sábado, 30 de maio de 2015

0601C STA GENOVEVA a fé católica na proteção aos fracos, às damas, aos pobres

JUNHO.01 Genoveva: A padroeira de Paris fez a conversão de toda a França.

SANTA GENOVEVA
Sainte Geneviève-de-Paris, Saint Genevieve, Sankt Genovefa
(nasceu no ano 422 da nossa era, em Nanterre, França; morreu no ano 512, em Paris)

SANTA PADROEIRA QUE SALVOU A CIDADE DE PARIS DA INVASÃO DOS HUNOS

O Catolicismo
A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Genoveva (422-512dC), em francês Geneviève, em alemão Sankt Genovefa nasceu em Nanterre, França. Seu pai era pastor no campo, e Nanterre era uma vila junto do monte Valerien, que domina e protege Paris. Desde sua juventude foi orientada para a vida religiosa pelo Bispo São Germain de Auxerre. Ao morrerem seus pais, ela mudou-se para Paris. A tradição diz que ela previu a invasão dos Hunos.
Quando Atila ameaçou Paris no ano 451, os habitantes de Paris estavam decididos a abandonar a cidade. Genoveva, então com 29 anos, convenceu a todos a não deixarem Paris, ficando na cidade. Ela deu o exemplo, e passou vários dias rezando no batistério da igreja. O exercito de Atila foi para Orleans, que fica a 110 quilômetros de Paris, onde foi derrotado.
Uma vez a estruturada em seus dogmas e na sua hierarquia, a Igreja Católica passa a formar sua instituição política. Começou com o imperador Constantino, seguindo com o Imperador Teodósio e com São Gregório I, chegando ao apogeu com o papa Hildebrando, Gregório VII. Santa Genoveva de Paris é lembrada e venerada nessa tarefa.
Genoveva tem grande número de títulos de glória, dizendo-se realizou com sucesso sua intercessão junto a Childeric, rei dos Francos Salian, para que libertasse seus prisioneiros.
Ela também teria feito a conversão ao catolicismo do rei Clovis I, e, por meio dele, teria convertido a nação francesa inteira. E junto a Clovis e Clotilde teria insistido para que construíssem a Igreja de São Denis e a de São Pedro-São Paulo.
Essas ações de Genoveva marcam as primeiras atitudes da instituição da Cavalaria Católica, de proteção aos fracos, às damas e aos pobres. O nome de Genoveva é, desde muitos séculos, muito caro ao povo de Paris, por sua inspiração ao heroísmo e no sentido de uma ternura piedosa.
Na igreja de São Pedro-São Paulo ficam os túmulos de Genoveva e de Clovis e Clotilde. Essa igreja tomou, em seguida o nome de igreja de Santa Genoveva e tornou-se, mais tarde, uma abadia célebre.
No século 18 uma outra grande igreja foi construída e dedicada à santa. Em 1793, durante a revolução francesa, o governo transformou essa igreja no Panteon. E então tinha uma inscrição:
       “Aos grandes homens a pátria reconhecida”.

AMANHÃ: São Gregório Magno o quarto e último Doutor da Igreja Católica Romana.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário