quinta-feira, 28 de março de 2013

0329 C CELSO a arte médica e cirúrgica na Roma antiga


29 DE MARÇO.  CELSO:  autor da enciclopédia da medicina romana

CELSO
Aulus Cornelius Celsus
(viveu na primeira metade do primeiro século antes da nossa era)

ESCRITOR ROMANO DESTACADO AUTOR DE TEXTOS MÉDICOS EM PURO LATIM

AS BASES DA CIÊNCIA ABSTRATA INFALÍVEL.       INFALÍVEL
Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares.
O que tornou os gregos antigos célebres foi que descobriram as primeiras leis  abstratas infalíveis dos fenômenos dos seres, por suas propriedades, seus acontecimentos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam tiveram o mérito de, por meio de sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que se formam nos objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos físicos concretos
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980) confirmou pela experiência que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo ocorre nos povos primitivos só após a astrolatria.
A terceira semana do mês de Arquimedes mostra os mais destacados astrônomos da Grécia e da Arábia. Foi na época em que a Astronomia, deixando de ser apenas um registro de observações dos astros, tornou-se uma ciência abstrata infalível. Somente com a abstração e as leis abstratas foi possível, pela primeira vez no mundo realizar uma previsão dos acontecimentos astronômicos futuros: a previsão infalível, segura.    Positiva, infalível.
No posto de chefe de semana está Hiparco no domingo que encerra a semana.
Ver o Quadro 0326 01 C do mês de Arquimedes  Ciência Antiga.
O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento cientifico na antiguidade.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.



CELSO (cerca ano 50 aC) foi secretário particular do imperador romano Tibério. Ele escreveu uma enciclopédia sobre agricultura, arte militar, retórica, filosofia, direito e medicina. Dessa grande obra somente a parte da medicina foi preservada.
O seu livro De re medica, que existe hoje, é um tratado sistemático sobre a arte médica e cirúrgica de seu tempo. Ele contém observações preciosas sobre a higiene, particularmente sobre a dieta e o exercício; sobre a doença, tanto sobre as modificações pela estação do ano, pelo clima, idade e sobre a evolução da doença ou prognose.
O livro de Celso é hoje considerado um dos mais importantes clássicos de medicina, mas foi grandemente ignorado em seu tempo. Ele foi descoberto pelo papa Nicolau V (1397-1455) e foi em 1478 uma das primeiras obras médicas publicadas no início do aplicação da imprensa escrita. Oito dos livros do tratado foram traduzidos para vários idiomas.
Do tratado de Celso passamos a saber que os métodos externos, como os banhos, a massagem, e outros para o tratamento das doenças crônicas, eram na época muito mais empregados do que em nossos dias. A tradição de Hipócrates, que consiste numa observação delicada guiada pelo sentimento de unidade do organismo, é visível nessa parte de seu livro.
Quanto ao aspecto da cirurgia, ele registra o resultado das pesquisas feitas no museu e na biblioteca de Alexandria. A sua descrição dos ossos, dos músculos e dos outros órgãos, embora muito resumidas se comparadas às exigências da cirurgia moderna e até menos extensa do que um aluno de Galeno poderia fazer, é, no entanto bastante correta.
A prática cirúrgica realizou nessa época muito mais progresso do que se pensa comumente. As operações como a extração de pedra nos rins ou na vesícula biliar, a retirada da catarata, a trepanação ou perfuração do crânio eram muito parecidas com a cirurgia moderna. É notável no texto de Celso o avanço da prática médica do seu tempo. Ele recomendava a limpeza e exigia que os ferimentos fossem lavados e tratados com substâncias como o vinagre, não mais usado em nossos dias. Descreveu a cirurgia plástica da face, usando a pele de outras partes do corpo.
A obra é de grande importância no aspecto histórico, sendo a fonte de grande parte do que é hoje conhecido sobre a medicina dos gregos e da anatomia e cirurgia do Museu de Alexandria
O tratado de medicina de Celso é escrito no idioma do latim mais puro do melhor período do Império Romano.

AMANHÃ: A pesquisa biológica de Galeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário