sábado, 17 de março de 2012

0315 B ARRIANO registrou a obra de seu mestre Epiteto

15 DE MARÇO. ARRIANO: O escritor da História da Campanha de Alexandre na Ásia

ARRIANO
Flavius Arrianus, Lucius Flavius Arrianus chamado de 'Xenophon'
Arrien, Arrian
(nasceu em Nicomedia, na Bitínia, Ásia Menor, hoje Izmit, Turquia, cerca do ano 80 da nossa era;
morreu cerca do ano 160)

FILÓSOFO E HISTORIADOR GREGO AUTOR DA BIOGRAFIA DE ALEXANDRE O GRANDE

A evolução intelectual livre do cruel regime teocrático de castas. Iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a filosofar, encontrando os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve. Mas a explicação filosófica nas cidades da Grécia Antiga não se baseou na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos. Antes a filosofia era secreta nas teocracias e se destinava a imaginar a vontade dos seus poderosos deuses.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a oferecer universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia. O estudo filosófico se enfraqueceu enquanto o estudo da ciência particular se fortaleceu.
Esta terceira semana do mês de Aristóteles da Filosofia Antiga apresenta o ponto de vista da Ética da cultura grega. Esses pensadores é que mais atraíram os filósofos romanos. Eles figuram na semana com três pensadores de Roma.
O tipo principal é Sócrates como chefe da semana no domingo que a encerra.

Ver o Quadro 0226-1 do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação da ciência abstrata.

ARRIANO nasceu na Ásia Menor, na cidade de Nicomédia em Bitínia. Na juventude estudou com Epiteto, que mais tarde foi expulso de Roma pelo imperador Domiciano, indo ensinar em Nicópolis no sul de Epirus, na Grécia, onde morreu.
As doutrinas do filósofo estôico Epiteto foram preservadas em duas obras escritas por seu aluno Arriano. O estoicismo pregava a liberdade, a moralidade e o sentimento de humanidade. Epiteto não deixou nenhuma obra escrita, tendo Arriano produzido a descrição de suas CONVERSAÇÕES e o seu MANUAL. Arriano passou a ser para Epiteto o que Xenofontes tinha sido para Sócrates, fazendo o registro da vida e da obra de seu venerado mestre. O ENCHEIRIDION, com o ensino de Epiteto foi muito usado na Europa da Idade Média como o registro dos princípios da vida nos monastérios.
No governo do imperador Adriano recebeu Arriano o título de cidadão romano, adotou o nome de Flavius e foi posto como governador da Capadócia, província romana na Ásia Menor.
Arriano produziu muitas obras escritas. Sua principal obra que chegou até nossos dias é sua HISTÓRIA DA CAMPANHA DE ALEXANDRE NA ÁSIA, compilada da memória contemporânea escrita por Ptolomeu e Aristóbulo que lutaram sob as ordens de Alexandre. Deixou também escritos sobre a caça, sobre a geografia da Índia, do Mar Vermelho e do Mar Negro.
Uma descrição completa da vida de Alexandre é feita por Arriano. Mantem um cuidado para evitar o elogio fácil bem como a condenação completa. Mostra as fortes emoções de Alexandre, sua vaidade e sua fraqueza para com o vício da bebida, mas não o culpa dos crimes graves de que é acusado.
Na vida diária Arriano seria chamado em sua época de KOINE, ou “um grego comum” do período helênico e romano em que viveu. Sentia-se, como escritor, obrigado a acompanhar a norma então aceita de compor seus escritos em boa linguagem do idioma grego. Desse modo, ele seguiu o estilo literário dos escritores do 5º século antes da nossa era, o modo de escrever de Xenofontes e de Tucídides. No caso de sua descrição da Índia, na ÍNDICA, seguiu uma imitação da linguagem de Heródoto. Mas os historiadores modernos são todos muito gratos por ter Arriano preservado a memória dos escritos antigos sobre a personalidade de Alexandre o Grande.


AMANHÃ: Tácito e a análise do caráter individual.

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