sexta-feira, 29 de maio de 2015

0530C SÃO CRISÓSTOMO poder do ensino, da consagração e da censura sem violência

MAIO 30. Mês 05 dia 30  S. Crisóstomo ou  boca de ouro, a eloqüência do pregador religioso

SÃO CRISÓSTOMO
João de Antióquia, Saint Chrysostome, Saint John Chrysostom
(nasceu no ano 347 da nossa era, em Aantióquia, Síria;morreu em 407, em Comana, Helenopontus)

ARCEBISPO DE CONSTANTINOPLA  PADRE E DOUTOR DA IGREJA CATÓLICA

O Catolicismo
A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



João de Antioquia (347-407dC) chamado de Crisóstomo, que em grego significa boca de ouro, por causa de sua apreciada eloqüência, em seus sermões e até em seus textos.
Ele é o exemplo do religioso bem preparado para sua função de regulador dos costumes na sociedade. Mostrou como deve o poder do prestigio religioso aperfeiçoar os indivíduos, ricos ou pobres, pela consagração e pela censura, sem riqueza pessoal e sem violência.
Em seus estudos foi um aluno excelente, escolhendo a profissão de advogado. Logo, porém, decidiu satisfazer sua vocação para a religião, recebendo o batismo católico, praticou o retiro na casa de sua mãe, entrando, aos 27 anos, numa comunidade de monges nas montanhas que circundam Antióquia.
Aos 34 anos foi ordenado diácono em Antioquia e em 386, com 39 anos, como padre serviu na sua cidade natal, tendo, desde já, um grande renome como pregador religioso.
Sua fama era tanto, que em 398, com 51 anos, foi levado para Constantinopla para se tornar o arcebispo da capital do Império Romano do Oriente. Declarou que o sacerdócio deveria estar acima dos reis e que o imperador não deveria dar uma só igreja aos hereges arianos. Destacou-se na corte do Imperador e entre o povo por sua austeridade de vida, estando sempre na frente para combater seja por palavras seja por atos, os adversários da ortodoxia e para manter no clero a disciplina religiosa.
A censura que fazia no púlpito contra os vícios dos grandes lhe atraiu a inimizade da imperatriz Eudóxia. Em acordo com o arcebispo de Alexandria, Teófilo, ela montou uma conspiração contra ele. Um sínodo improvisado e cuidadosamente escolhido fez a deposição de Crisóstomo, que foi condenado ao exílio perpetuo.
Dois anos depois da sentença, ele foi gloriosamente recolocado como arcebispo pelas solicitações do povo. Mas por um novo pretexto ele foi banido para Cucusus, lugar isolado nos montes Taurus, de onde, por três anos, continuou, com um zelo ardente, a administrar sua diocese por correspondência.
Mas seus inimigos desejavam sua ruína de todas as formas. Obtiveram que ele fosse levado a força por uma guarnição de soldados para Putius, um remoto lugar na costa oriental do Mar Negro, na fronteira mais afastada do mundo romano.
Crisóstomo expirou durante a exaustiva jornada, em Comana, no ano 407, aos 60 anos de idade. Passados 30 anos, seus restos mortais foram trazidos com pompa para Constantinopla.
Foram depositados na Igreja dos Apóstolos em presença do imperador Teodósio II e de sua irmã a piedosa Pulquéria.

AMANHÃ: A personalidade enérgica de Santa Pulquéria.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário