sexta-feira, 8 de maio de 2015

0509 C FABRÍCIO as qualidades cívicas de honra e dedicação da vitoriosa Roma

MAIO 09. FABRÍCIO: General vitorioso e estadista na oligarquia da Roma republicana

FABRÍCIO
Caius Fabricius Luscinus
(viveu cerca dos anos 200 antes da nossa era)

GENERAL E ESTADISTA ROMANO AUSTERO E INCORRUPTÍVEL

A CIVILIZAÇÃO MILITAR
Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação



NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Caius Fabricius (cerca dos anos 200 aC) nasceu em Aletrio, no Lácio, e, já em Roma, no ano 285, negociou a paz num conflito dos romanos com o povo de Tarento.
Uma época de maior desenvolvimento da atividade militar de conquista pelos romanos ocorreu depois que as duas classes de sua população ficaram com direitos políticos iguais. Pela lei de Licínio, o privilégio dos aristocratas da classe dos patrícios terminou, podendo os membros do povo comum, da classe dos plebeus, serem eleitos para cargos do governo.
A partir dessa lei, Roma aumentou suas conquistas, dominando toda a Itália, passando a ser a maior potencia militar do mundo.
Ainda que com o nome de República, Roma era governada de fato por um pequeno grupo, por uma oligarquia, mas esse grupo era formado pelas mais ricas famílias do povo, educadas dentro das tradições romanas antigas de honra, dedicação e patriotismo.
Fabrício é um dos melhores tipos dessa nova classe dirigente. Como general se distinguiu pela conquista do sul da Itália e pela guerra contra o rei Pirrus da Grécia. Ficou célebre por sua pobreza modesta e por sua integridade e austeridade. Como general romano e estadista mostrou-se incorruptível com grande austeridade, passando a ser o modelo das virtudes da antiga Roma.
Pyrrhus invadiu a Itália e derrotou os romanos na batalha de Heraclea, em 280. Ao negociar a indenização devida pelos romanos e intermediar a troca de prisioneiros, Fabrício recusou receber suborno em dinheiro do rei, para favorecer a causa dos gregos. Pyrrhus ficou tão impressionado com a correção de Fabrício, que decidiu soltar os prisioneiros sem o pagamento de resgate.
Outro exemplo de integridade constante foi dado quando Fabrício não aceitou a proposta do médico de Pyrrhus para envenenar o rei, grande inimigo de Roma, em troca de dinheiro.
O comportamento correto de Fabrício caracteriza bem a diferença entre o valor do patriotismo entre os gregos e entre os romanos.
Fabrício foi elevado a cônsul novamente no ano 278, quando negociou a paz com o rei Pyrrhus. Como censor, dois anos depois, e pôs em vigor as antigas leis romanas para proibir a extravagância na vida particular. Ele foi homenageado com uma cerimônia de triunfo a generais vencedores por suas várias vitórias.
Quando Fabrício morreu, o senado romano deu pensão a suas filhas.
E deu a seu digno e ilustre general a alta honra de ter seu túmulo dentro dos limites da cidade de Roma.


AMANHÃ: Aníbal grande general de Cartago.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário