sexta-feira, 15 de maio de 2015

0515 C VESPASIANO o imperador recuperou as finanças eliminou os desperdícios

15 DE MAIO. Vespasiano: o Imperador construtor do Coliseu de Roma.



VESPASIANO
Titus Flavius Sabinus Vespasianus, Caesar Vespasianus Augustus
(nasceu no ano 9 da nossa era, em Sabine Reate, no Latium; morreu no ano 79)

IMPERADOR ROMANO REFORMOU OS COSTUMES, O GOVERNO E AS FINANÇAS


A CIVILIZAÇÃO MILITAR
Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Vespasiano (9dC-79dC) o nono imperador romano, nasceu em Sabine Reate, perto de Roma, filho de Flavius Sabinus, um cavalheiro romano.
A morte de Nero, ultimo imperador do sangue de Augusto, ocorreu no ano 68 da nossa era. Ela deu lugar a uma luta curta, mas sangrenta, entre os aspirantes ao trono apoiados por diferentes exércitos. Galba, o 6º imperador, morreu em janeiro de 69; Oton, o 7º imperador, em abril; Vitelio, 8º imperador, em dezembro. Vespasiano foi o 9º imperador, então com 60 anos de idade, que subiu às mais elevadas funções por seus serviços militares longos e notáveis em todos os pontos do mundo.
Vespasiano era firme, honesto e patriota. Humano também, mas capaz de dura severidade quando necessário e imbuído do sentimento do dever. Ao mesmo tempo era astuto e ambicioso, formando logo um poderoso partido e muitas de suas ações iniciais indicavam um nepotismo ou o desejo de gratificar serviços passados.
A política que seguiu não mostrou criatividade, se comparada com as de outros imperadores, como Trajano ou Adriano. Seu grande mérito foi encerrar a guerra civil, preocupando-se com a manutenção da paz interna.
Pessoalmente, Vespasiano tinha uma aparência robusta e natural, como se pode ver em seus bustos conservados. Mostrava modos grosseiros e divertidos, da forma que se via nas pessoas de origem humilde, que ele gostava de lembrar. Essa maneira era popular, como também o era a sua grande capacidade para trabalhar com afinco e a sua simplicidade na vida diária, que a aristocracia do tempo tomou como modelo.
Vespasiano consagrou seu governo a restabelecer as finanças do império romano. Muito desperdício tinha sido feito no governo de Nero e a guerra civil resultou em grandes prejuízos. Mas o lançamento de impostos não poderia ser elevado acima do suportável. Vespasiano trabalhou para cobrir as despesas e ficou com fama de avarento. Mas não deixou de realizar as obras necessárias, sendo ele o imperador que construiu o Coliseu romano.
Nascido de família humilde, não tinha a arrogância dos patrícios ricos, nem o desprezo aos mais pobres. Não se envergonhava de suas origens, e ria de quem apresentava a invenção de uma genealogia para ele. Tinha prazer em visitar a granja em que nascera. Detestava a ostentação e o luxo, e renunciou ao fausto que outros imperadores mostravam.
Vespasiano começa uma nova idade de Roma, marcada pelo desenvolvimento do zelo pela coisa particular e pela coisa publica, por mais sobriedade, por mais decoro, por costumes mais gentis e por maior filantropia. O exemplo pessoal de Vespasiano muito contribuiu para esse resultado. Mesmo no leito de morte continuava a trabalhar nas suas tarefas de governo.
Ao ficar doente, sentindo que estava nos seus últimos instantes de vida, pediu para que o levantassem da cama. Disse que
“um imperador deveria morrer em pé”.
Seu filho Tito sucedeu-o como imperador de Roma.


AMANHÃ: A unificação do Império por Adriano.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário