sexta-feira, 19 de agosto de 2011

0819 COLOMBO DESCOBRIDOR DO NOVO MUNDO

19 DE AGOSTO: O herói do descobrimento do Novo Mundo: Colombo.

COLOMBO
Cristóvão Colombo, Cristoforo Colombo, Cristóbal Colón; Columbus, Christopher
(nasceu em 1451, em Gênova, Itália; morreu em 1506, em Valadolid, Espanha)

ALMIRANTE GRANDE NAVEGADOR PRIMEIRO IMPORTANTE DESCOBRIDOR DO NOVO MUNDO

O progresso realizado na Europa do ocidente durante a Idade Média decorreu do Feudalismo na política associado ao Catolicismo na formação da opinião, pelo ensino e pela consagração. Não ocorreu no resto da Europa, que não era católico romano. Desse modo o escravo passou a ser servo da gleba. O escravo adquiriu os direitos de servo, acabando com a escravidão que havia em toda antiguidade. O servo da gleba trabalhava livremente embora obrigado a ficar no território de seu Senhor, de seu Barão, devendo a ele servir com serviços e pagamento em troca de sua proteção. Foi no primeiro terço do período medieval, entre os anos de 400 e 700 da nossa era. Na Europa oriental essa fase ocorreu com muito atraso, por vezes somente nos anos 1900, no século XX.
Em seguida, com a passagem dos servos da gleba a trabalhadores livres, a produção industrial artesanal se desenvolveu com a libertação gradual dos servos de suas obrigações devidas ao seu Barão feudal. O que ocorreu entre os anos 700 e 1000.
No terço seguinte, do ano 1000 até 1300 a produção industrial e o comércio se desenvolveram, as profissões se organizaram em corporações e o capital se acumulou. A invenção da bússola permitiu a realização das grandes navegações. O emprego das armas de fogo reduziu o tempo e o esforço físico no treinamento militar. O desenvolvimento das ciências e do conhecimento das leis naturais orientou o aperfeiçoamento das ferramentas e das máquinas. A submissão às leis conhecidas permitiu a utilização das forças da natureza em lugar da força humana e animal. E finalmente a grande invenção da imprensa assegurou a expansão rápida e permanente do pensamento através do mundo.
Este calendário registra os grandes representantes da preparação humana até a Revolução Francesa de 1789. Essa foi a base para a positivação da Sociologia e da Psicologia ocorrida nos anos 1800, do século XIX.
O progresso geral se acelerou nos séculos seguintes, cujo julgamento deve ser feito mais tarde, avaliando os significativos resultados obtidos.

Ver em 0813 1 O Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.


CRISTÓVÃO COLOMBO nasceu no território genovês em 1451. Por algum tempo trabalhou com seu pai na fiação de lã e depois foi estudar em Paris. Aos quinze anos já estava navegando.
Colombo conheceu desde o oriente até o norte da Europa e tomou parte com seu irmão Bartolomeu em muitas expedições portuguesas para a costa da África. Pelos mapas marítimos de Palestrello e por seu diário, sabe-se que Colombo conhecia os progressos dos portugueses no sul da África e as dificuldades que eles tinham encontrado. Palestrello era um dos navegadores do príncipe dom Henrique, o Navegador. Colombo casou-se com sua irmã.
Colombo formou a idéia de chegar à Índia viajando para o oeste, no lugar de ir para o sul e para o leste, contornando a África. Com base na esfericidade da terra, esse modo também levaria até a Índia. Informações e encorajamento de Toscanelli de Florença aprovavam seu projeto e dizia que o mundo não era tão extenso como o povo pensava.
Durante muitos anos de fadiga, Colombo deveria expor o seu projeto de um rei para outro, trabalhando em vão para demonstrar aos cosmógrafos que ele não estava enganado, aos padres que ele não era um herege e para persuadir os príncipes que eles não deviam pensar somente nas grandes despesas envolvidas.
Finalmente, em 1492, depois de desistir de Portugal, Colombo na Espanha conseguiu que a rainha Isabel aceitasse seus argumentos de que uma grande glória se daria ao soberano que aprovasse a viagem. E um grande serviço seria oferecido à religião para a expansão da fé cristã nas novas nações e que se encontrariam grandes riquezas nos países de além-mar. O argumento religioso seria repetido sempre nos relatórios de viagem de Colombo.
Em 3 de agosto de 1492 Colombo, com três barcos, partiu de Palos, na Andaluzia para encontrar a Índia. A viagem foi de ansiedade a cada dia. Os homens perdiam gradativamente a confiança e insistiam em abandonar a missão e por várias vezes chegaram a ponto de se amotinar contra Colombo.
Cada fenômeno diferente, a variação da agulha da bússola, por exemplo, era tomado como um sinal de perigo. Até mesmo os ventos favoráveis inspiravam o receio de não poder voltar.
Em 12 de outubro eles chegaram a uma das ilhas da Lucaias, onde eles permaneceram até janeiro de 1493, descobrindo várias ilhas muito povoadas, entre elas Haiti e Cuba. O nome geral dado de Ilhas Ocidentais lembra a idéia de Colombo de ter chegado ao mar das Índias. Deixando uma pequena colônia no Haiti, ele voltou à Espanha, levando as provas da riqueza do novo mundo. Ele recebeu dos reis Fernando e Isabel as honras de conquistador.
Seis meses depois, ele embarcou em nova viagem, desta vez com 17 navios e 1500 homens. Essa viagem durará até a primavera de 1496. Explorou o Haiti e visitou a Jamaica e outras ilhas. Mas fatigado das disputas e dos ciúmes entre os novos colonos, cuja maior preocupação era a busca de ouro, resolveu voltar à Espanha.
Na sua terceira viagem em 1498, ele atingiu Trinidad e fez contato com o continente americano junto à embocadura do rio Orenoco, que, com sua grande largura o convenceu de que para o sul se estendia uma grande terra desconhecida. Ao voltar ao Haiti, encontrou a colônia em grande confusão. Seus inimigos tramaram sua prisão e acorrentado foi mandado para a Espanha. Ao chegar, a visão do conquistador acorrentado provocou grande revolta e ele foi de imediato solto.
Colombo guardou as correntes que o prenderam como troféu das recompensas que recebeu por seus serviços e mandou que elas fossem enterradas com ele.
Em 1503 fez a sua quarta e última viagem, quando descobriu a Martinica, chegou novamente ao continente americano e contornou a costa de Honduras e o golfo de Darien. O mau estado de seus navios forçou seu retorno. Doente, morreu em abandono e pobre em 20 de maio de 1506.
Colombo é o herói do descobrimento do Novo Mundo, o grande episódio na tarefa da sociedade humana de conhecer o seu planeta. Não foi por acaso. O seu plano foi preparado, pouco a pouco, por muitos trabalhadores, por mais de um século.
Assim reconhecemos a imensa dívida para com nossos antepassados. E a história desses trabalhos forma uma evolução gradual, longa, que mostra nossas origens, desde a mais cruel animalidade até nossos dias.
Não basta esse registro superficial. É necessário pesquisar com seriedade, nesse caminhar, de onde viemos e para onde vamos. E determinar em que ponto estamos hoje nessa evolução, para sermos felizes.


AMANHÃ: Modelo de trabalhador moderno, artista mecânico com inspiração da beleza: Benevenuto Cellini


Nenhum comentário:

Postar um comentário