quarta-feira, 20 de maio de 2015

0521C QUADRO DO MÊS DE S PAULO-O CATOLICISMO PARA TODA HUMANIDADE

MAIO 21 Calendário Filosófico REGENERAÇÃO MORAL PELA COMPRESSÃO DO EGOÍSMO
A grande contribuição do Catolicismo para o progresso da sociedade humana
Com Paulo de Tarso e Lucas
O Catolicismo
no progresso da sociedade humana
A Idade Média faz a transição entre a civilização da Grécia e Roma para os tempos modernos. A modernidade é contada a partir dos anos 1300 com a queda do papado. A mudança foi feita com a passagem do politeísmo romano para o monoteísmo católico.
Verifica-se que o Catolicismo teve uma função importante nessa etapa da evolução sócia com a regeneração moral dos povos pela educação dos sentimentos. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento de associação e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal.
A dedicação dos gregos à filosofia e à ciência e dos romanos à política enfraqueceram o politeísmo, religião oficial, resultando no relaxamento dos costumes. Pitágoras, os estóicos e Epicuro tentaram a reorganização da vida e dos costumes. Essa era a necessidade de regeneração moral sentida pelos gregos e pela elite de Roma. Note-se que os filósofos gregos como Platão e Aristóteles já tinham adotado o monoteísmo.
O povo judeu aspirava então à libertação do domínio sucessivo que sofreu ao ser submetido aos assírios, aos gregos e aos romanos. Afinal, um libertador divino era ardentemente esperado. O Cristianismo é que viria atender à necessidade de regeneração moral dos romanos e à aspiração de um redentor da nação dos judeus. E quem criou a doutrina de salvação foi o filósofo e apóstolo Paulo de Tarso. Fazendo parte da elite intelectual judaica de Jerusalém, era conhecedor da lei de Moisés e conhecedor da cultura grega. Paulo foi tomado pela crença no profeta da doutrina de Cristo para elaborar uma nova religião destinada a todos, a judeus e aos gentios, os não judeus.
Verifica-se e fica bem claro na história o importante papel de todas as doutrinas religiosas no ensino e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome do sagrado ser superior divino.
As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte sua população e a própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de morte que a associação, isto é, a humanidade, tem permanentemente feito desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões tiveram a sensação da força dessa realidade sociológica básica. Regra que obrigou e obriga toda doutrina eternamente a proteger e servir à humanidade, o grande organismo social humano.

O Calendário indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; na segunda semana a instituição política do papado, com o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos monastérios; na última semana com seu controle e estímulo da vida moral da população e com o surgimento do protestantismo.

Calendário HISTÓRICO FILOSÓFICO
 para um ano qualquer OU
quadro concreto da preparação humana

LUNEDIA=segnda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são para o ano  C comum; à direita, anos B bissextos.
As datas da última coluna à direita é data gregoriana ano comum.


Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
VER NO BLOG  Calendário Filosófico:
Cada dia uma biografia: Encontre no Google pelo nome
CALENDARIO FILOSOFICO
***




A SEGUIR A BIOGRAFIA MUITO RESUMIDA DE PAULO DE TARSO
PARA A VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA VER 0521 02 C
 no BLOG DO CALENDARIO, FAZENDO A BUSCA
NO GOOGLE PELO NOME:
CALENDARIO FILOSÓFICO


SÃO PAULO  a regeneração moral pela compressão dos vícios do egoísmo
Paulo de Tarso:  a criação da doutrina universal para toda a humanidade
SÃO PAULO
APÓSTOLO FORMULADOR DO CATOLICISMO
Saul de Tarso, Paulo de Tarso
(nasceu no ano 10 da nossa era em Tarsus, na Cilícia, Ásia Menor, hoje Turquia; morreu cerca do ano 64, em Roma)

FORMOU A RELIGIÃO UNIVERSAL OU CATÓLICA A PARTIR DA SEITA CRISTÃ DOS JUDEUS


Paulo de Tarso apóstolo (10-64 dC), santo da Igreja Católica, representa um dos mais importantes personagens na historia da cultura humana. Seu trabalho de elaboração, ensino e pregação foi básico para a criação e divulgação da doutrina religiosa do Catolicismo. Sua versão do Cristianismo para todos os povos, para os chamados gentios, prevaleceu sobre a seita exclusivamente judaica do apóstolo Pedro, só para os judeus Tornou-se a religião para toda população humana mais avançada, na Europa romana do ocidente, a civilização ocidental.
A Europa católica é que desenvolveu nos povos o sentimento do bem e do mal, ensinando a generosidade e o cavalheirismo. Foi assim elaborado um sistema articulado com o seu culto, dogma e suas práticas religiosas. Os sacerdotes católicos sistematizaram o ensino da arte e da ciência incentivando a repressão dos sentimentos egoístas como a gula e o instinto sexual. O Catolicismo e o Feudalismo formaram a civilização da Europa ocidental, a mais adiantada na história, que hoje se vê cada vez mais difundida em todos os continentes pela globalização.
Pode-se notar que o Cristianismo de Paulo difere muito da palavra dos judeus cristãos de Jerusalém. Para Paulo, era uma fé universal, para todos, mas, para os cristãos judeus, a nova doutrina de Cristo era posta por judeus somente para judeus, ou seja, era apenas uma seita judaica. Por esse crime Paulo sofreu mesmo a pena de apedrejamento de que se salvou ao fingir-se de morto. Venceu a doutrina para os gentios, isto é, para os não judeus, como uma religião para todo o mundo, a religião universal, religão católica em grego.
Por seu longo e constante esforço, por sua cultura filosófica, por sua extraordinária e bem sucedida realização, merece Paulo de Tarso estar entre os tipos mais importantes da humanidade, em todos os tempos.
A nova religião chegou para tornar as pessoas menos ferozes, mais instruídas, mais educadas. Mas a instalação das novas idéias se fez também, ainda, no início, com ferocidade, com violência e carnificina contra os politeístas que resistiam. Só quando o monoteísmo se tornou maduro, depois de dez séculos, é que a civilização da Idade Média criou a Cavalaria, a atitude cavalheiresca, o culto da mulher amada, o culto humano da Virgem, o culto da humana sagrada família.
Como se reconhece o resultado da ação do Catolicismo sobre a sociedade dos humanos? Isso é feito comparando os pensamentos e os costumes existentes ANTES e esses sintomas DEPOIS da Idade Média.


AMANHÃ: São Cipriano teólogo da nova Igreja.

ESSA FOI A BIOGRAFIA MUITO RESUMIDA.
PARA A VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA
VER 0521 02 C  No BLOG DO CALENDARIO, FAZENDO A BUSCA
NO GOOGLE PELO SEGUINTE NOME:
CALENDARIO FILOSÓFICO
***


A SEGUIR A BIOGRAFIA MUITO RESUMIDA DE S. LUCAS
PARA A VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA VER 0521 03 C
 no BLOG DO CALENDARIO


SÃO LUCAS evangelista médico não judeu companheiro de Paulo
Lucas: o apostolado para os gentios e para a glorificação da mãe de Cristo
SÃO LUCAS
Saint Luc, Luke, Saint
(viveu nos primeiros cem anos de nossa era, provavelmente entre os anos 30 e 80 da nossa era)

EVANGELISTA ACOMPANHANTE DE SÃO PAULO EM SUAS MISSÕES

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

LUCAS (entre 30 e 80dC)  santo da Igreja Católica, é o autor do terceiro evangelho, tendo acompanhado o Apostolo Paulo em suas viagens. Seus textos são bem escritos, os melhores do Novo Testamento quanto ao aspecto literário. Pouco se sabe de sua biografia. O modo como escreve mostra um gosto literário bem desenvolvido aliado a uma boa formação cultural.
Ele colaborou nas tarefas de Paulo Apóstolo e foi seu companheiro de jornada em várias viagens missionárias. A tradição indica ser ele um Gentio, isto é, um não Judeu e ser médico de profissão.
Lucas é citado pelo nome em três das epistolas que receberam o nome de Paulo e que devem ter sido escritas de Roma. São as epistolas de Filemon, Aos Colossensses IV e a Timoteo IV. Acredita-se que Paulo se refere a Lucas quando, na 2ª aos Corintios diz ter sido ele
     “o irmão escolhido pelos votos das igrejas para viajar conosco”.
Podemos então considerar Lucas ter sido
     “O médico querido”.
Lucas foi o fiel companheiro e colaborador de Paulo.
Pouco se sabe a mais da vida de Lucas, mas consta que suas relíquias foram levadas da Acaia na Grécia para Constantinopla pelo imperador Constantino.
O terceiro evangelho, qualquer que seja seu autor, está de acordo com a doutrina do apostolado para os Gentios de Paulo e com a glorificação da Virgem-Mãe, uma concepção única, que forneceu ao catolicismo o importante culto de veneração da figura materna.
São Paulo e São Lucas estão lado a lado na apoteose da Igreja Católica vista por Dante no paraíso terrestre (Purgatório, XXIX. 1333-141).

AMANHÃ: São Cipriano teólogo da nova Igreja.


ESSA FOI A BIOGRAFIA MUITO RESUMIDA.
PARA A VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA
VER 0521 03 C  No BLOG DO CALENDARIO, FAZENDO A BUSCA
NO GOOGLE PELO SEGUINTE NOME:
CALENDARIO FILOSÓFICO
***




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário