terça-feira, 27 de março de 2012

0323 B TERTULIANO contra a heresia na defesa da religião

MARÇO 23. Tertuliano: ilustrado polemista cristão

TERTULIANO
Quintus Septimus Florens Tertullianus Tertullien, Tertullian
(nasceu cerca do ano 150 da nossa era em Cartago, hoje Tunísia; morreu cerca de 230, em Cartago)

TEÓLOGO CRISTÃO AUTOR DA APOLOGIA DOS CRISTÃOS CONTRA OS PAGÃOS


A evolução intelectual da sociedade libertada do regime da cruel
Teocracia sacerdotal do oriente, iniciando a aplicação da ciência pura abstrata à vida humana.

Pela primeira vez na história da sociedade aconteceu que pensadores livres dedicassem sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a filosofar, encontrando os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve. Mas a explicação filosófica nas cidades da Grécia Antiga não se baseou na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos. Antes a filosofia era secreta nas teocracias e se destinava a imaginar a vontade dos seus poderosos deuses.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a oferecer universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência dos fenômenos abstratos como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia. O estudo filosófico se enfraqueceu enquanto o original estudo da ciência abstrata particular dos fenômenos se fortaleceu.

Esta é a quarta semana do mês de Aristóteles da Filosofia Antiga. É consagrada à escola de Platão que prepara a doutrina da igreja cristã. O chefe de semana é Platão no domingo que a encerra.

Ver o Quadro 0226-1 do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação da ciência abstrata.


TERTULIANO era filho de um comandante de uma centúria, milícia romana de cem soldados. Seu pai era, então, um centurião residente em Cartago. Recebeu uma boa educação literária e praticou por algum tempo a advocacia em Roma. Depois de sua conversão ao catolicismo, entrou para o sacerdócio cristão. É considerado o primeiro e mais importante escritor da igreja, moralista polêmico, criando o vocabulário religioso em latim, dando forma ao pensamento do cristianismo do ocidente. Seria o fundamento da importante religião que formaria nos séculos seguintes o ensino e a cultura moral e intelectual da sociedade da Idade Média, a mais adiantada da época em todo o mundo.
Sua obra inclui escritos sobre o ritual e a disciplina da igreja, fazendo a defesa do cristianismo em numerosos trabalhos. O mais importante é a APOLOGIA dos cristãos contra os pagãos, escrita no ano 198 da nossa era. Nela refuta os ataques caluniosos dirigidos contra a moral cristã ataques que eram análogos às acusações mentirosas então frequentes contra os judeus. Apelou ao imperador em Roma as facilidades a que outros acusados tinham direito. Vê-se nessa obra como o catolicismo estava difundido em todo o império romano no fim dos anos 100, segundo século da nossa era.
Depois de alguns anos Tertuliano se ligou à seita fanática dos Montanistas, que negava toda ciência profana, condenava o serviço militar, considerava um segundo casamento como um adultério, negava à igreja cristã o poder da absolver os pecados cometidos após o batismo e, de modo geral tirava da doutrina cristã o sábio procedimento de moderação da igreja romana. Não se sabe a data precisa em que Tertuliano se filiou ao Montanismo.
Muitas de suas obras mostram uma forte influência de Montanismo, uma espécie de puritanismo, com vigorosas denúncias contra a heresia e com defesa da disciplina religiosa. Assim são o seu tratado DE PRECRIPTIONE HERETICORUM e o livro contra Praxeas pela defesa da Santíssima Trindade. Mais tarde Tertuliano se afastou dos Montanistas e formou uma seita diferente cujos restos foram descobertos por Santo Agostinho na igreja da África mais de cem anos depois.
Poucas informações restaram da vida de Tertuliano, que morreu em idade avançada.

AMANHÃ: Platão e habilidade poética da filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário