domingo, 3 de março de 2013

0304 C TALES as figuras planas de três lados retos nos triângulos.


04 DE MARÇO: Tales e o pensamento abstrato científico e filosófico.

TALES DE MILETO
Thales of Miletus
(nasceu cerca do ano 640 antes da nossa era; morreu cerca de 550)

FAMOSO FILÓSOFO GREGO FUNDADOR DO PENSAMENTO ABSTRATO

A evolução intelectual livre Iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia.
A primeira semana do mês representa o nascimento do pensamento grego, durante o qual se tentou explicar o universo por algum princípio físico, fora das lendas religiosas. Ao mesmo tempo a ciência positiva, segura, comprovada da Geometria se desenvolvia gradualmente. Tales é o principal representante da época.
A semana termina no domingo, com Tales como seu chefe.

Ver o Quadro 0226-01 C do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação da ciência abstrata.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.

TALES (640 aC-550 aC)) foi o grande pensador grego que fez a iniciação do pensamento abstrato na ciência e na filosofia. De seu tempo é que começou o emprego do verdadeiro método científico abstrato.
Nascido numa família nobre de Mileto, que era a maior das doze cidades da Jônia. Tales, por sua posição, poderia ganhar os melhores cargos e riquezas, mas preferiu se consagrar à vida dos estudos teóricos. No entanto, não viveu como um solitário. Sua fama de inteligente para achar o lado prático das coisas, devia a uma idade de mais de 90 anos, ele era tão conhecido que foi colocado como o maior dos sete sábios do mundo da época. Suas idéias se difundiram e eram lembradas passados mais de cem anos. Heródoto relata que Tales ensinava que o único meio de manter a independência da Jônia seria unir suas cidades numa confederação.
A civilização da Grécia realizou a libertação da classe intelectual. Na Teocracia oriental todo o saber ficava em modo secreto e mágico somente com a casta sacerdotal, que também tinha o domínio político, subordinando os militares ao seu governo. O saber humano se desenvolveu na teocracia sacerdotal, começando com o conhecimento concreto, que se faz na descrição das coisas, dos objetos. Só mais tarde os gregos desenvolvem o conhecimento abstrato, que estuda os fenômenos em separado das coisas concretas. São os atributos como a quantidade das coisas, as linhas, a forma retangular ou o volume dos seres, ou sua velocidade, ou seu equilíbrio.
A geometria na Teocracia dos egípcios era concreta, referente a figuras especiais e a volumes particulares. Importante era o conhecimento da localização e dimensões dos terrenos das propriedades das terras depois das inundações do rio Nilo. Tales deu início ao estudo das LINHAS e das FORMAS limitadas pelas linhas. As linhas da geometria abstrata não são reais, não existem, são puras propriedades dos objetos como percebidas pelos humanos. Figuras como a circunferência, ou o triângulo, são modelos teóricos, abstratos, retirados pela mente dos homens.
Uma linha reta é uma figura de ficção, que podemos imaginar como a quina onde, numa caixa, duas faces planas se encontram. Um barbante ou um arame bem fino esticado entre dois pinos, é um corpo sólido em forma de uma linha reta. Mas a linha reta ABSTRATA não tem espessura. É uma figura abstrata, que quer dizer ABS = fora, TRATA = tirada - dos corpos concretos, das coisas, dos seres. A linha abstrata só tem comprimento. Não tem peso, não tem espessura. É uma idéia. As primeiras descobertas de Tales se fizeram nas figuras planas de três lados, nos triângulos.
A ABSTRAÇÃO retira mentalmente dos corpos CONCRETOS suas propriedades, seus fenômenos, seus acontecimentos, com a finalidade de seu estudo. É uma importante simplificação cerebral da realidade resultante de nobre função da mente humana. Foi dessa forma, simplificando, que todas aa ciências progrediu na modernidade. As relações entre os FENÔMENOS são mais fáceis de descobrir por causa da ajuda feita na pesquisa. As ciências ABSTRATAS são constituídas dessas relações comprovadamente fixas, positivas, entre os fenômenos, relações que são as LEIS CIENTÍFICAS abstratas. Que são permanentes, sem modificação, em teoria, dentro de sua faixa de validade.
Como os fenômenos ou qualidades são encontrados em muitos corpos, o estudo desses acontecimentos é válido para esses muitos corpos, tendo, assim, a propriedade de GENERALIDADE, por serem válidas para muitos seres. Por exemplo o estudo do fenômeno calor é observado em muitos corpos, inertes e vivos.
O reconhecimento da faculdade de ABSTRAÇÃO para o progresso do conhecimento humano é de grande importância na ciência e na filosofia moderna. A escala das 7 categorias de todos os FENÔMENOS que existem é a versão em nossos dias das 10 CATEGORIAS que Aristóteles havia estabelecido nos anos 300 antes de nossa era.
O filósofo alemão Imanuel Kant (1724-1804) relacionou outras 12 CATEGORIAS não reconhecendo a abstração. Os atributos mais simples das categorias dos fenômenos são os da Matemática abstrata, que são os fenômenos de existência ou número, ou quantidade, na Aritmética, de forma, na Geometria, e de movimento, na Mecânica Racional ou abstrata. Os fenômenos mais complicados ou mais complexos da escala científica são os fenômenos da Psicologia abstrata, que estuda em teoria o comportamento individual humano e dos animais. A escala dos fenômenos que existem na natureza, que forma as CATEGORIAS da filosofia moderna, foi proposta pelo filósofo francês Auguste Comte (1798-1857) no Curso de Filosofia Positiva, de 1830, Paris, ed. Bachelier.
Tales ficou famoso por suas descobertas na Matemática, a menos complexa das ciências, mas estudou muitos outros temas, como a astronomia. O estudo matemático abstrai ou retira de seu estudo todos os atributos dos corpos concretos. Estuda somente a quantidade, a forma e o movimento dos corpos. A maior abstração que é feita no estudo do número ou da existência, quando nada é estudado a não ser a quantidade de coisas ou de seres que existe.
Na filosofia antiga as abstrações foram consideradas como importantes realidades “divinas”. O estudo da existência, o estudo do Ser como Ser, foi o objetivo da antiga Metafísica, definida como a ciência do ser, do que existe, o que seria o mais geral dos corpos, sendo então definido o Ser absoluto como sendo a divindade. Até mesmo os metafísicos modernos escreveram milhares de tratados sobre a abstração da existência do ser.
Na Matemática a observação dos fenômenos é muito simples, e os princípios básicos para alguns pensadores são apenas invenções arbitrárias, o que faria da ciência apenas um exercício lógico, do pensamento puro, metafísico, sem base concreta. O que não é verdade.
O exemplo do axioma que diz que “a linha reta é a mais curta distância entre dois pontos” é de fácil indução, sem dúvida resultando da observação. Os postulados básicos simples são relações entre os fenômenos, ou leis, verdades positivas, seguras, comprovadas, que pemitem deduzir o grande número das propriedades dos pontos, linhas, ângulos, curvas, planos nas leis da Geometria.
A história das ciências mostra que a evolução das descobertas na ciência foi feita primeiro no estudo dos fenômenos menos complexos, ou seja, começou pelas ciências mais simples e mais gerais na escala dos fenômenos, nas Categorias mais independentes.

AMANHÃ: As leis sábias e humanas de Solon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário