sábado, 16 de maio de 2015

0518 C PAPINIANO jurista romano o maior legista de todos os tempos

MAIO 18. Papiniano: normas permanentes de justiça na conduta e nas relações sociais

PAPINIANO
Aemilius Papinianus
(nasceu no ano 140 da nossa era, na Síria; morreu no ano 212)

GRANDE JURISTA DE ROMA MAIOR AUTORIDADE DO DIREITO ROMANO


A CIVILIZAÇÃO MILITAR
Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Papiniano (140-212 aC) ocupou altas funções públicas, como mestre de petições ou chanceler, conselheiro-chefe do imperador Sétimo Severo e comandante de sua guarda pessoal. Era o governador de fato da cidade de Roma, com a jurisdição suprema, tanto na questão civil como criminal.
Foi professor na mais famosa escola de Lei Romana de Berytus, hoje Beirute, capital do Líbano. Junto com Ulpiano, foram os dois mais famosos juristas romanos, ambos nascidos no Líbano. Essa escola funcionou até meados dos anos 500, quando Berytus foi destruída por uma serie de terremotos, de marés gigantes e incêndios.
Os romanos tiveram que fazer um novo sistema de leis devido às suas extensas conquistas no estrangeiro. Cada território conquistado tinha seu próprio sistema de leis e um só regimento se tornou necessário para que a aplicação da justiça fosse igual tanto para os cidadãos romanos quanto para as pessoas das províncias conquistadas. Entre os anos de 350 antes de Cristo e os anos 140 depois de Cristo as novas leis foram feitas a partir das decisões dos magistrados, que definiram a solução em cada caso particular.
Nos anos do fim da Republica de Roma o novo sistema legal foi aplicado nos casos de disputa entre os cidadãos romanos: era o JUS GENTIUM. Com a grande difusão dos títulos de cidadão a todos os populares do império, a distinção entre o JUS GENTIUM e lei das cidades, a JUS CIVILE ficou obsoleta Então a JUS CIVILE, válida para a cidade de Roma, passou a ser a lei geral aplicada em todo o império romano.
O mais importante passo em seguida foi dado pelo imperador Augusto e seus sucessores para que os mais autorizados juristas firmassem sua opinião ou RESPONSA nos casos em pauta. Entre esses famosos juristas estavam Gaius, Papiniano, Julio Paulo e Ulpiano, alguns deles tendo sido PRAEFECTUS PRAETORIA, ministro da justiça do império romano.
As mais importantes obras jurídicas de Papiniano são duas coleções de casos: QUAESTIONES, em 37 livros e RESPONSA, em 19 livros. Mais tarde, nas escolas jurídicas, os alunos do terceiro ano eram chamados de Papinianistas por usarem as RESPONSA como livro básico de estudo.
Os textos de Papiniano eram escritos num latim elegante e preciso. Ele foi considerado por todos, unanimemente, como o maior dos jurisconsultos romanos. Elogiado ao extremo, o jurista Jacques Cujas (1520-1590) o considerando como “o maior legista que já existiu e que jamais existirá igual”. “Ele é, entre os juristas, o que Homero é, entre os poetas”.
Por sua famosa “Lei de Citações”, suas recomendações se tornam lei, e em caso de conflito, sua opinião deve prevalecer. Os autores modernos estão de acordo em reconhecer sua grande superioridade. Sua reputação se baseia sobre o saber e sobre a capacidade de julgamento e mais ainda por seus eminentes serviços políticos, a vida sem mancha, sua coragem, a magnanimidade e sua disposição a se colocar no mais alto ponto de ideal moral. É nas decisões de Papiniano, sobretudo, que notamos como a lei romana constituiu um verdadeiro poder moral de bons costumes. 
As opiniões de Papiniano mostram sempre o mesmo espírito de segurança de julgamento e de elevada moral. A contribuição da civilização de Roma foi decisiva para o estabelecimento das normas permanentes de justiça nas relações sociais e para a difusão e incentivo das regras de conduta dentro da sociedade, naqueles tempos de guerra e de violência generalizada.


AMANHÃ: Alexandre Severo Imperador casto e religioso.





GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário