sexta-feira, 8 de março de 2013

0309 C ARQUITAS problema da duplicação do volume do cubo


MARÇO 09: Arquitas  General grego, filósofo e matemático.

ARQUITAS
Archytas de Tarente em francês, Archytas of Tarentum em inglês
 (nasceu no ano 428 antes da nossa era, em Tarento, Itália; morreu em 347)

FAMOSO MATEMÁTICO GREGO NAS PROGRESSÕES NUMÉRICAS E NA GEOMETRIA


A evolução intelectual livre
Iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia.
Nesta segunda semana do mês de Aristóteles se mostram os ideais dos antigos gregos aspirando organizar toda a vida humana com base nas ciências. Ideais colocados por Pitágoras tendo por base a Matemática.
A semana termina no domingo dedicado a Pitágoras, o chefe da semana.

Ver o Quadro 0226-01 C do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação da ciência abstrata.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.


ARQUITAS de Tarento (428 aC-347 aC), o último e o maior dos pensadores científicos da escola de Pitágoras. Pitágoras foi o grande filósofo grego que afirmou a importância dos números na explicação de todos os fenômenos da natureza. Arquitas procurou combinar a observação experimental com a teoria numérica de Pitágoras.
Ele é tido pela tradição como um dos mestres de Platão quando ele visitou a Itália. Também se sabe que foi um amigo certo de Platão, tendo salvado sua vida quando ele foi ameaçado por Denys o Jovem.
O respeito que Arquitas inspirava a seus concidadãos é destacado pelo fato de ter sido nomeado por sete vezes para o comando geral da confederação de todas as cidades gregas na Itália. É conhecido um grande número de histórias sobre sua bondade para com as crianças e sua humanidade para com os escravos.
Aristóteles escreveu um tratado, que não chegou até nós, sobre a filosofia de Arquitas. Os fragmentos que nós possuímos de sua filosofia são muito poucos e sua autenticidade muito incerta para permitir a apreciação de seu valor. Por meio das citações de outros autores, no entanto, as pesquisas mais recentes têm colocado Arquitas em lugar de destaque por suas descobertas matemáticas. Ele é considerado como o fundador da Mecânica Matemática.
A solução daquilo que é conhecido como o problema de Delos – a inserção entre duas grandezas dadas  a  e  c  de duas médias proporcionais  b, no formato
a : b = b : c
o que se lê como:  a  está para  b  assim como  b  está para  c.
Aplicando sua solução do problema ao estudo da harmonia musical ele conseguiu identificar novos intervalos entre as notas musicais, além das conhecidas nas escalas cromáticas e diatônicas.
Essa solução prova que Arquitas apresentou um saber original e a posse de um conjunto extenso de conhecimentos matemáticos. Ele também resolveu o problema da duplicação do volume do cubo, para calcular o tamanho do lado para que se obtenha um novo cubo com o dobro do volume do cubo inicial.
Temos informações de que ele estava familiarizado com a geração dos cilindros e dos cones pelas figuras planas em rotação e que ele tinha idéias claras sobre a penetração recíproca das superfícies. Ele mostrou uma concepção exata dos lugares geométricos e de sua aplicação à determinação de um ponto de sua interseção.
Além de tudo Arquitas foi o mestre de Eudoxio de Cnido, que em matemática, é o nome mais importante dos pensadores que viveram na época entre Pitágoras e Arquimedes.

AMANHÃ: Apolônio de Tiane e seus muitos milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário