sábado, 30 de março de 2013

0331 C AVICENA sua enciclopédia aristotélica científica e médica


31 DE MARÇO. Avicena: negação da imortalidade, criação do mundo e olho de Deus

AVICENA
Ibn Sina, por extenso Abu ‘Ali al –Husayn ibn Abd Allah ibn Sina
(nasceu em 980, em Bukhara, na Pérsia; morreu em 1037, em Hamadan, na Pérsia, atual Iran)

MÉDICO IRANIANO O MAIS FAMOSO FILÓSOFO E CIENTISTA ISLÂMICO

AS BASES DA CIÊNCIA ABSTRATA INFALÍVEL.       INFALÍVEL
Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares.
O que tornou os gregos antigos célebres foi que descobriram as primeiras leis  abstratas infalíveis dos fenômenos dos seres, por suas propriedades, seus acontecimentos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam tiveram o mérito de, por meio de sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que se formam nos objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos físicos concretos
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980) confirmou pela experiência que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo ocorre nos povos primitivos só após a astrolatria.
A terceira semana do mês de Arquimedes mostra os mais destacados astrônomos da Grécia e da Arábia. Foi na época em que a Astronomia, deixando de ser apenas um registro de observações dos astros, tornou-se uma ciência abstrata infalível. Somente com a abstração e as leis abstratas foi possível, pela primeira vez no mundo realizar uma previsão dos acontecimentos astronômicos futuros: a previsão infalível, segura.    Positiva, infalível.
No posto de chefe de semana está Hiparco no domingo que encerra a semana.
Ver o Quadro 0326 01 C do mês de Arquimedes  Ciência Antiga.
O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento cientifico na antiguidade.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


AVICENA ou Ibn Sina (980-1037 dC) nasceu em Kharmatain, perto da cidade de Bukhara, na Pérsia, onde foi educado. Seu pai tinha um cargo oficial e ele estudou medicina e filosofia. Tendo a idade de 10 anos demonstrou um grande conhecimento do Corão e da aritmética hindu. Com um mestre famoso, Al-Natheli, ele estudou Lógica, geometria de Euclides e a astronomia de Hiparco contida no tratado do Almageste, manifestando um extraordinário ardor pelo estudo.
Quando sua força meditativa enfraquecia, ele restabelecia o equilíbrio pela oração. Ele promoveu o progresso do estudo da matemática, da filosofia e da medicina e tinha apenas dezoito anos quando curou de uma doença grave o Sultão Samanid, imperador em Bokhoro. Recebeu como prêmio o posto de médico da corte de Samanid. Depois da morte de seu pai, Avicena o substituiu como ministro do Sultão. Devido à troca da dinastia que governava o país no ano de 999, ele deixou seu posto de ministro e passou vários anos em viagem e mais tarde ensinou astronomia e lógica em Jurjan, perto do Mar Cáspio. Ele ficou por 14 anos de sua vida como médico e conselheiro científico do governo de Isfahan.
Avicena tornou-se o mais famoso e influente dos pensadores do Islam. Destacou-se por suas contribuições nos campos da filosofia de Aristóteles e na medicina. Ele elaborou o Kitab ash-shifa', o Livro da Cura, uma vasta enciclopédia filosófica e científica e o Canon da Medicina, que está entre os mais famosos livros da história da medicina.
O seu mais conhecido livro é o Kitab ash-shifa' que é uma coleção de tratados sobre a lógica de Aristóteles, metafísica, psicologia e ciências da natureza. A filosofia de Avicena baseava-se numa combinação do pensamento Aristotélico e Platônico. Contrário ao que ensina a doutrina islâmica, ele negava a imortalidade de cada pessoa, negava o interesse de Deus nos indivíduos e negava a criação do mundo. Por causa de suas idéias, Avicena foi alvo de sérios ataques do filósofo islâmico Al-Ghazali. Mas o pensamento de Avicena permaneceu com grande influência por muitos séculos durante a Idade Média.
A grande obra médica de Avicena, o livro o Canon da Medicina, foi escrita na Jordânia. Ele ocupou outros cargos oficiais e finalmente se estabeleceu em Isfahan, uma grande cidade no Iran central, capital de província, na margem norte do rio Zaindeh, onde compôs um grande número de tratados.
Avicena morreu em Hamadan, no oeste do Iran, em 1037, aos 57 anos de idade.


AMANHÃ: Hipócrates fundador da arte médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário