhas do Hawai. Contornou a costa do Canadá e do Alasca, mas a passagem para o Oceano Atlântico não foi achada. Com a chegada do inverno, ele decidiu passar o inverno nas ilhas do Hawai.
A tripulação teve um descanso tranquilo na Baia de Kealakekua no Hawai. Ao saírem de lá, uma forte tormenta danificou um dos navios da frota. Ao retornarem para reparos, Cook encontrou uma recepção hostil. O conflito acabou em violência, e um dos habitantes locais atingiu e matou Cook.
A tripulação retornou aos navios e rumou para o norte e depois para a Inglaterra. O resultado da viagem foi a exploração e o mapeamento do Pacífico norte.
Cook fez muitas descobertas, consolidou o trabalho de vários exploradores anteriores, fez o mapa do Oceano Pacífico desde o norte, no Ártico, até o sul, na Antártida e acabou com o mito da existência de um continente, em redor do pólo sul. Nas viagens coletou amostras de plantas e de animais e fez o estudo da cultura dos povos nativos encontrados. Testou novos métodos de navegação marítima e mostrou que uma alimentação adequada manteria a saúde dos viajantes em longas viagens. Acima de tudo, Cook e seus companheiros documentaram com cuidado e precisão todo o trabalho realizado, produzindo mapas precisos e detalhada descrição de suas descobertas.
Até hoje se recomenda a leitura das VIAGENS DE COOK, o livro que é o modelo das observações feitas pelo homem sobre o seu planeta e seus habitantes. É um registro do trabalho coletivo de nossos antepassados na longa evolução da sociedade ao longo dos milênios, com seus seus muitos obstáculos e suas vitórias, sob a ação do sentimento do bem comum, das emoções da solidariedade.

AMANHÃ: O herói do descobrimento do Novo Mundo: Colombo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário