sábado, 2 de maio de 2015

0503 C PTOLOMEU LAGUS a pacificação e defesa da civilização da Grécia

03 DE MAIO. Ptolomeu Lagus: liberalidade, critério e prudência na guerra e na paz

PTOLOMEU LAGUS
Ptolémée Lagus, Ptolomeus Lagus, Ptolemaeus Lagus
Ptolomeu I Soter, Πτολεμαίος Σωτήρ
(nasceu no ano 367 antes da nossa era; morreu no ano 283)

GENERAL MACEDÔNIO REI DO EGITO FUNDADOR DO MUSEU DE ALEXANDRIA

A CIVILIZAÇÃO MILITAR
Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS





Ptolomeu (367-283 aC) era filho de Arsinea e de seu marido Lagus, um nobre da Macedônia, ou de seu amante, o rei Felipe II. Foi um dos generais de confiança de Alexandre o Grande, e estava entre os sete componentes de seu grupo de guarda-costas.
Era poucos anos mais velho do que Alexandre, sendo um amigo íntimo desde a infância. Decerto esteve no grupo de jovens nobres que tiveram lições com Aristóteles. Ptolomeu acompanhou Alexandre desde as primeiras campanhas, tendo parte importante nas campanhas posteriores no Afeganistão e na Índia.
Com a morte de Alexandre, em 323, tornou-se o governador do Egito até morrer em 283. No ano de 305 tomou o título de Rei do Egito com o nome de Ptolomeu I Soter (o sábio) e foi o fundador da dinastia Ptolomaica do Egito. Existe um busto dele no Museu Britânico em Londres.
Foi um militar e estadista criterioso e prudente e, no fim de 40 anos de guerra no governo do Egito, tinha um reino forte e bem ordenado.
Sua reputação de liberalidade e de bom trato fez permanecer a seu serviço a classe instável de soldados da Macedônia e da Grécia conseguindo a conciliação com os nativos do Egito.
Ptolomeu foi um protetor da cultura, fundando o famoso e grande MUSEU DE ALEXANDRIA, destinado principalmente a desenvolver e difundir o saber científico da época. Escreveu a historia das campanhas militares de Alexandre, um texto que não chegou até nós. Essa obra era considerada uma narrativa objetiva, mostrando honestidade e correção. No entanto, Ptolomeu exagerou sua própria atuação, com o objetivo de fazer a propaganda ao escrever sua história. Embora perdido, o texto foi a principal fonte da descrição feita por Arriano da Nicomédia.
No ano 285 antes da nossa era Ptolomeu abdicou em favor de um de seus filhos que havia sido co-regente durante três anos, tomando o nome de Ptolomeu II Philadelphus.
Ptolomeu I Soter morreu no ano 283 com a idade de 84 anos. Ele fez parte importante do projeto de Felipe II da Macedônia para a pacificação e defesa da civilização grega, por meio da conquista da Pérsia. Esse projeto foi tornado uma realidade bem sucedida por seu filho Alexandre o Grande. Representa, portanto, toda aquela população participante na obra que protegeu e difundiu a cultura grega numa era de guerras cruéis, sem fronteiras.
Assim foram esses nossos antepassados gloriosos, que fazem parte da evolução gradual da cultura da sociedade humana. Não estamos sozinhos nessa grande, operosa e feliz família.


AMANHÃ: Filopemen General-chefe da confederação dos Estados da Grécia.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário